dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Política  
Pesquisa agropecuária tem voz na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
19/12/2018

No dia 17 de dezembro, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro se encontrou a fim de apresentar propostas para o desenvolvimento fluminense aos políticos atuais e recém-eleitos. Batizado de “Agenda do Futuro”, o evento reuniu representantes do setor produtivo e de segmentos estratégicos da sociedade civil, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

O Fórum foi criado pela ALERJ para conectar iniciativas, promover debates e criar uma agenda comum que reúna academia, sociedade civil organizada e o parlamento fluminense. Composto por 48 instituições, entre elas a Embrapa, o fórum tem como foco a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado a partir de um diálogo franco, transparente e aberto a todos que queiram participar das reuniões das câmaras setoriais e eventos.

No encontro do dia 17, o chefe geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, expôs perante a Assembleia algumas pautas da agropecuária fluminense, como a urgência na elaboração do Plano Agropecuário Estratégico do estado. “O Plano é o que falta para o Rio decolar na agropecuária. Esperamos que nos próximos 10 anos o estado deixe de ser um grande importador de alimentos para se tornar um grande produtor; não somos apenas um estado turístico, temos aptidão clara para a auto-suficiência alimentar”, disse Polidoro lembrando alguns produtos estaduais como o leite de cabra da Região Serrana, a laranja de Araruama e o aipim de Itaguaí

A importância da elaboração do Plano Estratégico também foi reiterada pelo diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Alberto Figueiredo. Ele lembrou a importância do mapeamento adequado do solo e o impacto positivo que o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), coordenado pela Embrapa Solos, vai trazer.

Polidoro ressaltou que o Rio é privilegiado por possuir três centros de pesquisa da Embrapa (Solos, Agrobiologia e Agroindústria de Alimentos). “Nossas unidades representam as 42 que estão espalhadas pelo Brasil, podem contar conosco. Universidades, Faperj, Emater e Pesagro já nos reconhecem e sabem que estamos à disposição”.

A representante da Embrapa no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro é a chefe adjunta de transferência de tecnologia da Embrapa Solos, Petula Ponciano.

Estiveram presentes na Assembleia Legislativa representantes de instituições como a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Federação de Transporte de Carga do Rio de Janeiro (Fetranscarga), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio-RJ), Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo OCB/CescoopRJ e Associação Brasileira de Agência de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada