dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Software gratuito calcula evapotranspiração
Smai estima perda de água do solo por evaporação e da planta por transpiração de forma rápida e fácil
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
14/01/2013

Idealizado pela Faculdade de Engenharia (FE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira, um software gratuito para o manejo racional da água utilizada na agricultura irrigada promete calcular os índices de evapotranspiração do meio e da cultura de forma fácil e eficaz. O Smai, como foi chamado o software, tem como principal benefício estimar rapidamente e facilmente a evapotranspiração, ou seja, a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração.

— O Smai pode ser utilizado em qualquer cultura de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Basta inserir os dados climáticos e ele calcula a evapotranspiração de referência e da cultura — afirma Jean Carlos Quaresma, analista de sistemas da Unesp Ilha Solteira.

O programa é capaz de apresentar a taxa dos dois tipos de evapotranspiração: a de referência, um índice calculado com base em uma cultura hipotética que cobre todo o solo, como a grama; e a de cultura, uma conta feita para uma espécie vegetal específica. Para isso, o sistema usa a equação de Penman-Monteith, mesma fórmula empregada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU).

— O Smai foi lançado para os produtores que possuem os dados climáticos, como temperatura, umidade e radiação solar, mas não contam com uma forma automatizada para fazer o cálculo da evapotranspiração — conta o analista.

O software é resultado do projeto “Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra”, financiado pela FAPESP e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).  Seu desenvolvimento durou dez meses e entre os principais benefícios está a capacidade de estimar rapidamente e facilmente a evapotranspiração, ou seja, a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração.

— A principal vantagem do software é sua interface de fácil manuseio. Em apenas uma tela, é possível fazer todo o cálculo da evapotranspiração. A ideia foi criar uma ferramenta eficiente e que permitisse que qualquer produtor ou pessoa com menor conhecimento de informática conseguisse utilizá-la — explica Quaresma.

O Smai já está disponível aos produtores pelo endereço http://clima.feis.unesp.br/smai. Para utilizá-lo, é necessário que o usuário realize um cadastro fornecendo informações como nome, cidade, e-mail e profissão.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Unesp Ilha Solteira através do número (18) 3743-1000.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 25/01/2012

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Marcus Damião de Lacerda
02/02/2012 - 11:43
ParabÚns Jean Quaresma. Sucesso.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada