dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Plantio Direto      
Adoção integral do SPD melhora produtividade e reduz custos ao produtor rural
Tese defendida por Henrique Debiasi será um dos temas em destaque durante evento que acontece na primeira semana de agosto
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rachel Rocha Mascarello
17/07/2018

A área agricultável quase triplicou no Cerrado em 17 anos. Segundo último levantamento do MapBiomas, que é um projeto de mapeamento anual da cobertura e uso do solo do Brasil, só no bioma do Cerrado, os cultivos cresceram de 7,4 milhões para 20,5 milhões de hectares, entre os anos 2000 e 2016.

Paralelo a essa expansão, vieram também os desafios. E essas dificuldades enfrentadas na agricultura serão pautas de debates durante o 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que será realizado em Sorriso (MT), entre os dias 01 e 03 de agosto. No primeiro dia de programação está previsto um painel sobre os "Desafios do Sistema Plantio Direto na Região do Cerrado".

Um dos convidados para discutir o tema é o pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi. Para ele, o grande desafio do plantio direto na região de Cerrado está ligado diretamente ao aumento da adoção de sistemas diversificados de produção. "Quanto maior a adoção de diversificação de espécies de vegetais utilizadas no sistema de produção, melhor será o sistema plantio direto na palha. O grande desafio está em estimular o produtor em adotar o SPD em sua plenitude, principalmente no que se refere a essa diversificação de culturas".

Apesar da qualidade do manejo do solo ter melhorado significativamente no Cerrado, o pesquisador destaca que é preciso pensar e colocar em prática novas formas de produção. "Há 15 anos o que predominava era o sistema de plantio de soja e pousio. A entrada do milho segunda safra apresentou um avanço muito importante, porém em decorrência desse sistema – soja e milho, o ano todo, vem trazendo muitos problemas ligados principalmente a compactação do solo, de doenças radiculares, de nematoides", explica Henrique Debiasi.

E esses problemas na lavoura, segundo o pesquisador, têm sido atribuídos a adoção do Sistema Plantio Direto, o que não corresponde na realidade. "Esses problemas de manejo estão surgindo porque o SPD não tem sido adotado como ele deveria, ou seja, em sua integralidade. A falha continua sendo na pouca diversificação de culturas, nem que seja só na segunda safra. Aqui na Embrapa pesquisas mostram que essas alterações de culturas vegetais só na safrinha melhoram muito a rentabilidade, porque você reduz custos de produção e ainda consegue melhorar a produtividade da soja. Nosso principal desafio é de transferência de tecnologia", finaliza o pesquisador da Embrapa Soja.

Além de Henrique Debiasi, participam deste painel o professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, Ricardo Ralisch; Pesquisador da Fundação MT, Leandro Zancanaro; produtor rural José Eduardo de Macedo Soares e ainda representando a Savana Agricultura de Precisão, Sandro Menezes.

Para participar deste e vários outros debates e palestras do 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é preciso se inscrever no site: www.plantiodireto.org.br. O evento é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso; Clube Amigos da Terra (CAT); Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT); Fundação Sorriso e Prefeitura de Sorriso.

O Encontro também conta com o apoio Fundação MT, Crea-MT, Facen, Aprofir, Aprosoja, UFMT Sinop, Embrapa, Acrimat, IFMT Sorriso, Cesb, Sistema Famato, Ampa, Sindicato Rural de Cuiabá, Aprosmat, Senar-SP, Sedec, Coomam e Univag.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada