dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/08/2018            
 
 
    
Produtos e Serviços      
Simpósio divulga o uso de métodos rápidos para avaliar a qualidade dos grãos
NIRS requerem preparação mínima da amostra e oferecem rapidez, otimização de mão de obra e baixo custo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joseani M. Antunes, Embrapa Trigo
25/07/2018

As análises para determinar a contaminação e a qualidade tecnológica dos grãos sempre foram fatores limitantes à segregação pós-colheita, devido aos custos que dependiam de laboratórios especializados, demandando longos procedimentos e reagentes caros, inviabilizando a análise de grande volume de amostras. Apresentar novas técnicas em análises rápidas, mais acessíveis à cadeia produtiva, é a proposta do “Simpósio métodos rápidos para avaliar qualidade tecnológica e contaminantes em grãos”, que acontece de 7 a 9 de agosto, em Londrina, PR.

A técnica de análise rápida consiste na integração da espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS) e quimiometria (estatística associada a dados químicos) que trata os dados obtidos gerando modelos de calibração e de validação. Os métodos baseados em NIRS têm recebido atenção, especialmente devido à preparação mínima da amostra, rapidez, otimização de mão de obra e baixo custo. O tempo de análise requer dois minutos e o custo limita-se à obtenção dos modelos de calibração e manutenção periódica do equipamento. Com dispositivos NIRS portáteis, pesquisadores têm conseguido detectar com precisão e economia contaminantes presentes nesses alimentos, além disso, estes equipamentos permitem realizar análises fora do laboratório, de forma mais rápida e com menor custo.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Trigo Casiane Tibola, os métodos baseados em espectroscopia têm sido popularizados, especialmente por possibilitarem a análise simultânea de vários parâmetros, por constituírem-se em uma técnica não destrutiva (permitindo a reutilização da amostra), por possuírem rapidez de processamento das informações e de fornecimento de resultados quantitativos, por não consumirem reagentes químicos nocivos ao meio ambiente e por serem menos laboriosos e de custo relativamente baixo, quando comparados aos métodos tradicionais.

O Simpósio tem o objetivo de divulgar as aplicações de espectroscopia por infravermelho próximo (NIRS) e NIRS associado a imagens hiperspectrais, na avaliação de indicadores de qualidade e contaminantes em grãos. A programação vai contar com profissionais da Unicamp, UFSM, Cocamar, Cooperalfa, Vilma Alimentos, J. Macedo, CBO Análises, Up Science e Embrapa ( unidades Milho e Sorgo, Soja, Trigo, Instrumentação e Informática Agropecuária).

O investimento é de R$ 100,00, com vagas limitadas. As inscrições serão realizadas até dia 31 de julho de 2018, somente através deste link. A promoção é da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em parceria com a Abrapós (Associação Brasileira de Pós Colheita) e a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). Informações através do telefone da Embrapa 54-3316-5859, ou e-mail lisandra.lunardi@embrapa.br.

Assista aqui ao vídeo sobre o uso de drones para detecção da qualidade de grãos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Tecnologia
Palavras-chave

 
25/08/2018
Expointer 2018
Esteio - RS
27/08/2018
XI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais
São Cristóvão - SE
03/09/2018
XII Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção
Viçosa - MG
07/09/2018
Simpósio Métodos Rápidos para avaliar qualidade tecnológica e contaminantes em grãos
Londrina - PR
10/09/2018
Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Lavras - MG
18/09/2018
IV Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Passo Fundo - RS
09/10/2018
EsalqShow 2018
Piracicaba - SP
06/11/2018
V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos
Fortaleza - CE

07/08/2018
Curso sobre Fertirrigação
Petrolina - PE
09/08/2018
Adubação orgânica
Manaus - AM

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada