dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    

O agronegócio de flores e plantas ornamentais vem se expandindo no país, e um dos aspectos que contribui para essa expansão são as condições climáticas do Brasil que favorece o cultivo. Em função dessa diversidade climática é possível produzir flores, folhagens e outros derivados, todos os dias do ano a um custo reduzido. Isso contribui para a consolidação de uma atividade econômica relevante e sendo desenvolvida principalmente por produtores rurais, contribuindo para uma melhor distribuição de renda, consequentemente, ascensão no aspecto socioeconômico.

O maior produtor, consumidor e exportador de flores e plantas ornamentais do Brasil é o Estado de São Paulo. A produção brasileira de flores e plantas ornamentais está concentrada naquele Estado que detém 74,5% da produção nacional, tendo como principais pólos às regiões: Atibaia, Grande São Paulo, Dutra, Vale do Ribeira, Paranapanema e Campinas (BUAINAIN; BATALHA, 2007).Depois de São Paulo os principais produtores de flores e plantas ornamentais são: Santa Catarina, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Amazonas e Pará. Na região nordeste os estados que mais se destacam são Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia.

Especificamente, no estado do Rio Grande do Norte  a produção de flores e plantas também vem crescendo e a cada ano está mais profissionaliza, com destaque para o cultivo de flores tropicais. A produção já é realizada em municípios como Assú, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Punaú, Parnamirim, entre outros. As plantas produzidas no Rio Grande do Norte destinam-se ao mercado interno (floriculturas e ornamentação de festas e eventos), mas a meta é expandir para a exportação que, por enquanto é feita apenas por um produtor de Ananais, uma espécie de abacaxi ornamental. Semanalmente, ele exporta 800 Kg do produto para a Holanda. No período de 2006 a 2008, o Rio Grande do Norte esteve em sétimo lugar no ranking de exportação de flores, segundo o programa de Desenvolvimento da Floricultura, elaborado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o SEBRAE-RN.

É nesse contexto que surge em Mossoró, município localizado na região oeste do Rio Grande do Norte, a Vivenda´s Mudas e Plantas Ornamentais, empresa no ramo da produção e comercialização de mudas e plantas ornamentais. O negócio tem a frente dois jovens empreendedores recém formados em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA que através da Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM enxergaram  a possibilidade de transformar um sonho em realidade, ou seja, uma ideia em negócio lucrativo, e com isso desenvolver de forma sustentável a região.

O que no início surgiu como um hobby acabou se tornando em negócio lucrativo e promissor para dois jovens recém-formados em agronomia, Rafael Lopes Fonte Boa e Rafael Almeida de Freitas, ambos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Àrido – UFERSA. A ideia dos dois amigos aflorou ao perceberem a ausência das espécies nas floriculturas da cidade de Mossoró-RN. Eles constataram mediante pesquisa que tanto nas floriculturas como as empresas que trabalham com decoração de eventos e paisagismo da cidade não dispunham desse tipo de planta. A princípio, o cultivo se restringia a um espaço de 60 metros quadrados no quintal da residência dos estudantes foi quando da IAGRAM a ideia começou a se concretizar. A incubadora observou a oportunidade de negócio e incentivou os jovens empreendedores a abrirem seu próprio negócio e ingressarem no processo de incubação da IAGRAM, tendo em vista que os mesmos detinham de tecnologia suficiente para implementação do Negócio.

Inicialmente a ideia foi amadurecendo no âmbito da IAGRAM durante a fase de pré-incubação onde se trabalhou a elaboração do plano de negócios da empresa, a criação da logomarca da empresa e em seguida a formalização. Posteriormente, foram feitas ações em marketing do produto e da empresa perante a sociedade como forma de divulgar os serviços e produtos da empresa, para isso contou com a assessoria de comunicação da IAGRAM/UFERSA que teve um papel fundamental nesse processo. Os empresários foram acompanhados e qualificados com cursos oferecidos e disponibilizados pela incubadora, cursos nas áreas de gestão e específicos do ramo da floricultura que foram de fundamental importância para a alavancagem do negócio. A IAGRAM também disponibilizou espaços de comercialização como a participação em feiras e eventos na região, como exemplo podemos citar a participação na EXPOFRUIT 2012, feira do empreendedor 2011, Festa do Bode, entre outros.

Outro fator importante que vem sendo desenvolvido na empresa é a orientação na obtenção de financiamentos e de um eficiente planejamento o que vem sendo obtido através de parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE. Nesse sentido, o apoio do SEBRAE e da incubadora tem sido um diferencial na consolidação da empresa junto ao mercado.

A Vivendas Mudas e Plantas Ornamentais é uma Micro-empresa incubada pela IAGRAM a sendo uma empresa orientada para o desenvolvimento local e setorial e que está no mercado com objetivo de prestar serviços de planejamento, implantação e manutenção de jardins, serviços de urbanismo como: poda, plantio de árvores, além de serviços de recuperação de áreas degradadas e reflorestamento. A empresa preza por uma política ambientalmente correta, dando preferência por espécies nativas da região, fomentando a preservação de espécies e o plantio de árvores nativas, e utiliza apenas espécies exóticas bem adaptadas a região, da toda orientação dos cuidados básicos, presta o serviço de manutenção como: controle de praga e doenças, poda, indução floral, reposição de plantas mortas, caso o cliente tenha seguido as orientações de rega e a morte tenha se dado por pragas, doenças dentre outros motivos, oferecemos ainda, caso o cliente deseje, a identificação das plantas com nome científico e nome popular para incentivar a população a conhecerem melhor as Árvores.

Ainda esse ano, tem a intenção de iniciar a produção de plantas nativas da região semiárido para atender a demanda que vai existir para recuperação de áreas degradadas, a demanda da lei municipal de natal e Mossoró que diz que para cada 2 carros vendido por concessionária uma árvore nativa deve ser plantada, para fornecer plantas a prefeituras, para doações para projetos socioambientais, e enfim para utilização nos próprios projetos da empresa de jardinagem, urbanismo e reflorestamento.
Os jovens empresários encontraram por meio da IAGRAM o caminho do sucesso transformando a realidade deles e da região . A incubadora da UFERSA vem desenvolvendo um trabalho pioneiro na região incentivando os jovens a despertarem o potencial empreendedor e descobrindo futuros empresários, iniciativa essa que possibilita a permanência desses jovens em suas comunidades de origem e o aproveitamento do potencial desses sujeitos em seus territórios rurais, evitando a fuga para os grandes centros urbanos contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da região.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
PRISCILA BEZERRA DOS SANTOS MELO
09/02/2022 14:44:34
Qual a data de publicação deste artigo?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada