dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural  
Integração entre pesquisa, assistência técnica e extensão rural é exemplo para o País
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Esteves, Vanessa Capucho, Incaper
14/02/2019

Ao longo de 62 anos de história, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) passou por diversas transformações. Uma delas foi a integração entre os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. E esta experiência tornou-se exemplo para o estado do Paraná. Na última semana, uma comitiva do Sul do País esteve no Incaper para conhecer as experiências do Instituto.

Quatro instituições paranaenses estão sendo reestruturadas: o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Para cuidar dos trâmites, foi instituído um grupo de trabalho, formado por representantes das quatro instituições.

“Nosso objetivo é conhecer como funciona o processo de pesquisa, assistência técnica e extensão rural e, quem sabe, também de fomento, já que no Paraná temos uma instituição que também atua nesta parte”, disse o diretor administrativo do Instituto Emater do Paraná, Diniz Dias Doliveira.

Também participaram da visita o Espírito Santo o ouvidor do Iapar, Denilson Fantin e a gerente de pessoas da Emater PR, Sonia Maria Rouze. A comitiva foi recepcionada por uma equipe do Incaper formada pelos três diretores e por representantes das Gerências de Pesquisa, Ater e de Transferência de Tecnologia e Conhecimento.

Os visitantes conheceram um pouco sobre o Incaper, debateram mais detalhadamente sobre o processo de integração pesquisa e Ater e, no dia seguinte, foram a Marilândia, observar como o processo de integração funciona na prática. “É uma satisfação recebe-los para essa troca de experiências. Desejo que o nosso trabalho de integração possa contribuir com essa nova fase de trabalho deles”, disse o diretor presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado.

“Fomos acolhidos da melhor forma possível. O Incaper tem uma história valiosa e que nos serve de referência. Nós imaginamos que é possível que o nosso Estado caminhe fazendo uma integração verdadeira e mostrando serviços essenciais ao nosso público de forma harmônica, organizada e potencializando resultados nas nossas entregas. Necessitamos desse novo momento, nossa extensão rural é forte, mas pode ser reforçada com os trabalhos de pesquisa e fomento. E tudo isso em prol do nosso agricultor”, afirmou Doliveira.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada