dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Solo  
Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais
Rotação de culturas produz benefícios como quebra do ciclo de pragas e doenças, fixação biológica de nitrogênio e aumento de produtividade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Christiane Congro Comas, Embrapa Agropecuária Oeste
27/02/2019

Com o propósito de apresentar sistemas de produção que visam a inserção da soja e melhoria dos ambientes restritivos para a produção de cana-de-açúcar foi realizado um Dia de Campo na Fazenda Soebe (Caarapó/MS). O evento que teve como tema “Tecnologia para produção de soja na renovação dos canaviais em ambientes restritivos” foi realizado por meio de parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste, Agrícola NovAmérica e Total Biotecnologia.

Produtores de soja e de cana-de-açúcar, técnicos da NovAmérica, empresas parceiras e profissionais da área verificaram in loco a lavoura de soja em área de solo arenoso, que tradicionalmente era utilizada para a pecuária e está sendo convertida em área canavieira. “A cultura da soja associada à aplicação de corretivos da acidez do solo e plantio de braquiária para produção abundante de raízes e palhada, contribui com a construção do perfil químico e estruturação do solo, que beneficia a cultura da cana-de-açúcar”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Cesar José da Silva.

“Um dos objetivos da pesquisa realizada pela Embrapa nesse local, é recomendar formas de contribuir com a melhoria dos ambientes de produção de cana-de-açúcar em solos arenosos e de baixa fertilidade. Para isso são avaliadas doses de corretivos e fertilizantes, bem como suas formas de incorporação ao solo, aliadas a práticas conservacionistas de preparo do solo e uso da rotação de culturas com grãos, adubos verdes, entre outros”, explica.

O engenheiro agrônomo responsável pela coordenação da produção de soja da NovAmérica Agrícola de Caarapó, Jayme W. Eich, diz que a produção de soja para a renovação dos canaviais é uma prática que vem sendo utilizada pela empresa com bons resultados. Ele destaca os benefícios dessa rotação de culturas, tais como: quebra do ciclo de pragas e doenças, fixação biológica de nitrogênio, melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, aumento da produtividade da cana-de-açúcar, maior longevidade do canavial e possibilidade de realizar o plantio direto da cana-de-açúcar na palhada de soja, evitando a necessidade de revolver o solo. “Sem dúvida, a soja é uma nova fonte de renda para o setor e que alia práticas sustentáveis”, acrescenta Eich.

No evento, por meio de visitas a campo e de palestras foram demonstrados potencial de cultivares de soja, formas e doses de inoculação e estratégias de manejo que minimizam riscos.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Theresa
14/08/2022 - 00:14
World's Best Neck Massager Get it Now 50% OFF + Free Shipping!

Wellness Enthusiasts! There has never been a better time to take care of your neck pain!
Our clinical-grade TENS technology will ensure you have neck relief in as little as 20 minutes.

Get Yours: https://hineck.shop

All the best,

Theresa
Produo de soja gera renda e melhoria no solo para renovao de canaviais - Jornal Dia de Campo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada