dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal        
Emprego do leite reduz até 50% dos custos no controle do oídio
Doença que ataca várias culturas pode ser combatida com pulverização semanal do líquido, que forma película protetora
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
05/08/2010

O oídio é uma doença causada por fungo e é preocupante em dezenas de culturas. O controle normal é feito através da aplicação de fungicidas, mas os pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente descobriram uma forma mais ecológica, eficiente e barata de combater o oídio: o leite. A bebida deve ser misturada à água em concentrações que vão de 5% a 10%, dependendo da intensidade da doença, e pulverizada semanalmente desde o início do surgimento do fungo na plantação. Além de não contaminar o solo e os cultivos e ser seguro para os trabalhadores que fazem a aplicação, o uso do leite no controle do oídio pode custar até a metade do que o agricultor gasta com fungicidas.

O leite tem três ações diferentes contra o fungo da doença. Na pulverização, ele forma uma camada na superfície das plantas como se fosse um biofilme de película bem fina. Isso forma uma camada protetora que impede a germinação e penetração do fungo, além disso, como ele é rico em nutrientes, aqueles microorganismos que vivem na superfície da folha crescem mais e se colonizam pela superfície. Segundo o engenheiro agrônomo e pós-graduado em fitopatologia Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, outra característica positiva é que o leite tem, naturalmente, uma ação germicida contra os fungos que são estranhos ao leite. O terceiro benefício com o uso do leite é que ele é rico em sais que induzem a resistência ao oídio nas plantas.

A aplicação semanal deve ter de 5% da bebida na calda, quando a doença está amena, e de 10% quando ela está mais intensa. Bettiol diz que fazer a mistura é simples. Basta colocar 5 litros de leite para cada 95 litros de água ou 10 litros de leite para 90 litros de água e não importa o tipo de leite utilizado pode ser tipo A, B ou C e até o cru, que não é processado e é mais barato do que os outros. Algumas propriedades, que criam gados, já têm a produção pronta para a utilização.

— Existe uma tendência, no mundo todo, de reduzir os fungicidas aplicados nas culturas. O que o leite faz é substituir o fungicida porque fazendo a aplicação recomendada o leite funciona de forma similar ao fungicida. Da última vez que nós fizemos o levantamento, o leite custava metade do preço de um fungicida e se nós considerarmos o enxofre como fungicida padrão do oídio, o leite custa 70% do valor dele, ou seja, redução de 30% do custo, em relação ao enxofre. O agricultor pensa em gastar menos, mas existe ainda o aspecto ambiental e a segurança do aplicador, que não vai ser contaminado com um produto químico. É importante como um todo para o agricultor não apenas pensar em substituir o leite pela fungicida, mas sim pensar na agricultura como um todo. Os agricultores devem fazer o manejo correto para que as plantas não fiquem doentes e, dessa forma, utilizem o mínimo possível de produtos químicos na agricultura — explica Bettiol.

A doença

O oídio pode chegar a danificar 100% a produção e é encontrado em diversas culturas como  abobrinha, pimentão, tomate, feijão, soja, manga, abacate, caju e trigo. O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente diz que os agricultores podem identificar a doença quando a planta fica esbranquiçada como se tivesse caído algodão em cima dela. Em algumas culturas os danos são menores, como no caso das flores em que o visual esbranquiçado compromete a comercialização. Mas existem casos mais graves. Na abobrinha e pepino, por exemplo, o oídio faz com que as culturas produzam por menos tempo e, consequentemente, gerem menos frutos, reduzindo a produção em até 30%. Já nos cultivos de manga, abacate e caju, o fungo ocorre no período da inflorescência e impede a formação dos frutos, prejudicando 100% da produção.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Edinelson Gomes De Oliveira
17/02/2012 - 17:58
gostei mt tenho abobrinha e pimentÒo vo esperimenta amanha msm, por que ja comeþo a doenþa valeu pela a dika

lauri T Silva
02/12/2016 - 09:33
foi otimo essa dica ,mais tem plantas que o oidio se localiza debaixo das folhas como fica para pulverizar tem que ser feita debaixo para cima ou seja debaixo das folhas tambem

jose carlos maciel
29/01/2017 - 21:46
tenho pobrema de oidio na minha estufa de tomate ja usei fungicida bastante caros e pouco resolveu vou esperimentar esta receita obrigado

TERESA BERNARDETE AGOSTINHO
13/12/2017 - 20:56
Usei leite nas minhas orquídeas, o resultado foi imediato, em pouco tempo elas se recuperam. Super indico.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada