dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Lançado o documentário Agrofloresta é mais
Documentário mostra como agricultores pegaram uma área degradada e a transformaram num celeiro para produção agrícola familiar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Graça Portela e Wagner Oliveira, Icict/Fiocruz
16/10/2018

No mês de setembro, foi lançado em Curitiba (Paraná), o documentário Agrofloresta é mais, uma co-produção da VideoSaúde Distribuidora (Icict/Fiocruz), que também o distribui, das Universidades Federais do Rio de Janeiro e do Paraná, do Ministério Público do Trabalho do Paraná e da Associação Paranaense das Vítimas Expostas ao Amianto e aos Agrotóxicos (APREAA). O filme é dirigido por Beto Novaes, professor e pesquisador do Projeto Educação através das Imagens, da UFRJ.

A produção mostra como uma área degradada pela produção extensiva de búfalos - a Fazenda São Miguel, em Antonina (PR) - na região da Mata Atlântica paranaense, foi transformada por meio de iniciativas de recuperação do meio ambiente pela produção agroflorestal, com produção de alimentos e preservação da biodiversidade.

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/Agrofloresta_e_mais_DENTRO.jpg_2018101682747.jpg

Os protagonistas dessa transformação foram as 24 famílias de agricultores do Acampamento José Lutzenberger - Movimento dos Sem Terra (MST), numa área conquistada em 2004 - a Fazenda São Miguel, na cidade de Antonina, a quatro quilômetros do Pico Paraná, o ponto mais alto do estado. Em outubro de 2017, o Acampamento recebeu o Prêmio de Conservação e Ampliação da Agrobiodiversidade, pelo Instituto Sociambiental (ISA) justamente por essa iniciativa.

Apesar das ameaças e das dificuldades, a decisão do grupo de agricultores pela agroecologia veio a partir do momento em que se deram conta de que precisavam "sobreviver e produzir", numa Área de Proteção Ambiental - APA, e que requeria cuidados e um novo aprendizado em como lidar com a terra. Além disso, "Agrofloresta é mais" mostra, também, o orgulho dos trabalhadores pelo aprendizado que tiveram e pelo que estão desenvolvendo - uma agricultura saudável, que leva em consideração a saúde e o meio ambiente, afinal "a gente é o que a gente come", como afirmou de forma simples e direta, a agricultora Valdineia Claudino, que trocou a cidade grande pelo campo.

Sinopse
No dicionário, agroecologia significa agricultura sustentável que agrega conhecimento científico e conhecimento tradicional. Sem fertilizantes industriais e agrotóxicos. Já a agrofloresta é classificada como cultura agrícola com emprego de espécies para restaurar florestas e áreas degradadas.

No acampamento José Lutzenberger, Mata Atlântica, Estado do Paraná, os termos do dicionário ganham vida por meio de histórias pessoais e de famílias inteiras. E também por evidências de que um outro modelo de produção de alimentos e preservação da biodiversidade é possível. Célia cultiva hortaliças, diz que seu psicólogo é a mata e relembra os dias num bairro marcado pelas drogas. Valdineia conta como ela e os filhos nunca mais tomaram remédios. Luzinete recorda as lutas contra jagunços e fazendeiros. Hoelington fez curso técnico e compartilha o que aprendeu com a comunidade. Jonas, memória viva da comunidade, fala da satisfação de recuperar um olho d´água e a mata ciliar de um rio.

Clique aqui para assistir ao vídeo Agrofloresta é mais, da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Richie Kotzen
02/10/2019 - 17:48
Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.


Gir Leiteiro

Marylyn
27/02/2023 - 04:27
If you're looking for exceptional skin care products that are customized to your needs and budget, then look no further than On Lei Hong.

We are a unique and distinctive Hong Kong-based manufacturer of Personal Care products with our own set of advantages that set us apart from the competition.

As a skin care specialist, we offer a wide range of products that include Moisture Cream, Eye Cream, Skin Tonic, Gel Cleansers, Facial Masks, Scrubs, Lotions, and Intensive Treatments.
What makes us stand out is our ability to provide customized solutions using our own unique ingredients sourced from Europe.
Plus, we enjoy tax-free benefits on our imported ingredients from Europe, which means that we can offer our premium products at a lower cost than other manufacturers in China.

Our company has over 20 years of experience in manufacturing personalized skin care products. We pride ourselves on our ability to cater to individual needs and requirements.
Whether you're looking for products to imitate from samples or want to modify existing formulas, we are here to help.
We offer all kinds of skin care manufacturing services, including product packaging.

We welcome orders from all over the world.

Welcome for private label , ODM for your brand!
Contact for free samples:

Best regards,
Matthew
Whatsapp: 852-65849269
Email: sales@sellenow.com
Experience the difference that On Lei Hong's skin care products can make for your brand. Contact us today to learn more about our distinctive offerings and start your journey to healthy, radiant skin!


If you wish to no longer receive emails from us you can Unsubscribe Here

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroecologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada