dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Pesquisa avalia como as pessoas percebem a nanotecnologia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aline Bastos, Embrapa Agroindústria de Alimentos
08/10/2018

Pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. Essas são as primeiras palavras que vêm à cabeça das pessoas quando pensam em nanotecnologia. Esse foi o resultado de uma pesquisa que envolveu 510 pessoas nos municípios de Seropédica (RJ) e Rio de Janeiro para avaliar a percepção do consumidor sobre essa área do conhecimento e suas aplicações.

As principais aplicações da área citadas pelos entrevistados foram: medicina, alimentação, saúde e informática, nessa sequência. A intenção de compra dos produtos que empregam nanotecnologia também foi investigada, sendo que a maior média apontada foi para cosméticos.

Essas descobertas podem subsidiar o setor produtivo a utilizar a tecnologia como um diferencial, especialmente para o lançamento de produtos nanotecnológicos, já que essas informações fornecem uma vantagem competitiva, favorecendo a aceitação do consumidor, de acordo com a pesquisa.

Desconhecimento
Em alimentos, a associação mais comum dos entrevistados foi com as frutas, carnes e legumes. Apesar da elevada intenção de compra de alimentos derivados de processos nanotecnológicos (nanoalimentos), grande parte dos consumidores apresentaram dúvidas sobre o assunto, o que pode impactar de maneira significativa na decisão de compra desses produtos.

“Observa-se ainda certa relutância em comprar alimentos produzidos por nanotecnologia devido, principalmente, à maior percepção de riscos associados às novas tecnologias e a um certo grau de neofobia [aversão às novidades] em relação à tecnologia de alimentos, principalmente de parte das mulheres, idosos e pessoas com baixa escolaridade”, relata Raphaela Gonçalves, que desenvolveu a pesquisa em seu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), orientada pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos Rosires Deliza.

Neofobia X Neofilia
Neofobia alimentar envolve a falta de vontade ou mesmo rejeição de alguns consumidores em experimentar alimentos novos ou desconhecidos. Trata-se de comportamento comum na infância, mas que pode se perpetuar até a vida adulta. Já a neofilia, ao contrário, refere-se ao desejo ou atração pela novidade.

O estudo realizado com consumidores do Rio de Janeiro entre 2017 e 2018 demonstrou, contudo, certo equilíbrio entre a rejeição e o entusiasmo dos participantes em relação à nanotecnologia, já que 70% dos entrevistados demonstraram uma atitude neutra para essa questão, sendo os outros 15% neófilicos e 15% neofóbicos (leia o quadro acima).

“Os consumidores demonstraram-se curiosos e interessados em nanotecnologia. Por essa razão, é importante informá-los previamente sobre os benefícios e os possíveis riscos para inibir qualquer medo e má impressão e, principalmente, para que não haja a rejeição do novo produto lançado no mercado”, afirma a pesquisadora da Embrapa. Os resultados da pesquisa indicam ainda que campanhas que incorporem melhoria, conveniência, naturalidade, sabor e benefícios para o consumidor podem ter impacto positivo nos indivíduos e em suas escolhas alimentares, inclusive de produtos inovadores, particularmente quando a mensagem é concisa e de fonte confiável, conforme conta a pesquisadora.

Especialmente para os produtos de apelo direto como alimentos e cosméticos, normalmente há uma certa dicotomia entre a percepção de benefício versus o risco para o consumidor. “Uma percepção supervalorizada pode levar o público a criar expectativas irrealistas sobre as tecnologias, que levam à frustração. No outro extremo, há grupos de opinião que acreditam em um ’apocalipse nano‘, como se as novas tecnologias pudessem incluir riscos inimagináveis ou ameaças não previstas. Essa perspectiva é de certa forma comum a todas novas tecnologias”, avalia Cauê Ribeiro, pesquisador da Embrapa Instrumentação e líder da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (AgroNano). “Nossa preocupação com a percepção do consumidor é que seja construída uma expectativa realista do que a tecnologia pode oferecer e de quais os cuidados devem ser tomados”, pondera o cientista.
Associação de palavras

O estudo realizado utilizou a metodologia de associação de palavras. Os 510 participantes do estudo mencionaram 1.858 diferentes termos para nanotecnologia, que foram agrupados em 18 dimensões e 14 categorias. “Isso sugere que existem muitos fatores inter-relacionados que podem afetar o comportamento do consumidor em relação à nanotecnologia”, avalia Raphaela Gonçalves.

O estudo quantitativo foi então elaborado a partir dos resultados da associação de palavras, em que as mais citadas serviram de base para a formulação de 25 afirmações avaliadas por 403 indivíduos em uma pesquisa quantitativa online, utilizando escalas de sete pontos, variando de um (discordo totalmente) a sete (concordo totalmente).

“A maioria dos consumidores entrevistados fez associações coerentes, em que a maioria das palavras citadas descreveu características reais e positivas sobre nanotecnologia, como pequeno, tecnologia, futuro, ciência, inovação e desconhecimento. Em relação ao gênero, os homens associaram o termo mais à tecnologia, enquanto as mulheres, à alimentação e à estética”, conta Deliza.

Afinal, o que é nanotecnologia?
A nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. A manipulação na escala nanométrica (um nanômetro é um milímetro dividido por um milhão) pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais em distintos setores.

No Brasil, a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. De acordo com os pesquisadores da Embrapa, a percepção pública será crucial para a realização desses avanços tecnológicos.

É crescente o número de produtos à base de nanomateriais, seja em desenvolvimento ou já comercializados, tais como eletrônicos, fármacos, têxteis, cosméticos. A nonotecnologia também está cada vez mais presente no setor de alimentos e mais próxima do consumidor. Um dos exemplos de maior sucesso da aplicação de nanotecnologia é o smartphone, que possui inúmeros componentes em escala nanométrica em sua montagem.

Em recente pesquisa realizada pela BCC Research (2014), o mercado global de produtos nanotecnológicos foi avaliado em US$ 22,9 bilhões em 2013, aumentando para cerca de US$ 26 bilhões em 2014. Estima-se que o mercado de produtos nanotecnológicos alcance U$ 64,2 bilhões em 2019, com taxa de crescimento de 19,8% ao ano desde 2014.
 
A Rede AgroNano
Há mais de dez anos, a Embrapa mantém a Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (AgroNano) com o objetivo de construir as bases para o conhecimento científico e incorporação das nanotecnologias às atividades da Embrapa, agregando parceiros de elevada competência. Hoje, a Rede AgroNano conta com mais de 150 pesquisadores das cinco regiões brasileiras nas áreas de física, química, bioquímica, biologia, agronomia, zootecnia e engenharias.

Esses especialistas atuam em 17 Unidades da Embrapa e 40 diferentes universidades. O grupo permitiu que a Rede incorporasse novos horizontes como a avaliação de impactos das nanotecnologias aplicadas ao agronegócio e a incorporação sistemática de estratégias de transferência de tecnologia para a área.

A pesquisa integrada resultou em cerca de 600 artigos publicados em periódicos internacionais, em produtos como sensores de qualidade de alimentos, filmes de revestimento de frutas e embalagens inteligentes. Entre os produtos para o setor privado, já foram transferidas formulações de fertilizantes, tecnologia de revestimento de ovos e filmes finos comestíveis.

“A perspectiva de aplicação da nanotecnologia na agricultura tem sido positiva, uma vez que as empresas de vários setores relacionados como alimentos, fertilizantes, agroquímicos e produtos farmacêuticos começam efetivamente a investir em pesquisa em nanotecnologia. O desafio é continuar o investimento aqui no Brasil, especialmente na formação dos pesquisadores e na aquisição de equipamentos de ponta”, conta Cauê Ribeiro, pesquisador da Embrapa Instrumentação e líder da Rede AgroNano.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada