dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    

O palmito da pupunheira (Bactris gasipaes Kunth, var. gasipaes Henderson) é um produto muito apreciado e com alto potencial de comercialização, tanto no mercado consumidor nacional, quanto internacional. O Brasil continua sendo o maior exportador, consumidor e produtor, com aproximadamente 95% do total mundial. A produção brasileira, segundo dados do IBGE em 2008, foi de 5.874 toneladas, sendo que a região Norte responde por 97% desse total.

Os principais estados produtores de palmito são Pará (95%), Mato Grosso (1,3%) e Rondônia (1,2%). O consumo interno estimado é de 100 a 120 mil toneladas/ano. Nesse contexto, o palmito ainda é considerado “artigo de luxo” para a maioria dos brasileiros e as regiões Sul e Sudeste lideram o consumo do produto em conserva.

Em termo botânico, o palmito é formado por um conjunto de folhas imaturas, protegidas pelo envoltório das bainhas das folhas externas totalmente desenvolvidas. Para ser classificado comercialmente como produto de boa a ótima qualidade, ou palatabilidade, o palmito deve apresentar textura tenra, sabor suave e maciez ao paladar, baixa fibrosidade, coloração e odor típicos da espécie palmiteira. É um produto de baixo teor calórico e ausência de princípios tóxicos.

Plantas de pupunheira palmiteira, oriundas da região de Yurimáguas, no Peru, destacam-se das demais palmáceas por se constituírem numa população de híbridos com características genéticas, agronômicas e agroindustriais altamente desejáveis.

Cultivares
Visando disponibilizar novas cultivares de pupunha palmiteira para o Brasil foi elaborado, em 2004, um projeto de pesquisa que constituía uma Rede de Melhoramento Genético da Pupunheira formada pelas unidades da Embrapa na Amazônia, pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), e instituições de pesquisa do Espírito Santo e Paraná, sob a coordenação da Embrapa Florestas (Colombo, PR).

A segunda fase do projeto foi realizada no período 2008 a 2011, e consistiu no avanço das avaliações de pupunheiras das populações Yurimáguas (raça Pampa Hermosa) e Benjamin Constant (raça ‘macrocarpa’ Putumayo), oriundas, respectivamente, do Peru e Brasil. Atualmente está em andamento a fase 3, de seleção e multiplicação, com o projeto “Melhoramento genético da pupunheira para palmito em diferentes regiões brasileiras”, liderado pelo pesquisador da Embrapa Florestas, Antônio Nascim Kalil Filho.

Os principais avanços até agora da fase 3 - com execução de 2011 a 2015 - em relação à anterior, são os objetivos finalísticos e produtos a serem alcançados, ou seja, registro e lançamento de cultivares de pupunheira palmiteira propagadas por sementes (seminal) ou, de forma inovadora, por clone (clonal); a implantação de campos de produção de sementes por mudas ou clones, além da transferência das tecnologias geradas aos produtores de palmito.

A Embrapa Rondônia, como membro da Rede de Melhoramento da Pupunheira, vem conduzindo os ensaios de seleção de plantas superiores da população Yurimáguas, nos municípios de Machadinho do Oeste e Porto Velho. Os pesquisadores preveem para breve a possibilidade de lançamento, para Rondônia, de cultivares seminais de pupunheira para a produção de palmito.

Financiamentos
Para o desenvolvimento do conjunto de atividades citadas, os pesquisadores da Embrapa Rondônia tiveram o aporte de recursos financeiros de várias fontes de financiamento. Os projetos “Desenvolvimento de tecnologia para a produção de matéria-prima visando à produção de biocombustíveis no Estado de Rondônia” e “Estabelecimento de protocolos para propagação vegetativa in vitro de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth)”, executados de dezembro de 2007 a dezembro de 2010, foram financiados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

As atividades dos projetos para o desenvolvimento de cultivares de pupunheira palmiteira recebem recursos financeiros do Tesouro Nacional, repassados à Embrapa, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Pesquisa avalia o cultivo de microalgas em vinhaça
Objetivo é obter matéria-prima para biodiesel, etanol e outros produtos
Fosfatos naturais são econômicos
Utilização de sais brasileiros promove economia do fertilizante solúvel através de maior eficiência agronômica
Mulching protege solo e raízes para elevar produtividade
Nova técnica para aumento da produção de abacaxi será apresentada em simpósio
Desenvolvimento de cultivares de pupunheira para palmito
Embrapa Rondônia vem conduzindo ensaios de seleção de plantas superiores e pesquisadores preveem para breve a possibilidade de lançamento de cultivares seminais de pupunheira para a produção de palmito
Embrapa pesquisa pau-mulato para manejo de uso sustentável
Espécie florestal apresenta, em média, crescimento do diâmetro que varia de 0,9 a 2,4 centímetro ao ano. Isso demonstra a grande capacidade de crescimento desta árvore abundante em áreas de florestas de várzea
Dia de campo de trigo na COOPA-DF
Diretor Honorário da Associação de Plantio Direto no Cerrado, APDCEmbrapa selecionará duas entre quatro das linhagens novas apresentadas em dia de campo realizado em setembro. Ideia é multiplicar sementes em 2014 a fim de lançá-las como variedades para uso geral em 2015
Segunda safra de soja pode gerar surto de pragas
Com o baixo preço do milho, produtores cogitam fazer mais uma safra de soja, mas precisam ficar atentos ao manejo
Solo: fertilidade rima com produtividade
Erros ligados à manutenção da fertilidade do solo ocorrem logo no início do processo produtivo e seus efeitos refletem-se em todas as fases da atividade
Atenção à presença das lagartas na fase inicial da soja
Situação pode ocorrer não só com a Helicoverpa, mas também com outras lagartas, desde de que a vegetação de cobertura do solo
Impacto do clima na pecuária pode ser mitigado
Entre os efeitos negativos estão a diminuição da disponibilidade de grãos para a alimentação do gado, maior incidência de doenças e pastagens e forragem de baixa qualidade

Conteúdos Relacionados à: Palmáceas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada