dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
Segunda safra de soja pode gerar surto de pragas
Com o baixo preço do milho, produtores cogitam fazer mais uma safra de soja, mas precisam ficar atentos ao manejo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
17/10/2013

Os baixos preços no mercado do milho podem resultar em uma segunda safra preocupante para os produtores de Mato Grosso. Isso porque, no momento, a produção está inviabilizada em algumas regiões do estado, pois o atual preço não cobre o custo de produção. De acordo com produtores visitados pelas equipes do Circuito Tecnológico, muitos devem fazer safrinha de soja quando normalmente se planta milho ou algodão, ou ainda outras espécies para que haja a rotação de culturas.

Outro fator para que a safrinha de soja ocorra é o regime de chuvas. Com o atual cenário, o produtor verifica que haverá prejuízos na safra de milho. Porém, segundo o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas, é preciso pensar à frente. “O produtor precisa levar muita coisa em conta: o custo benefício, a viabilidade econômica e técnica”, orienta.

Caso o produtor opte por fazer a segunda safra de soja, ele também corre o risco de ter um alto custo devido aos diversos tratamentos fitossanitários que terá que fazer, tanto contra doenças como para pragas. “Sem essas aplicações a colheita é inviabilizada, ou seja, se plantar tem que cuidar da melhor forma para que gere a receita que seria a ideia”, explica Nery.

Segundo ele, nos três últimos anos a prática vem acontecendo e os produtores estão tendo resultado que dentro dos seus custos é viável, mas não necessariamente indicado do ponto de vista técnico.

O fitopatologista e pesquisador há mais de 40 anos, José Tadashi Yorinori, que também integra a equipe do Circuito, alerta sobre o risco de aumentar a incidência de pragas nas próximas safras devido à ponte verde que deve se formar quando se dá continuidade com a mesma cultura. Sem este intervalo de tempo, a lavoura fica suscetível a doenças e pragas.

“A safrinha vai receber todo rescaldo da produção de verão, tanto da ferrugem e agora também da helicoverpa, que pode formar uma ponte verde que geraria muito prejuízo”. Nery explica que as pragas estarão no seu auge de incidência nas lavouras após a colheita, no caso da safrinha, que logo pode passar facilmente para a safra de verão.

Segundo Tadashi, o impacto nessa atual safrinha de soja que pode se formar será menor por causa do vazio sanitário, mas as sojas guaxas geradas após a colheita e as chuvas manterão estas plantas vivas. Consequentemente, segundo ele, haverá um aumento de risco de infestação. “Aumenta porque vamos ter um período maior de soja que poderá multiplicar a população de helicoverpa, isso é um risco”, alertou. Ele também frisou a dificuldade de ainda se controlar a praga e até mesmo de identifica-la, por isso, é preciso ter cautela.

Na opinião dele, é melhor o produtor caprichar no preparo do solo para safra seguinte, mesmo que não plante o milho por conta da expectativa de preço baixo, mas que faça então uma cobertura. “O agricultor brasileiro hoje que tem o beneficio de plantar soja e ganhar dinheiro com soja, diferente dos Estados Unidos que valoriza muito mais o milho, tem que fazer o melhor possível para ter a melhor safra de soja. Isso porque milho está arriscado tanto por seca, preço, armazém, transporte, e o Estados Unidos produz muito bem”, finalizou ele.

Circuito Tecnológico
A expedição é uma realização da Aprosoja e Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MT) e tem como patrocinadores Basf, Dow Agrosciences e Bayer. O grupo é formado por oito equipes que visitaram no total 600 propriedades nas regiões produtoras de soja. Fazem parte das equipes profissionais da área técnica, os supervisores da Aprosoja, colaboradores do Senar, estudantes do curso de Agronomia e consultores da Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Nesta primeira semana, de 14 a 18 de outubro, serão visitadas as regiões Norte e Oeste.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Carlos M. Santiago
17/10/2013 16:28:58
O produtor precisa ter em mente na hora de tomar a decisão de plantio sequencial, que o ambiente de soja sobre soja é favorável à proliferação de pragas e doenças na sua lavoura. Esses são os problemas contra os quais lutamos em toda a história da agricultura. Como em qualquer análise de investimento, os riscos devem ser considerados, principalmente porque eles serão potencializados em cada safra, podendo, com o passar do tempo, inviabilizar a safra principal de soja.
Quando aumentar a quantidade de aplicações na safrinha, e isso se tornar público, o valor desse produto pode sofrer pressão de desvalorização pelo uso intensivo de defensivos. Então voltaremos para o lugar de onde não deveríamos ter saído: milho safrinha.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Pesquisa avalia o cultivo de microalgas em vinhaça
Objetivo é obter matéria-prima para biodiesel, etanol e outros produtos
Fosfatos naturais são econômicos
Utilização de sais brasileiros promove economia do fertilizante solúvel através de maior eficiência agronômica
Mulching protege solo e raízes para elevar produtividade
Nova técnica para aumento da produção de abacaxi será apresentada em simpósio
Desenvolvimento de cultivares de pupunheira para palmito
Embrapa Rondônia vem conduzindo ensaios de seleção de plantas superiores e pesquisadores preveem para breve a possibilidade de lançamento de cultivares seminais de pupunheira para a produção de palmito
Embrapa pesquisa pau-mulato para manejo de uso sustentável
Espécie florestal apresenta, em média, crescimento do diâmetro que varia de 0,9 a 2,4 centímetro ao ano. Isso demonstra a grande capacidade de crescimento desta árvore abundante em áreas de florestas de várzea
Dia de campo de trigo na COOPA-DF
Diretor Honorário da Associação de Plantio Direto no Cerrado, APDCEmbrapa selecionará duas entre quatro das linhagens novas apresentadas em dia de campo realizado em setembro. Ideia é multiplicar sementes em 2014 a fim de lançá-las como variedades para uso geral em 2015
Segunda safra de soja pode gerar surto de pragas
Com o baixo preço do milho, produtores cogitam fazer mais uma safra de soja, mas precisam ficar atentos ao manejo
Solo: fertilidade rima com produtividade
Erros ligados à manutenção da fertilidade do solo ocorrem logo no início do processo produtivo e seus efeitos refletem-se em todas as fases da atividade
Atenção à presença das lagartas na fase inicial da soja
Situação pode ocorrer não só com a Helicoverpa, mas também com outras lagartas, desde de que a vegetação de cobertura do solo
Impacto do clima na pecuária pode ser mitigado
Entre os efeitos negativos estão a diminuição da disponibilidade de grãos para a alimentação do gado, maior incidência de doenças e pastagens e forragem de baixa qualidade

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada