dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal      
Manejo da rasteirinha evita sua proliferação em oleaginosas
Espécie não é considerada uma planta daninha importante, mas possui potencial para se propagar no sistema de cultivo
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Sílvia Zoche Borges, Jornalista Embrapa Agropecuária Oeste
10/04/2013

A ocorrência da rasteirinha, de nome científico Hybanthus parviflorus, colocou em alerta a pesquisa da Embrapa. A rasteirinha apareceu infestando oleaginosas de inverno no campo experimental da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), e em cerca de 200 hectares de lavouras de soja em propriedades no Distrito de Picadinha, em Dourados, MS. Geograficamente, a rasteirinha era vista distribuída nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Germani Concenço, a rasteirinha não é considerada uma planta daninha importante, mas possui potencial para se propagar no sistema de cultivo predominante de Mato Grosso do Sul, que têm como base a dessecação da área para plantio com os herbicidas glyphosate e 2,4-D. "Sabe-se que a rasteirinha é altamente tolerante a ambos herbicidas. Por isso a necessidade de cuidados para que ela não se alastre no sistema de cultivo no Estado", explica Concenço.

Produtor precisa saber identificar a rasteirinha no campo, porque, normalmente, é confundida com a vassourinha ou com a guanxuma

Para facilitar o entendimento sobre essa planta ruderal - que é a planta que se desenvolve em ambiente sob distúrbio - a pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste elaborou e divulgou um Comunicado Técnico sobre a ocorrência da rasteirinha em MS, com informações que vão da caracterização botânica e identificação no campo até a sensibilidade a herbicidas e manejo da espécie.

Apesar da Embrapa já ter iniciado as pesquisas de biologia e manejo da espécie, ainda não existem recomendações técnicas de manejo para controlar e impedir o surgimento da rasteirinha. "No caso de já haver rasteirinha na área, é essencial que o produtor faça a eliminação da espécie, por qualquer método de manejo nas manchas iniciais, seja  por capina ou arranquio", diz o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

Para isso, é necessário que o produtor saiba identificar a rasteirinha no campo, porque, normalmente, ela é confundida com a vassourinha ou com a guanxuma. Para diferenciar a rasteirinha da guanxuma, o produtor rural precisa ficar atento a dois aspectos: formato da semente (a guanxuma possui formato circular de um lado e do outro é triangular; e a rasteirinha possui a semente totalmente redonda) e a resistência ao arranquio da planta do solo (a guanxuma é muito difícil de ser arrancada do solo, já a rasteirinha é mais fácil de ser retirada manualmente). A diferença da rasteirinha em relação à vassourinha é pelo caule: o caule da vassourinha é anguloso e o da rasteirinha é cilíndrico. Mais uma forma de identificação da rasteirinha é pelos pedúnculos, que são pegajosos.

Outro ponto importante é que o produtor também deve realizar o manejo preventivo, para evitar a introdução, o estabelecimento e a disseminação de espécies daninhas em áreas que ainda não foram infestadas.

Para isso, as indicações são utilizar sementes de culturas com elevada pureza, germinação e vigor; limpar cuidadosamente implementos agrícolas vindos de áreas infestadas com a espécie, ou de áreas desconhecidas; inspecionar o torrão para mudas florestais e frutíferas; examinar matéria orgânica proveniente de outras áreas; deixar animais, adquiridos de outras localidades com ocorrência da espécie, em quarentena, porque apesar de os animais aparentemente não preferirem consumir a rasteirinha, suas sementes podem ser consumidas junto com outras forrageiras.

"De maneira geral, a cobertura do solo também é uma prática sempre recomendada. O ideal seria adotar a Integração Lavoura-Pecuária; mas, sempre que possível, o produtor deve adotar, no mínimo, um consórcio milho-braquiária, que é amplamente apoiado pela Embrapa Agropecuária Oeste. Para o controle químico, o produtor deve fazer aplicações sequenciais para conseguir o controle eficiente dessa espécie", afirma Concenço, lembrando que para a indicação das práticas de aplicação sequencial e do produto a ser usado, o produtor deve procurar a assistência técnica de sua região.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Oleaginosas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada