dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    

A saga do trigo na COOPA-DF remonta ao ano de 1993, quando a cooperativa implantou uma usina de trigo com crédito subsidiado. A inauguração foi no ano 1994, mas logo se deu conta que precisava trigo duro importado para misturar com a variedade BR 33 que não tinha glúten suficiente para panificação. Isto era resultado direto da política da Comissão de Compra do Trigo Nacional (CTRIN), dos anos 1960 em diante, de comprar trigo independentemente do teor de glúten. Para COOPA-DF, foi quase impossível comprar trigo importado competindo com grandes moinhos, nos explicou o Sr. Canísio Maldaner, presidente então da cooperativa. O ônus da dívida naquela época, quando a inflação atingiu 84%, quase afundou a cooperativa.

Aqui entra um herói nacional, Dr. Raul Ady da Silva, saudoso geneticista de trigo que comandava a pesquisa no Departamento Nacional de Experimentação e Pesquisa (DNPEA-MA), antes da criação de Embrapa. Em 1978, Dr. Ady virou seus dotes de geneticista para o Cerrado e se transferiu ao Centro de Pesquisa Agropecuaria dos Cerrados, CPAC, (atual Embrapa Cerrados), dando continuidade aos seus trabalhos de cruzamentos e seleção de novas variedades.

Esses esforços deram lugar às BRS 254 e 264, com potencial superando 7000 kg/ha e com teor suficiente de glúten para serem panificáveis. Em 2013, a Embrapa selecionará duas entre quatro das linhagens novas apresentadas em dia de campo realizado em setembro. A ideia é multiplicar sementes em 2014 a fim de lançá-las como variedades para uso geral em 2015.

Nessa etapa final, se submete à avaliação dos produtores e técnicos do setor privado. As variedades à mostra no dia de campo foram apresentadas pelos pesquisadores Júlio César Albrecht e Márcio Só. A tabela abaixo de resultados foi mostrada no evento:

Para reduzir a incidência da brusone, a doença mais recente da cultura, os pesquisadores de Embrapa recomendaram o plantio nas duas primeiras semanas de maio, a pesar do desempenho relativamente bom do plantio de abril deste ano, que foi um mês anormalmente seco.

O combate à nova ameaça ao trigo brasileiro, a brusone, foi explanada brilhantemente pelo Seiji Igarashi, da SIGA consultoria Agrícola. A infecção pelos esporos da brusone pode ocorrer via semente, folhas ou espiga, sendo os esporos carregados longas distancias pelo vento. Os esporos pegam nas aristas emergentes e são lavadas pela chuva, orvalho ou irrigação para dentro da bainha, onde encontram condições favoráveis à infecção dos grãos incipientes da espiga.

Uma aplicação em folhas atacadas pela brusone pode reduzir o inócuo para a infecção das espigas, mas, a época de final de emborrachamento (emergência das aristas) é a mais favorável para controlar a infecção da espiga. A espiga emergida é mais cerosa, portanto a eficácia de fungicidas está reduzida após a emergência. Dr. Seiji recomenda suspender a irrigação por alguns dias após a aplicação de fungicida e cita o site da Embrapa Cerrados para maiores informações sobre o manejo da irrigação em trigo. Mas, è possível de instalar um coletor de esporos trazidos pelo vento como sistema de alarme prévo e não precisa grande número, já que o conteúdo de esporos no vento é razoavelmente uniforme, um por pivô é suficiente para saber quando aplicar fungicida preventivamente. Esses esporos são difíceis de detecção com lupa manual x10, precisa de microscópio. Seiji também tinha uma boa nova para os produtores do Cerrado, a doença giberela, prevalente no Sul, não encontra condições favoráveis no Cerrado.

Outra ameaça nova ao trigo é a Helicoverpa armigera, nova praga lepidóptera cujas larvas são polífagos e atacam muitas culturas. Ainda, explicou o pesquisador Alexandre Specht, da Embrapa Cerrados, a epidemiologia é pouco estudada, porém sabe-se que a praga já indicou uma preferência para algodão e sorgo. Ela forma pupas no solo durante a época seca e o controle na Austrália é cultivo mínimo até 10 cm. Felizmente, para o Plantio Direto, as nossas condições são diferentes dos invernos frios da Austrália e esperamos encontrar soluções compatíveis com a manutenção da cobertura no PD. Uma sugestão minha é testar o Noble Plough do Canadá, com “sweeps” horizontais que não perturbam a palha – vai precisar de discos de corte na frente das hastes, mas como a largura dos sweeps é de 1, a perturbação seria mínima. A Embrapa Cerrados deve testar isto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Pesquisa avalia o cultivo de microalgas em vinhaça
Objetivo é obter matéria-prima para biodiesel, etanol e outros produtos
Fosfatos naturais são econômicos
Utilização de sais brasileiros promove economia do fertilizante solúvel através de maior eficiência agronômica
Mulching protege solo e raízes para elevar produtividade
Nova técnica para aumento da produção de abacaxi será apresentada em simpósio
Desenvolvimento de cultivares de pupunheira para palmito
Embrapa Rondônia vem conduzindo ensaios de seleção de plantas superiores e pesquisadores preveem para breve a possibilidade de lançamento de cultivares seminais de pupunheira para a produção de palmito
Embrapa pesquisa pau-mulato para manejo de uso sustentável
Espécie florestal apresenta, em média, crescimento do diâmetro que varia de 0,9 a 2,4 centímetro ao ano. Isso demonstra a grande capacidade de crescimento desta árvore abundante em áreas de florestas de várzea
Dia de campo de trigo na COOPA-DF
Diretor Honorário da Associação de Plantio Direto no Cerrado, APDCEmbrapa selecionará duas entre quatro das linhagens novas apresentadas em dia de campo realizado em setembro. Ideia é multiplicar sementes em 2014 a fim de lançá-las como variedades para uso geral em 2015
Segunda safra de soja pode gerar surto de pragas
Com o baixo preço do milho, produtores cogitam fazer mais uma safra de soja, mas precisam ficar atentos ao manejo
Solo: fertilidade rima com produtividade
Erros ligados à manutenção da fertilidade do solo ocorrem logo no início do processo produtivo e seus efeitos refletem-se em todas as fases da atividade
Atenção à presença das lagartas na fase inicial da soja
Situação pode ocorrer não só com a Helicoverpa, mas também com outras lagartas, desde de que a vegetação de cobertura do solo
Impacto do clima na pecuária pode ser mitigado
Entre os efeitos negativos estão a diminuição da disponibilidade de grãos para a alimentação do gado, maior incidência de doenças e pastagens e forragem de baixa qualidade

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada