dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    

   

Dentre os fatores que determinam a qualidade da carne estão os atributos organolépticos e, dentre esses, a maciez é o mais valorizado pelo consumidor. Sabe-se que o genótipo do animal é um dos fatores ante-mortem que atuam sobre a maciez da carne e que, em razão do clima predominante no Brasil, cerca de 80% do rebanho bovino é de gado Zebu ou de animais azebuados que, reconhecidamente, apresentam níveis inferiores de qualidade de carne, especialmente maciez, quando comparados com os taurinos.

Vários trabalhos indicam que a maciez da carne diminui com o aumento da proporção de Zebu nos animais e alguns autores relatam que estes animais não deveriam ter mais de 25% de gado zebuíno. A existência de raças taurinas adaptadas abre perspectivas de se aumentar a proporção de Bos taurus nos animais sem reduzir a adaptação às condições das regiões de clima tropical e subtropical, para obter uma carne mais macia, o que atenderia aos anseios do mercado consumidor. Para isso, é necessário avaliar estratégias de utilização de recursos genéticos para as várias regiões e os diversos sistemas de produção do País.

O projeto de “Cruzamento entre raças bovinas de corte”, conduzido pela Embrapa, tem o objetivo de avaliar estratégias de utilização de recursos genéticos animais para produção eficiente de carne bovina de qualidade, em diferentes regiões do País. Também será estudado o desempenho de cruzamentos envolvendo a raça Nelore e raças taurinas adaptadas e não-adaptadas visando à obtenção de animais precoces e produtores de carne macia de boa qualidade, adaptados às condições tropicais e subtropicais.

Esse projeto componente tem cinco planos de ação em que são avaliadas diferentes estratégias de cruzamentos entre raças bovinas (taurinas adaptadas e não-adaptadas e zebuínas), específicas para cada uma das regiões consideradas no projeto. O que se pretende é avaliar os resultados ao após o aumento da proporção de Bos taurusem cruzamentos com zebuínos além de 50%, visando à melhoria da qualidade da carne quanto à maciez, principalmente, sem reduzir a adaptação às condições locais de ambiente.

Os planos de ação são desenvolvidos pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina; Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande; Embrapa Pecuária Sul, em Bagé; e Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos; e terão atividades executadas também na ESALQ/USP, em Piracicaba; IZ/SP, em Nova Odessa; e FCAV/UNESP, em Jaboticabal.

O projeto fornecerá alternativas de utilização de recursos genéticos adaptados, visando à produção de carne de qualidade, com redução do ciclo de produção e do uso de produtos químicos no combate a parasitas. O Plano de Ação conduzido pela Embrapa Meio-Norte, denominado Cruzamento para otimizar o desempenho materno e reprodutivo de vacas de corte e a qualidade da carne na região Nordeste, busca avaliar os produtos de cruzamento entre Nelore e Pé-Duro.

Este projeto já se encontra no segundo ano e terá duração de quatro ciclos reprodutivos. Os tratamentos se dividem em três lotes de cruzamentos, Nelore x Nelore, Nelore x Pé-Duro e Pé-Duro x Pé-Duro. Os produtos dos respectivos cruzamentos terão seu desempenho ponderal e resistência a parasitas avaliados e, após confinamento terminal, suas carcaças e a maciez da carne serão avaliadas. Os resultados finais, se favoráveis, poderão colocar os bovinos da raça Pé-Duro dentro do competitivo mercado de carnes, como uma alternativa para cruzamentos nas regiões semiáridas e tropicais.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Reinoculação de nitrogênio aumenta produção de soja em até 9%
Tecnologia que aplica bactérias fixadoras de nitrogênio nas sementes a cada safra melhora os ganhos de produtividade e reduz gastos
Alimentação deve ser oferecida três vezes ao dia
Para caprinos não sofrerem com desequilíbrio nutricional, rações devem ser oferecidas de forma espaçada
Conhecimento técnico é fundamental para eficiência da aeração
Falta de orientação profissional ainda é grande entrave para a implementação da aeração nas unidades armazenadoras brasileiras
Pesquisas estudam redução de custos da micropropagação
Técnica que aumenta a taxa de produção de mudas em até 40 vezes, de forma segura e sadia, pode se tornar mais viável
Silagem de milho: combinando volume com qualidade
seleção dos híbridos é o primeiro passo para se obter uma silagem com alta qualidade
Nematoide em soja
Fatores como solos de textura média e sequências de culturas suscetíveis contribuem para o aparecimento de populações elevadas que podem causar perdas de até 25% na produção.
Artesanato como opção de renda para mulheres e jovens
Uma renda extra mensal que varia de 50 a 300 reais para auxiliar no custeio da família rural
Alimentação energética para abelhas durante a entressafra
As colônias devem ser alimentadas tão logo seja identificado o enfraquecimento das mesmas
Criação de peixes pode ser uma boa alternativa de negócio
A solução para o crescimento sustentável dessa atividade é mais complexa que a simples construção de processadoras de peixes
Raça Pé-Duro pode melhorar a qualidade da carne
Estratégias de utilização de recursos genéticos animais para produção eficiente de carne bovina de qualidade em diferentes regiões do País
BRS Brau: cevada cervejeira resistente a oídio
Lançamento da Embrapa Trigo, cultivar tem produtividade de 5 toneladas por hectare e pode reduzir gastos
Sólidos de dejetos suínos geram fertilizantes orgânicos
Equipamento faz separação mecânica dos dejetos para concentrar nutrientes e facilitar a produção do fertilizante
Brusone e mancha do arroz podem causar 100% de perdas
Escolha de cultivares tolerantes e sadias, adubação equilibrada e bom preparo de solo são fundamentais para o controle

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada