dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Plantio Direto      
SPD ajuda na preservação e conservação de águas potáveis
Cuidados com a água na propriedade terão destaque em painéis do evento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
FEBRAPDP
23/07/2018

A atividade agrícola é a maior responsável pela conservação das águas no Brasil. A afirmação é do engenheiro agrônomo e integrante da diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), Alfonso Adriano Sleutjes. Para ele, a maior parte da recarga de aquíferos é mérito da consciência e responsabilidade dos produtores rurais.

O consumo e preservação da água para a produção agropecuária serão temas de debate no 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que será realizado em Sorriso (MT), entre os dias 01 e 03 de agosto. O cuidado com as nascentes, lençol freático, rios entrará em pauta durante o painel sobre “O Pagamento por Serviço Ambiental – PSA e Índice de Qualidade Participativo SPD – IQP”.

Os palestrantes convidados para debater o tema são Devanir Garcia dos Santos, Ricardo Ralisch, Cid Sanches e Marcos Stamm. Conforme Alfonso Adriano Sleutjes, da comissão organizadora, os palestrantes convidados para o Encontro Nacional defendem que a maior parte da recarga dos aquíferos é feita dentro das fazendas que utilizam o Sistema Plantio Direto e que respeitam as legislações ambientes, a exemplo da preservação das áreas de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente.

“O agricultor, o pecuarista que utilizar o Sistema Plantio Direto, ou seja, mantiver o solo coberto permanentemente com palhas ou plantas vivas, sem expor o solo às intempéries, é capaz de conservar a água de dentro da própria propriedade. Utilizando esse sistema, o produtor consegue fazer com que as infiltrações das águas da chuva, alcancem regiões mais profundas, chegando aos lençóis freáticos e recarregando constantemente os aquíferos”, destaca o engenheiro agrônomo Sleutjes.

Ele afirma ainda que o agricultor e o pecuarista estão cada vez mais autossustentáveis quando o assunto é água, seja na produção irrigada ou de sequeiro. “O agricultor aprendeu a usar a água da chuva, ele criou áreas de represas, manteve ou reflorestou áreas de floresta nativa. Ainda existe um mito, classes que condenam a agricultura e pecuária sem conhecer a capacidade que essa categoria tem de preservar o fluxo hidrológico da natureza e de conservar água nos aquíferos, evitando prejuízos ambientais e financeiros”.

Esse e vários outros temas que envolvem a produção agrícola serão apresentados e debatidos no 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. O evento começa no dia 1º de agosto e segue até do dia 3 do mesmo mês, no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Bairro Rota do Sol, em Sorriso (MT). Para garantir a participação é preciso se inscrever no site: www.plantiodireto.org.br.

O evento é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso; Clube Amigos da Terra (CAT); Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT); Fundação Sorriso e Prefeitura de Sorriso. O Encontro também conta com o apoio Fundação MT, Crea-MT, Facen, Aprofir, Aprosoja, UFMT Sinop, Embrapa, Acrimat, IFMT Sorriso, Cesb, Sistema Famato, Ampa, Sindicato Rural de Cuiabá, Aprosmat, Senar-SP, Sedec, Coomam e Univag.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Plantio Direto
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada