dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Plantio Direto  
IAC transfere conhecimento em plantio do amendoim em palhada da cana
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carla Gomes e Mônica Galdino, IAC
14/02/2019

O Instituto Agronômico (IAC) realizou, no final de janeiro, o II Dia de Campo Amendoim na Palha, no município paulista de Iacri, com o objetivo apresentar o plantio do amendoim na palhada da cana-de-açúcar, que proporciona maior produtividade, economia na produção e benefícios ao ambiente. Durante o evento, com 95 participantes, foram apresentados os dados das últimas quatro safras sobre a produção de amendoim nos diferentes tipos de manejos conservacionistas de solo. O público também visitou experimentos em áreas de reformas de canavial.

O dia de campo foi realizado na região conhecida como Alta Paulista, responsável por 50% da produção nacional do grão, sendo que 70% são cultivados em áreas de reformas de canavial. O Estado de São Paulo é responsável por 90% da produção nacional de amendoim. A safra 2017/2018 foi de 511 mil toneladas, considerando as duas épocas de cultivo.

De acordo com o Denizart Bolonhezi, pesquisador do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, os solos dessa região são mais suscetíveis à erosão. Em virtude da época de cultivo coincidir com períodos de maior chuva, somado ao fato de o espaçamento de 90 centímetros ser maior que o de outras culturas e o sistema de terraceamento empregado nos talhões de cana não ser compatível com culturas anuais, os riscos de ocorrência de erosão hídrica são muito grandes. “Devido a essa vulnerabilidade, a adoção de semeadura direta é a melhor estratégia para viabilizar a parceria amendoim e cana, sem riscos de erosão”, diz Bolonhezi.

Segundo o pesquisador, o plantio direto já é adotado em grandes culturas como soja, milho e algodão, mas ainda não é realidade no sistema de produção canavieiro, principalmente quando o amendoim é a principal cultura utilizada na reforma. “Ao realizar um dia de campo possibilitamos que o agricultor veja que a técnica é factível. Às vezes, os produtores acreditam que algo feito em experimentos está longe de sua realidade e o dia de campo desmistifica isso”, afirma.

O plantio direto na palha beneficia o solo e também acarreta uma economia de 15% a 20% dos custos de produção, sobretudo com gastos com combustível para preparar a terra antes da semeadura. “Além desse benefício, a semeadura sobre a palhada de cana crua pode ser um seguro contra a seca, considerando que a palhada reduz expressivamente as perdas de água por evaporação”, explica.

Resultados de pesquisas geradas pelo IAC demonstram que a palhada confere aumentos de 25% no conteúdo de água no solo, em períodos de veranicos. Segundo o pesquisador, quando isso acontece, a produtividade pode ser em média 10% superior em comparação com plantio sobre solo preparado. “Se a seca acontecer no período de pré-colheita, os níveis de aflatoxina podem prejudicar a comercialização e a exportação, fenômeno que pode ocorrer em menor incidência no plantio direto”, explica.

De acordo com o pesquisador do IAC, 80% da produção de amendoim do estado de São Paulo são realizadas em áreas arrendadas de cana-de-açúcar. “Em vista dessa estreita relação com o setor canavieiro, os produtores de amendoim necessitam entender que a cana não é mais queimada e, portanto, precisam conviver com a palhada, pois assim conseguirão reduzir os custos, os riscos de erosão, aumentar a rentabilidade e assegurar competitividade com a soja nas áreas de reforma”, resume.

Há vinte anos, o IAC vem pesquisando os benefícios e desafios do plantio direto no amendoim. Desde 2015, desenvolve pesquisas em parceria com agricultores com experimentos nas regiões de Pitangueira, Assis, Novo Horizonte, Planalto e Tupã, com apoio da Fundação Agrisus e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada