dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Milho      
Milho e soja: produtores do Sul podem economizar até 50% em aplicação de fósforo
Correção progressiva torna solos suficientemente adubados e permite aplicações em menor quantidade
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
12/05/2010

O fósforo é um nutriente fundamental em várias culturas como a soja e o milho, muito populares no Brasil. Sem o nutriente, estas culturas não conseguem se desenvolver e a produtividade delas está diretamente ligada à quantidade de fósforo presente no solo. Como as terras brasileiras sempre foram muito pobres em fósforo, os agricultores se acostumaram a aplicar grandes quantidades do nutriente a cada safra. Só que, com o passar dos anos, as seguidas aplicações resultaram em um solo corrigido e mais bem preparado e o que se recomenda hoje, nas regiões ao Sul do País, é que os produtores façam análises de solo para saberem a real necessidade das suas terras e perceberem que podem aplicar o nutriente em uma quantidade muito menor do que a maioria pensa.

A empresa Conplant fez um estudo, encomendado pela Agrisus (Fundação Agricultura Sustentável), para analisar o nível de fósforo em diversos pontos do território nacional onde se cultiva milho e soja. As amostras foram coletadas durante o Rally da Safra 2009, em 1.171 locais das cinco regiões do Brasil, em duas profundidades diferentes, de zero a cinco centímetros e de cinco a dez centímetros. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que nos Estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e no Sul do Estado de São Paulo, os níveis de fósforo já são suficientes, por conta do acúmulo de aplicações ao longo dos anos, e que portanto os agricultores destas regiões poderiam diminuir o fósforo aplicado a cada safra em mais de 50%.

— Depois de alguns anos de plantio esse fósforo se acumula no solo de modo que não é mais necessário se aplicar tanto quanto se aplicava anteriormente. Uma proposta que a Agrisus está levantando é que, em vez de se aplicar 60 ou 80 quilos de fósforo todo ano como o agricultor faz, como uma forma de garantia de que o solo estará suficientemente adubado, o melhor seria testar. Quando você já tem alto teor de fósforo no solo pode usar doses menores de 30 quilos, isso reduz bastante o custo da adubação e também preserva o fósforo para ser usado mais a longo prazo, porque o fósforo é um elemento limitado na natureza. Por isso, é importante fazer a análise de solo porque ela é a garantia do uso correto da tecnologia — explica Ondino Cleante Bataglia, pesquisador aposentado do IAC e sócio da empresa Conplant. 

Com as análises de solo, os agricultores passam a conhecer melhor a sua terra e entender qual é a necessidade dela. No Sul, muitos vão descobrir que estão desperdiçando fósforo e que podem ter uma economia significativa de dinheiro, que pode ser investido em outras melhorias de plantio. A fosfatagem, que é a aplicação de fósforo a lanço, como se faz com calcário, já foi muito usada no Cerrado brasileiro, mas é uma técnica muito cara e, às vezes, desnecessária. Com a análise de solo, o produtor pode economizar dinheiro e mão-de-obra. Bataglia explica que, na análise de solo, o fósforo é determinado por uma unidade chamada miligrama de fósforo por decímetro cúbico (mg/dc³). Acima de 40 mg/dc³ já é um teor considerado alto e, neste caso, a adubação pode ser reduzida para 30 quilos de fósforo por hectare, enquanto que em um teor baixo o produtor pode usar até 100 quilos por hectare.

"Fósforo pode ser
 aplicado em quanti-
 dade menor do que
 maioria pensa"


 Ondino Cleante Bataglia,
 do IAC

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada