dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Qualificação e Aprendizagem  
Últimas vagas para Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Paula Rodrigues, Embrapa Hortaliças
01/10/2018

Estão abertas as inscrições para a 18ª edição do Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, que será realizado de 03 a 05 de outubro, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza/CE. Organizado anualmente pela Embrapa Hortaliças, o curso apresenta as inovações e os resultados recentes obtidos pela comunidade científica nessa área agronômica.

O objetivo é difundir as tecnologias para o aprimoramento de diversos aspectos da produção e dos processos para obtenção de sementes de hortaliças de maior qualidade. “Nossa intenção é suprir a carência por capacitações com foco específico em produção de sementes de espécies olerícolas”, aponta o pesquisador Warley Nascimento, da Embrapa Hortaliças, que coordena o curso em parceria com o professor Sebastião Medeiros Filho, da Universidade Federal do Ceará, e com o pesquisador Fernando Aragão, da Embrapa Agroindústria Tropical.

Ele acrescenta que os cursos formais geralmente não contemplam disciplinas sobre sementes de hortaliças e, por isso, o treinamento é uma oportunidade que os estudantes têm de se aperfeiçoarem em um segmento promissor. “As inovações tecnológicas têm proporcionado uma constante modernização do setor produtivo de hortaliças e, com isso, o mercado de sementes está em expansão”, analisa Nascimento.

Voltado para estudantes, professores e profissionais da área, o curso segue uma metodologia com palestras teóricas que abrangem: legislação e mercado no Brasil; produção de sementes orgânicas; produção de mudas de hortaliças; aspectos da qualidade sanitária de sementes; análise e beneficiamento de sementes de hortaliças; entre outros tópicos. Há, ainda, visitas técnicas agendadas em áreas de produção de mudas de hortaliças (TopPlant) e de produção e beneficiamento de melão na Agrícola Famosa, maior fazenda de melão do mundo, com produção de mudas para mais de 90% da área do polo Jaguaribe-Açu.

“As altas temperaturas da região dificultam a produção de sementes, mas há polos importantes de produção de hortaliças no Ceará como a região de Jaguaribe, com foco em melão e melancia, e a Serra de Ibiapaba, cuja altitude permite o cultivo de abóbora, tomate, pimentão, repolho, brócolis e muitas outras espécies”, comenta o pesquisador.

As aulas do curso serão ministradas por professores da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Rural do Semiárido, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal Rural de Pernambuco; por pesquisadores da Embrapa Hortaliças e da Embrapa Agroindústria Tropical; e por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da empresa Hortivale. A capacitação conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Serviço
XVIII Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças
Data: 03 a 05 de outubro de 2018
Local: Departamento de Fitotecnia, Bloco 805 (Campus do Pici) – Fortaleza/CE
Informações: cnph.cursosementes@embrapa.br
Inscreva-se aqui

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada