dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Safra  
Produtores dão início à próxima safra no RS
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Raquel Aguiar, Emater/RS-Ascar
27/07/2018

Produtores de milho já começaram as aquisições de insumos a serem utilizados para o cultivo do grão na próxima safra, percebendo aumento nos preços dos fertilizantes em relação à safra passada. Segundo Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, também iniciaram o preparo das primeiras áreas onde será cultivado o milho, com dessecação da vegetação de inverno. Em municípios do Norte e Noroeste, como Horizontina, Doutor Maurício Cardoso e Novo Machado, o plantio deve iniciar nos primeiros dias de agosto próximo se as condições climáticas – de umidade e temperatura – permitirem. Nessa região a área ocupada pela cultura, destinada à produção de grão, deverá ser parecida à do ano passado.

Safra de Inverno 2018
Trigo

Atualmente 98% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (perfilhamento ou alongamento), ao passo que 2% da área já está em floração. As lavouras apresentam boa população de plantas, bom desenvolvimento vegetativo e boa sanidade, sem ataque de pragas e doenças; a maioria das lavouras apresentam altura entre 25 a 50 cm, variando conforme o tempo de plantio.

Canola
A lavoura permanece em desenvolvimento, mas com a maioria das áreas no estágio de floração e com muitas delas entrando em fase de enchimento de grãos. Com a umidade e o calor nessa semana que passou, a cultura teve boa evolução no período. Em geral apresenta aspecto fitossanitário satisfatório e bom stand de lavoura.

Cevada
A maior parte das lavouras gaúchas está na fase de desenvolvimento vegetativo, mas apresentando as primeiras áreas implantadas em elongação e início de floração, desenvolvendo espigas longas. Em lavouras do Planalto Médio, algumas foram prejudicadas no estágio inicial pelo excesso de chuvas, propiciando o surgimento de manchas foliares e oídio; mas em geral, apresentam crescimento rápido, perfilhamento pequeno, bom padrão de plantas e boa sanidade.

Bovinos
O gado em geral permanece com boas condições nutricionais e consequentemente com bom estado corporal, mas devido às baixas temperaturas e à ocorrência de geadas, os animais em campo nativo já apresentam perdas corporais. Iniciou o nascimento de terneiros;recomendam-se vistorias permanentes para monitorar as vacas em parição.

Ovinocultura

Em geral, os rebanhos apresentam escore corporal satisfatório. Alguns ovinocultores utilizam pastagens cultivadas de inverno; porém muitos dias de chuva e poucos dias de sol causaram dificuldades no desenvolvimento das pastagens. Outros estão fornecendo suplementação para o rebanho, como farelo de arroz, resíduo de peneira, milho ou ração.

Quanto ao manejo sanitário, as práticas se concentram no controle das verminoses, em especial a hemoncose, e miíases. Devido à umidade excessiva dos campos, já se observa a presença de manqueira em alguns animais. Continuam os trabalhos de manejo pré-parto e retirada do excesso de lã na região do úbere, para facilitar a futura amamentação dos cordeiros. Há um grande número de cordeiros nascidos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada