dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Diversidade de plantas valoriza a propriedade rural
Dia de campo acontece neste sábado, dia 23, em Marabá, PA
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ana Laura Lima, Embrapa Amazônia Oriental
22/02/2019

Agricultores do Sudeste Paraense mostram que proteger e recuperar capoeiras (áreas de vegetação secundária) é um bom negócio para a família e para o meio ambiente. Prova disso é o certificado que vão receber da Embrapa, indicando a variedade de espécies nas suas áreas e os usos mais comuns. A ação acontecerá neste sábado, dia 23, no assentamento Piquiá, em Marabá (PA). 

O dia de campo “Valorização ambiental da propriedade rural” vai apresentar resultados do trabalho da Rede Amazônia Sustentável (RAS) e do Projeto Biomas. A RAS atua na região desde 2014 com o monitoramento de capoeiras em 10 propriedades rurais no município Marabá e Parauapebas. “Os pesquisadores monitoram as áreas em regeneração natural a cada dois anos e medem a quantidade de carbono e a riqueza de espécies de plantas e animais, comparando-as às florestas primárias”, explica a pesquisadora Joice Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental.

O trabalho é realizado em parceria com os agricultores proprietários dessas áreas. Um deles é o Sebastião Filizardo de Souza, conhecido como “Tião do Cupuaçu”, onde será realizado o dia de campo. O local, segundo a pesquisadora, tem sistemas agroflorestais multidiversos, com variadas espécies madeireiras e alta produção de frutíferas, como o cupuaçu.

Nos locais de estudos, os pesquisadores mediram o aumento de carbono (em toneladas por hectare) e da riqueza de espécies de plantas no período de 2014 a 2017. Entre os resultados do trabalho, está um levantamento com a diversidade de espécies presentes nas capoeiras e os principais usos dessas espécies, como o madeireiro, medicinal, uso para alimentação, celulose, artesanato, construção rural, entre outros.  Esse levantamento deu origem ao Certificado das Plantas da Propriedade Rural que será entregue aos agricultores parceiros. “O certificado mostra o que cada agricultor tem em sua área em termos de espécie e como essa diversidade valoriza a propriedade e gera benefícios às famílias”, destaca a pesquisadora. 

O próximo passo do trabalho é atuar na recuperação produtiva de Áreas de Preservação Permanente e Áreas de Reserva Legal. Isso significa recuperar essas áreas com o plantio de espécies que gerem benefícios – segurança alimentar e renda - ao produtor e valorizem sua área. A continuidade do trabalho será realizada pelo Projeto Inovaflora, no âmbito do Fundo Amazônia, que prevê a redução do desmatamento no território Sudeste Paraense.

RAS
A Rede Amazônia Sustentável é um consórcio de instituições brasileiras e internacionais de pesquisa, que atua na avaliação da sustentabilidade dos usos da terra no leste da Amazônia desde 2010. A iniciativa reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Territorial (SP), contando com quase 100 pesquisadores e estudantes de diversos países.

Serviço
Dia de campo “Valorização ambiental da propriedade rural”
Local: Projeto de Assentamento Piquiá 1 (Vila Sororó - lote do Tião do Cupuaçu), a 40 minutos de Marabá.
Hora: 8h30 às 15h

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Donette
17/05/2023 - 08:12
*INFO SERVICE EXPIRATION FOR diadecampo.com.br

Attention: Accounts Payable / Domain Owner / Diversidade de plantas valoriza a propriedade rural - Jornal Dia de Campo

Your Domain: www.diadecampo.com.br
Expected Reply before: May 17, 2023.

This Notice for: www.diadecampo.com.br will expire on May 17, 2023.



*For details and to make a payment for diadecampo.com.br services by credit card:

Visit: https://hostingsrl.com/?web=diadecampo.com.br


0517202307121706-82703217


Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Silvicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada