dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     13/12/2018            
 
 
    
Genética    
Esalq sedia workshop internacional sobre análise de imagens de sementes
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Agência FAPESP
06/12/2018

Trinta pesquisadores de nove países – Argentina, Brasil, Canadá, Dinamarca, França, Holanda, Irã, Peru e Reino Unido – estiveram reunidos no ISTA ATC Workshop on Seed Image Analysis, realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba, de 26 a 30 de novembro de 2018.

Promovido pela International Seed Testing Association (ISTA) – mais antiga e importante associação internacional para análise de sementes, fundada em 1924 –, o evento foi realizado no Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal, sob a responsabilidade do comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA e com apoio da FAPESP.

Com o objetivo de propagar informações sobre novas tecnologias, o comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA tem promovido workshops sobre análise de imagens em sementes.

Segundo Francisco Guilhien Gomes Junior, da Esalq – que organizou o workshop em conjunto com Bert van Duijn, da ISTA e Leiden University –, o evento foi “marcado pelo dinamismo, multidisciplinaridade e inovação tecnológica, com palestras e demonstrações práticas ministradas pelos principais especialistas do mundo na área de análise de imagens aplicadas para avaliação de sementes e plântulas”.

Responsável técnico do Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal da Esalq, Gomes é vice-presidente eleito do comitê de Tecnologias Avançadas da ISTA.

“Várias técnicas não destrutivas foram abordadas na avaliação de sementes, como a espectroscopia do infravermelho próximo, a análise multiespectral, a eletrofotografia, a termografia de infravermelho próximo, a análise radiográfica, a fluorescência de clorofila, a microanálise por fluorescência de raios X, a microtomografia computadorizada de raios X, a imagem por ressonância magnética e a análise computadorizada de imagens de plântulas para avaliação do vigor de sementes”, disse Gomes.

O workshop proporcionou aos participantes oportunidade de conhecer três importantes centros de pesquisa sobre análise de imagens no Brasil: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (Campinas), o Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (no Instituto de Física de São Carlos da USP) e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, também em São Carlos.

“A excelência e a repercussão internacional das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal da Esalq foram determinantes na eleição do Brasil como sede do ISTA ATC Workshop on Seed Image Analysis, este ano. Desde a sua inauguração em 2001, o Laboratório de Análise de Imagens tem sido referência nacional e internacional em pesquisas sobre análise de imagens de sementes e plântulas”, disse Gomes.

“Construído e equipado com o financiamento da FAPESP, o laboratório conta com equipamentos de última geração para análises de sementes e plântulas de maneira não destrutiva, sendo considerado um dos mais completos laboratórios do mundo voltado para pesquisas de sementes e plântulas por imagens”, disse.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
13/12/2018
IV Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta do Estado de São Paulo
Brotas e Piracicaba - SP
14/12/2018
Treinamento sobre a Importância Atual dos Nematoides do Milho no Brasil
Piracicaba - SP
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
08/02/2019
Oficina de Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - Drones) Para a Agricultura
Formosa - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada