dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Uva      
Nova tecnologia usa ar quente para combater doenças da videira
TPC substitui aplicação de fungicidas, não prejudica o meio ambiente e melhora qualidade da uva
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
15/07/2010

Uma nova tecnologia sustentável chega ao Brasil para combater as doenças no cultivo de videiras. Ao invés de utilizar fungicidas, que poluem o meio ambiente e trazem riscos à saúde humana, os produtores podem usar a tecnologia TPC. Ela consiste na aplicação semanal de jatos de ar quente que são disparados por uma máquina, em toda a plantação, a uma velocidade de 180 km/h a 130ºC. A alta temperatura e velocidade da água têm tido grande eficiência em eliminar os fungos causadores de doenças, que podem a chegar a destruir 100% da plantação.

No ano passado, algumas propriedades produtoras de vinho da Serra Gaúcha tiveram grandes perdas de produtividade de uva por conta da contaminação de doenças como o oídio e, principalmente, o míldio. Os fungicidas aplicados às plantações não deram conta de controlar as doenças, que destruíram a produção. Com os bons resultados apresentados até agora, alguns produtores estão empolgados para utilizar a tecnologia TPC.

— Esta tecnologia é baseada no deslocamento de uma máquina pelo vinhedo, que utiliza GLT como fonte de energia. Ela joga ar quente em alta velocidade, cerca de 180 km/h a 130ºC. É uma tecnologia que tem nos surpreendido bastante, mais do que era esperado. Ela traz benefícios não só com a não utilização de defensivos, que acabam prejudicando o ecossistema, mas também com um ganho de qualidade muito significativo do produto, o que traz um valor agregado muito importante para o produto — explica Ignácio Geisse, gerente de produção da vinícola Geisee e um dos palestrantes do 5º Seminário Regional de Uva Orgânica, que acontece no município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, dia 15 de julho.

A aplicação do jato de ar quente deve ser feita semanalmente durante três meses, no período de fecundação à colheita. Segundo Geisse, a água quente não danifica os frutos. Pelo contrário, melhora a qualidade da uva e valoriza o produto final. A tecnologia TPC substitui por completo o uso de fungicidas, precisa apenas dos tratamentos de cobre e enxofre que são feitos normalmente para a produção de videiras. Outro benefício da nova tecnologia seria a economia realizada com os insumos.

— Se a gente dividir o aumento de produtividade pelos custos, a TPC é mais barata. Mas se a gente só olhar os custos dos produtos, elas se equivalem. O produtor precisa comprar a máquina específica para as aplicações. Pelo o que a gente viu no último ano, que foi talvez o pior ano da história da viticultura aqui na Região, podemos dizer que a diferença com o uso da TPC é de até 60% de produtividade — diz Geisse.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Valmir Netto Wegner
13/08/2010 14:15:20
Para colaborar, gostaria de fazer duas correþ§es. A tecnologia TPC utiliza um jato de ar quente a 130¦C e nÒo ßgua quente e Ú aquecido com GLP.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada