dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    

A aprovação do novo do código florestal levantou várias discussões sobre uso e ocupação do solo em áreas agrícolas. A academia, ao debruçar-se sobre o tema, mostra números baseados em estudos científicos, mas suas análises ainda não conseguiram ter repercussão suficiente para convencer a sociedade e a classe política a agir sobre áreas de terra sensíveis ao uso. Um dos temas fundamentais que vem sendo questionado é sobre a quantidade de terra a ser perdida ou ganha pela agricultura se o atual ou o antigo código fossem aplicados na íntegra. Há uma corrente que defende a utilização de terras em áreas de preservação permanente que já vêm sendo cultivadas ao longo dos anos e outras que defendem a conservação dessas terras por meio da preservação das florestas nativas.

A questão relevante, em muitos casos, é a de entender a dinâmica de uso da terra nos diferentes biomas. Sem a compreensão clara de como o homem rural se relaciona com o meio, não será possível criar um norte para a tomada de decisão no que tange à utilização do espaço nas áreas de preservação permanente.

A academia possui formas de abordar o assunto de maneira mais sensata que a classe política ou a sociedade em geral, embora o senso não deixe de incluir em si uma boa dose de “emoção”. De qualquer forma, todos interessados no assunto devem pensar em como propor alguns modelos que não excluam o tipo de atuação do homem rural.

No que tangencia essa discussão, estão as questões de sobrevivência e acesso à agua. A constatação de que o Semiárido Nordestino está sofrendo uma das piores secas dos últimos anos faz os olhos voltarem-se para os antigos problemas: convívio com a seca, obras para ampliação da capacidade hídrica, recursos desviados etc.

Com o crescimento da economia, cidades do sertão nordestino expandiram suas áreas urbanas e a relação com o meio rural passou a ser mais atrelada aos processos de urbanização. A locomoção se dá de forma diferente daquelas que eram próprias do campo. O trabalhador rural tem mais acesso aos recursos da cidade, pois a moto facilitou a chegada até ela. Por outro lado, a antiga classe média que hoje ascende passa a ocupar condomínios na beira do rio São Francisco e a usufruir de recursos para o lazer antes destinados apenas a fornecimento de serviços ambientais ao meio rural. Essa dinâmica ocorre no país inteiro, dos rios da região norte às represas do sudeste.

Um estudo da Embrapa mostra que, ao longo de 21 anos na região de Petrolina-PE/Juazeiro-BA, houve um aumento de áreas degradadas em torno do Rio São Francisco, com perda da cobertura vegetal natural de 10%, além da duplicação da extensão das áreas destinadas a pastagem e agricultura irrigada. As áreas classificadas como pastagem e agricultura de sequeiro tiveram crescimento de 102%, enquanto que áreas irrigadas, 132%, de 1987 a 2008. Próximos aos cursos d’água predomina agricultura irrigada e, conforme aumenta a distância em relação ao canal principal do rio, onde antes existia caatinga original, aumentaram as áreas de pastagem e agricultura de sequeiro. Além disso, em Petrolina (PE), maior município da região, a área de agricultura irrigada cresceu 169%, a cobertura vegetal natural reduziu-se em 20% e a área urbana teve uma expansão de 195%.

Essa dinâmica está ligada ao comportamento do homem rural. À medida que a agricultura sofisticou-se, o trabalhador passou a ocupar postos de trabalho nas propriedades tecnificadas para a agricultura irrigada. A agricultura familiar passou a sofrer a concorrência das bolsas sociais. Em muitos casos, o estímulo do complemento social foi maior que o de continuar cultivando. É de se questionar o porquê do trabalhador continuar produzindo seu próprio alimento, cultivando sua própria terra. Isto realmente vai fixar o homem no campo? Será que ele não seria mais atraído a trabalhar numa propriedade empresarial que lhe desse mais garantias de sustento que a sua própria terra?

Sem dúvida, o manejo de terras de uma agricultura mais empresarial utiliza os recursos do meio de forma diferente daquela de uma propriedade familiar. Essa diferença pode levar a maior degradação por explorar o solo mais intensamente? Mas, por outro lado, pode também criar meios de ter reservas de compensação em áreas mais extensas?

A pesquisa da Embrapa citada mostrou que a recuperação de matas ripárias degradadas do Rio São Francisco no Bioma Caatinga é necessária e deve ter caráter prioritário nas políticas públicas para o Semiárido. O descumprimento do código florestal atual ocorreu na totalidade da região estudada, com relação aos 500 metros de área de preservação permanente do entorno do rio. Também ficou demonstrado que a cobertura vegetal distribuiu-se de maneira diferenciada para os ambientes ripários adjacentes às margens e que os solos, na maioria degradados, apresentaram altos teores de salinidade. Daí a referida pesquisa ter definido como essenciais as ações de recuperação de solos e de recomposição da vegetação.

Ainda nesse estudo (que abrangeu cerca de 300 km de margem do rio São Francisco), identificaram-se 4 tipos de manejo em função das interações entre propriedade e usuário: familiar (individual e coletiva) e empresarial (familiar e societária). Estes resultados mostraram que, qualquer que fosse o estado de conservação da área, havia nela uma clara relação com o tipo de manejo. Portanto, qualquer ação futura de recuperação estaria vinculada ao tipo de manejo. A presença da biodiversidade natural foi um fator explorado no estudo e constatou-se que os homens rurais a enxergavam e lhe davam importância, o que é coerente com o resultado do estudo da dinâmica de uso da terra ao longo dos anos, mas não é coerente com os manejos que foram utilizados.

Portanto, é claro que a questão não passa apenas por legislações que venham a coibir ou incentivar o uso agrícola das terras, mas de como criar mecanismos que garantam a sustentabilidade do meio rural sem deixar de lado as interfaces urbano-rural e as tradições, cultura e expectativas do homem rural de cada região.

O estudo permite que as novas ações de recuperação baseadas no novo código florestal devam considerar além das questões de solo e de vegetação, o tipo de manejo da propriedade, para efeitos de recuperação de APP de rio, principalmente no Semiárido. Além da discussão de elaboração ou aplicação de novas leis ambientais, valendo-se dos dados apurados pelo referido trabalho, tem-se que levar em conta o homem rural que se instala nas propriedades, sem o que nenhuma lei será devidamente respeitada.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Arci Mendes
20/12/2012 07:58:44
Estudo interessante que mostra como devemos cuidar nosso planeta partir de pequenas bacias e biomas, com regulamentação adequada. A grande questão é criar mecanismos e condições para a retenção do pequeno agricultor na propriedade. Seu trabalho ainda é muito mais sofrido do que de um operário urbano. Ferramentas, acessos e perspectivas que a indústria e comércio sinaliza não são vistas no campo.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Poranga reduz custos e organiza produção e mão-de-obra
Material de ciclo precoce também permite melhor aproveitamento das janelas das culturas sucessoras e é opção para comercialização antecipada da produção
Inoculantes na safrinha elevam produção em 50% e reduzem custos em 20%
Pesquisas têm sido feitas sobre alternativas ao uso do inoculante na semente, que poderia ser feito também no sulco de semeadura.
Controle biológico da broca da cana: como conseguir resultado mais eficaz
Dados do Centro de Tecnologia Canavieira mostram que com o uso de controle biológico da cana, entre 1980 a 2005, foi reduzida a quantidade de inseticida contra a broca em 951 mil litros
Plantio define produtividade do milho safrinha
Sementes plantadas o mais cedo possível dentro do período indicado garantem produção de até 130 sacos por hectare
Dendê: fonte de óleo para biodiesel
Brasil importa aproximadamente 60% do óleo de dendê que consome. Zoneamento realizado pela Embrapa identificou mais de 30 milhões de hectares de terras aptas ao cultivo
Os impactos ambientais no contexto da sustentabilidade
Os impactos ambientais e a sustentabilidade encontram-se intimamente relacionados, porém as autoridades e a sociedade ainda não avançaram o suficiente para reverter a situação atual que nos assola
Rio São Francisco no Bioma Caatinga e o Código Florestal
É importante entender a dinâmica de uso da terra nos diferentes biomas. Sem a compreensão de como o homem rural se relaciona com o meio, não será possível criar um norte para a tomada de decisões
Potencial do capim-elefante para produção de energia renovável
Dentre os principais usos da biomassa como insumo energético estão: produção de energia térmica, energia mecânica e energia elétrica
Por que querem quebrar a safra brasileira de soja?
Fica sempre a impressão para a sociedade que os produtores gostam de pulverizar suas lavouras. Quem em sã consciência iria querer gastar dinheiro com defensivos agrícolas?
Proteção do solo nas chuvas com cultivo intercalar nas ruas do cafezal
Pesquisas apontam que culturas intercalares que mais podem causar prejuízo ao cafeeiro são: feijão, amendoim, soja, arroz, algodão, milho, girassol e mamona
O papel do Brasil na produção sustentável de alimentos e agroenergia
O Brasil é líder mundial nas tecnologias de produção na Agricultura Tropical e através da implantação do Programa ABC se prepara para desempenhar o seu papel na produção sustentável de alimentos e agroenergia
Tangerina BRS Rainha: boa para o produtor e o consumidor
Com características que contemplam aspectos importantes na propriedade e na mesa do consumidor, novo material é boa opção para diversificação de culturas na propriedade com incremento de renda
Mudanças Climáticas Globais, Florestas, Madeira e Carbono
Obra aborda a questão do Aquecimento global através da história e faz uma descrição das motivações pela quais mudanças abruptas na atualidade poderiam ser atribuídas as ações humanas
Boas práticas de manejo reduzem risco de erosão
Técnicas adequadas aumentam índice de matéria orgânica no solo e diminuem liberação de gás carbônico
Cultivo protegido em y dobra produtividade
Sistemas associados diminuem incidência de doenças em até 70%, além de quantidade de defensivos e mão-de-obra
Doenças reduzem em até 60% produção de eucalipto
Murcha de ceratocystis é principal enfermidade atualmente e além de diminuir produtividade, afeta a madeira reduzindo a produção de celulose entre 10% a 14%
Produção do biocarvão ainda é desafio para os cientistas
Origem do solo conhecido como terra preta de índio está associada a antigas ocupações indígenas pré-colombianas. Extremamente fértil e rico em carvão assunto tem fascinado cientistas
BRS Passos: a nova cultivar de lima ácida da Embrapa
Elevada produtividade, produção durante a entressafra, maior tempo de prateleira e a menor taxa de abortamento floral são algumas de suas características
Cochonilha do carmim provoca perdas de 100%
Produtor deve usar variedades resistentes e aplicar mistura a base de óleo de algodão e detergente para controlar praga
Certificação sócio-ambiental valoriza o produto e é oportuna
Proximidade da Copa do Mundo e altos preços do café criam bom período para investimento em selos sustentáveis
Silagem com cereais de inverno
Silagem de planta inteira, pré-secada ou de grãos úmidos são possibilidades de uso para os cereais de inverno

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada