dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Criações  
Embrapa promove II Curso sobre biologia e manejo de abelhas sem ferrão
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Irene Santana e Fernanda Diniz, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
19/07/2018

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em parceria com a APIDF (Associação Apícola do Distrito Federal, e apoio da Associação A.B.E.L.H.A, promove nos dias 25 e 26 de agosto de 2018 o “II Curso sobre biologia e manejo de meliponíneos para polinização de plantas de interesse agrícola”. Meliponíneos são abelhas sem ferrão de zonas tropicais e subtropicais com grande potencial para a polinização de plantas de interesse agrícola. A meliponicultura ainda é um mercado incipiente no Brasil, mas com ampla capacidade de crescimento, já que o mel oriundo dessas espécies atinge alto valor agregado e chega a custar mais que o dobro do mel tradicional de abelhas com ferrão.

Além do mel, a meliponicultura abrange também a produção e comercialização de colmeias, pólen, resinas, própolis e outros substratos. O curso terá duração de 16 horas e será realizado nas dependências da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília, DF. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$120,00 para custear as despesas com refeições e materiais didáticos.

Aliada à importância econômica, ambiental e social, a meliponicultura prescinde de cuidados intensivos e investimento elevado para construção de meliponários. Sem falar que pode ser desenvolvida em áreas residenciais, já que as abelhas sem ferrão não apresentam riscos.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Carmen Pires, que é a coordenadora técnica do curso, incentivar a meliponicultura no País é também uma forma de contribuir para a preservação de espécies nativas de abelhas. Somente no Brasil há cerca de 250 espécies de abelhas indígenas sem ferrão já descritas, muitas delas com características específicas e propícias para o uso em polinização de plantas cultivadas.

O curso oferecido pela Embrapa tem como objetivo principal capacitar produtores, trabalhadores rurais, apicultores, meliponicultores, técnicos e estudantes das áreas de biologia, engenharia agronômica e florestal, zootecnia e veterinária na biologia e manejo de abelhas sem ferrão e também na sua importância para a polinização nos agroecossistemas.

Para isso, vai contar com aulas teóricas sobre: as abelhas sem ferrão, incluindo a diversidade e biologia; a importância de criá-las; as principais técnicas de manejo, instalação e povoamento de meliponários; a importância das abelhas na polinização de plantas cultivadas e em áreas naturais e o uso comercial de abelhas na polinização de culturas em campo e cultivo protegido.

As aulas práticas vão abordar a diversidade e biologia de abelhas; captura e transferência de enxames (equipamentos, utensílios e organização da atividade) e multiplicação de colônias. Serão apresentadas também palestras sobre a legislação brasileira relacionada à captura, transporte e comercialização de ninhos de meliponíneos. Haverá a exibição de filmetes, seguido por debates.

O curso terá como instrutores principais o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Lúcio A. de Oliveira Campos, o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Cristiano Menezes, e o meliponicultor da Associação Apícola do Distrito Federal (APIDF), Carlos Alberto Bastos.

Meliponicultura: ótima opção para mercado crescente de produtos naturais no Brasil
O segmento de produtos naturais tem crescido de forma significativa no Brasil - 20%, em média, contra 8% no resto do mundo. Prova disso é que o País já é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis, com volume de vendas superior a US$ 25 bilhões em 2015. “A meliponicultura se encaixa perfeitamente nesse nicho atual, já que é um sistema de produção que valoriza os ecossistemas nativos”, ressalta Carmen.

O II Curso sobre biologia e manejo de meliponíneos para polinização de plantas de interesse agrícola acontece nos dias 25 e 26 de agosto de 2018 na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em Brasília, DF.

As inscrições estarão abertas em breve e poderão ser feitas neste link.

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada