dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade    
Boi, soja e eucalipto: uma relação que dá certo
O cultivo de grãos favorece a recuperação de pastagens degradadas através da fixação de nitrogênio e árvores oferecem conforto térmico ao gado
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
04/02/2011

Da capital do Mato Grosso do Sul a São Paulo, são cerca de quatro milhões de hectares de pastagens degradadas em terras de areia quartzosa. Há 30 anos essas áreas de Cerrado foram desmatadas e o solo não foi corrigido, o que gera, hoje, sérios problemas ambientais de erosão e consequentes prejuízos para a pecuária local. Para recuperar os terrenos de pastagens, a Fundação MS investe na integração lavoura-pecuária-floresta, que foi tema de dia de campo na Fazenda Modelo II, em Ribas do Rio Pardo (MS).

Ao apresentar baixos índices de fertilidade, de matéria orgânica e pouca retenção de água e de potássio, o solo de areia quartzosa possui teor de argila em torno de 8% a 12%, o que representa um desafio para a instalação de agricultura nessas áreas, que são compostas de 85% a 90% de uma mistura de areia grossa e fina. Com a implantação do sistema integrado na região, depois de 10 anos de trabalho, atualmente é possível produzir mais de 50 sacas de soja por hectare em sequeiro.

E como isso é possível? Diretor executivo da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch explica que, em primeiro lugar, deve-se fazer a correção do solo um ano antes do plantio da soja. Dos meses de julho e agosto até fevereiro e março, são introduzidas doses de calcário, fósforo e potássio na terra e, logo em seguida, incorporadas as culturas de milheto ou braquiária. O pecuarista, então, deixa o seu gado em pasto por, no mínimo, seis meses e, no máximo, um ano. Dirceu comenta que, com a retirada dos animais da área e a formação da palhada oriunda das forrageiras, faz-se o plantio direto da soja.

— A soja é uma cultura que, mesmo em areia quartzosa, mais paga o custo da reforma do solo. Além disso, ainda proporciona a rotação de cultura para a pastagem. A leguminosa favorece a fixação de nitrogênio no solo para as gramíneas, que devem ser plantadas depois de dois ou três anos após a colheita da soja. Com a aplicação desse esquema, aonde tínhamos menos de uma cabeça por hectare, temos agora de cinco a seis exemplares, pois o capim cresce com muito mais qualidade — exalta Dirceu Broch, completando que a correção feita somente via pecuária leva de oito a 10 anos para dar retorno financeiro ao proprietário rural, enquanto que, com a sojicultura integrada, os lucros gerados pelos altos preços da soja no mercado aparecem em dois ou três anos.

A terceira ponta desse triângulo de sucesso é a plantação de eucaliptos, que é integrado com o objetivo de dar sustentabilidade ao processo. Com árvores de ótimo desempenho e grande rentabilidade, o plantio da espécie é vantajoso, sobretudo, para a pecuária, já que o gado é criado sem estresse. Afinal, os eucaliptos proporcionam a diminuição da temperatura ambiente em 5°C a 7°C. O conforto térmico dos animais, portanto, está garantido. E o meio ambiente ainda agradece.

— O sistema agrossilvipastoril é válido para todos os tipos de solo. A grande vantagem deste é a adaptação do eucalipto às regiões arenosas. Então, se, em um determinado ano, o preço da soja está ruim ou os bovinos estão sofrendo com a seca, as árvores geram outra receita para a propriedade. Temos observado a boa produtividade dos três pilares do projeto tanto em áreas de sequeiro quanto irrigadas. No Estado, temos em torno de 16 milhões de hectares de pastagens e em torno de dois milhões voltados para a agricultura. Porém, a área de integração ainda é muito pouco utilizada, com menos de 1% das áreas produtoras de grãos participando do sistema de integração — alerta Dirceu.

Para maiores informações, basta entrar em contato com a Fundação MS pelo telefone (67) 3454-2631.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
MOACIR JOSÉ SALES MEDRADO
06/02/2011 01:08:34
Primeiramente parabÚns pela entrevista. Gostaria de receber o arquivo da entrevista para trabalhar com alunos em nossos cursos sobre ILPF.

O arquivo poderß ser enviado para o seguinte e-mail

moacir@mcagroflorestal.com.br

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: ILPF
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada