dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Integração Lavoura Pecuária    
Integração Lavoura Pecuária reduz custos
Além de contribuir para o meio ambiente, atividade aumenta produtividade e lucratividade na fazenda
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
09/03/2012

A Integração Lavoura Pecuária (ILP) já é uma prática bastante adotada por diversos produtores rurais e pode trazer inúmeros benefícios, tanto para o produtor como para o meio ambiente. Um deles é a redução de custos, o que traz maior lucratividade. Para falar um pouco mais sobre a atividade, o Portal Dia de Campo conversou com Ake Van Der Vinne, produtor rural de Maracaju (MS) e um dos pioneiros em Integração Lavoura Pecuária para gado de corte. A entrevista exclusiva com o produtor pode ser coferida a seguir.

Portal Dia de Campo – Eu gostaria que o senhor começasse falando sobre a sua experiência com a ILP. Como foi o início quando o senhor adotou a técnica?
Van Der Vinne
– Eu comecei em 1989. O início foi bem difícil, pois ninguém tinha experiência e não existiam dados. Tivemos que descobrir qual era o caminho certo.

Portal Dia de Campo – Por que o senhor decidiu optar por essa técnica que, na época, era bastante nova?
Van Der Vinne
– Porque eu estava trabalhando com a agricultura e a pecuária. Percebi, então, que existiam problemas na pecuária que a lavoura poderia resolver e na lavoura que a pecuária poderia resolver.

Portal Dia de Campo – Quais foram os principais desafios que o senhor encontrou assim que começou a ILP?
Van Der Vinne
– A maior dificuldade foi realizar o plantio direto em cima da pastagem, pois naquele tempo o plantio direto ainda não estava muito avançado. Nos primeiros três anos, muita coisa deu errada. Mas, com o tempo, fui descobrindo o que fazer para que, no fim, tudo desse certo.

Portal Dia de Campo – Quais foram os principais benefícios que o senhor encontrou quando adotou, de fato, a ILP para corte?
Van Der Vinne
– Na pecuária, ocorre o melhoramento dos pastos, ficando mais produtivos. Não é preciso realizar qualquer tipo de adubação podendo ainda produzir 20 arrobas por hectare ao ano quase sem custo. Já na agricultura, ocorre o melhoramento do solo.

Portal Dia de Campo – O tipo de integração que o senhor faz usa sempre a soja?
Van Der Vinne
– Cultivo sempre a soja e o milho safrinha.
 
Portal Dia de Campo – Como o senhor faz a rotação entre soja, milho safrinha e pasto?
Van Der Vinne
– Costumo plantar a soja por dois anos seguidos. Depois, entro com o milho safrinha. Depois disso, planto a soja novamente. Após a colheita da soja, entro com a pastagem, que durará um ano e meio. No verão, 2/3 da minha área correspondem à soja e 1/3 à pastagem. No inverno, ocorre o contrário.

Portal Dia de Campo – Qual a produtividade da sua lavoura de soja, em média?
Van Der Vinne
– Nos últimos cinco anos, a média gira em torno de até 67 sacos por hectare, antes era de 20 a 30 arrobas por hectare.

Portal Dia de Campo – Alguns produtores não conseguem entender a lucratividade que a ILP pode trazer. Qual a sua experiência em relação à lucratividade?
Van Der Vinne
– Em certos pontos, a ILP aumenta o lucro. Mas acho, principalmente, que na pecuária aumenta-se a produção devido ao fato de produzir-se em uma área pequena. Sem dúvida, a ILP proporciona um lucro seguro porque o produtor passa a exercer duas atividades, uma em benefício da outra.

Portal Dia de Campo – Que dicas em relação à rotina da fazenda com a ILP o senhor dá aos outros produtores do Brasil?
Van Der Vinne
– O agricultor que tem vontade de mexer com pecuária, deve seguir em frente, pois a atividade vale a pena. O pecuarista que quer entrar com a lavoura também. O mais importante é gostar da pecuária e da lavoura. O pecuarista que vai entrar na agricultura só precisa tomar alguns cuidados, pois a agricultura é diferente da pecuária. Primeiro, é preciso investir para depois tirar. Além disso, nada deve ser deixado para depois, como é costume de alguns pecuaristas. 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
fERNANDO pENTEADO cARDOSO
09/03/2012 12:00:41
ParabÚns ao Portal por entrevistar tÒo ilustre produtor. Conheþo Ake, nosso Chico HolandÛs, desde os anos 1980, tendo visitado sua propriedade em companhia do insigne Dr. Norman Borlaug em 2004.Notßveis as palavras de Ake: "Na pecußria ocorre o melhoramento dos pastos. Na agricultura ocorre o melhoramento do solo."

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: ILP
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada