dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural  
Programa Renda do Agricultor - Qualidade de Vida e Geração de Renda Para as Famílias Rurais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
13/12/2018

O Instituto Paranaense de Assistência Técnicas e Extensão Rural – Emater atendeu 5.186 famílias pelo Programa Renda Agricultor. O compromisso da Emater é atender até junho de 2019, 5.600 famílias rurais que vivem em situação de vulnerabilidade nos municípios prioritários do Programa Família Paranaense, realizado sob a coordenação da SEDS.

O Renda Agricultor é uma modalidade do Programa Família Paranaense, e foi realizado em parceria com a SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e com a SEDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

O serviço prestado pela Emater compreendeu a seleção das famílias em conjunto com os Comitês Locais existentes nos municípios, a visita às famílias para identificar suas necessidades e demandas, a discussão e elaboração de um projeto para a unidade familiar produtiva, a assistência técnica e extensão rural e acompanhamento do projeto.

Ao visitar as famílias rurais os extensionistas da Emater identificam suas necessidades e demandas, possibilitando o acesso destas as outras políticas públicas e programas que podem ser executados pela própria entidade ou por outras. Esta atividade exige que o extensionista se articule profissionalmente com outras secretarias e órgãos existentes no município e região, negociando ações que contribuam para a satisfação das necessidades detectadas. A parceria com as diferentes instituições é fundamental para atender as famílias beneficiárias do programa.

O projeto de assistência técnica elaborado pelo extensionista da Emater em conjunto com a família, tem por objetivo o desenvolvimento de uma atividade produtiva que possa contribuir para a família sair da linha de pobreza em que se encontra, muitas vezes por não vislumbrar oportunidades de geração de renda. Para isto é repassado R$ 3.000,00 (três mil reais), em duas parcelas que vão sendo desembolsadas conforme o desdobramento do projeto que é acompanhado pelo extensionista da Emater.

As atividades propostas nos projetos produtivos, são bastante diversificadas tendo em vista que o extensionista discute com a família o sonho que ela tem para melhorar a sua qualidade de vida. Contudo não basta discutir o sonho, é necessária uma reflexão sobre a viabilidade técnica do projeto, considerando, entre outros, aspectos como o conhecimento e a experiência da família sobre a atividade ou as possibilidades de receber capacitação e quanto tempo isto demora; aspectos ambientais relacionados à atividade; perspectivas de mercado para a produção ou serviço que a família pretende desenvolver; e o mais importante, se o recurso repassado é suficiente para iniciar o projeto e se o mesmo poderá gerar ativos para a continuidade do mesmo.

Entre as atividades mais apoiadas foi constatada a criação de aves e suínos, melhoria na produção de animais de leite, implantação de hortas e fruticultura, sendo estas atividades que também contribuem na melhoria da alimentação da família. Também são elaborados muitos projetos não agrícolas para a aquisição de equipamentos que melhoram as condições de serviços prestados como: salão de beleza; costura, bordado e artesanato; equipamentos de pedreiro, jardinagem, equipamentos de cozinha para produzir panificados, bolachas e bolos, entre outros.

Como complemento do serviço de assistência técnica e extensão rural, o extensionista ofereceu capacitação às famílias beneficiadas, de acordo com os projetos e as necessidades identificadas.

Além do projeto produtivo, a família pode usar parte do recurso recebido na produção de alimentos para autossustento e para atividades de saneamento básico e melhoria da qualidade da água utilizada para o consumo humano. Neste aspecto são realizadas proteções de fontes de captação de água, fossas sépticas e reformas ou construção de banheiros, disponibilizando encanamento de água até a moradia, chuveiro e outras melhorias que trazem conforto às famílias rurais.

O Renda Agricultor é o exemplo de politica pública que veio para beneficiar as famílias rurais que vivem em estado de vulnerabilidade social, contribuindo desta forma, para a redução das desigualdades e o desenvolvimento das comunidades rurais e pequenos municípios do Estado.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada