dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    

No cenário pós-moderno – globalizado –, quem investe numa organização está, sem sombra de dúvidas, adquirindo capital intelectual e não, somente, capital físico. O interesse organizacional concentra seu foco, nesse novo enfoque comercial, na gestão de um conjunto de talentos, habilidades, capacidades e ideias: ou seja – Capital Intelectual.

Em três fontes, a rigor, concentra-se e pode ser encontrado o Capital Intelectual: (i) pessoas; (ii) estruturas; e (ii) clientes. Temos assim, concomitantemente, o Capital Humano, o Capital estrutural e o Capital do Cliente. Distinguir as nuances encontradas no Capital Humano e Capital Estrutural é função de suma importância pra a gestão do conhecimento.

A renovação e o desenvolvimento têm como fonte o Capital Humano. Abrigar indivíduos inteligentes, tanto na empresa urbana quanto na rural, não garante o status de organização inteligente. Uma instituição comercial para ter sucesso no mercado globalizado e aproveitar todo o manancial de diversidade social e as grandes diferenças individuais – competências –, precisa, a todo o momento, moldar, padronizar e transformar o seu manancial de informações técnicas em conhecimento.

Seguindo esta lógica, as organizações pós-modernas precisam socializar, contextualizar e tornar pertinente seu portfólio de conhecimentos – competências organizacionais essências – que representam as práticas inovadoras própria da organização e que não oferecem nenhuma chance de serem copiadas por seus principais concorrentes. Entretanto, para que isso aconteça, elas precisarão consolidar ativos intelectuais estruturados, tais como: (i) sistema de informação; (ii) laboratórios; (iii) inteligência competitiva e de mercado; (iv) conhecimento dos canais de mercado; e (v) foco gerencial que transforme o Know-how individual (competências) em propriedade de um grupo. Assim sendo, o Capital Intelectual, numa olhar operacional, é a capacidade que uma organizacional desenvolve de suprir as exigências de mercado.

Se uma organização quiser maximizar suas atividades em uma praça distante de sua matriz precisará identificar técnicas e tecnologias que possam se transportadas para qualquer outro lugar. Ela precisará de um “protótipo”, ou seja, um conjunto de aplicativos, manuais e outras formas de conhecimento estruturado que possa ser facilmente adaptado de modo a levar em consideração as leis locais e trabalhar com diversas linhas de produtos ou serviços.

O Capital Intelectual se transforma em dinheiro nos relacionamentos com os clientes. A marca também é uma forma de Capital do Cliente. A mesma dever ser avaliada de forma estruturada e obedecer a uma metodologia específica.

Existe a necessidade de se calcular quanto os clientes mais importantes estão dispostos a pagar por um produto de marca ao se contrapor a um genérico. O conhecimento compartilhado é a forma máxima do Capital do Cliente.

O estímulo ao desenvolvimento e a renovação exigem uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional, onde haja uma ponte que transforme conhecimento tácito em explícito, gerando assim um conjunto de competências essenciais inimitáveis e de grande relevância na perpetuação da organização.

Como herança do pós-guerra, dois conceitos ligados ao desenvolvimento econômico surgiram: (i) O capital humano do País, identificado na necessidade de prover a educação do povo; e (II) os investimentos em ciência, que para Maurício Antônio Lopes – presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – “são as variáveis que mais capacidade têm para explicar a riqueza das nações, e é menos relevante o papel dos recursos naturais”. Assim, segundo o pensar de Lopes (2013), “a construção da riqueza de um país fundamenta-se nas prioridades que são dadas pela sociedade para o investimento no povo, na ciência e na tecnologia”.

Portanto, desenvolver os indivíduos e as organizações significa desenvolver o capital intelectual individual, mais precisamente o conhecimento tácito, transformando-o em explicito – competências individuais essenciais á renovação e ao desenvolvimento inovador e sustentável; além da possibilidade de edificação de um portfólio de competências essenciais – que possa garantir o desenvolvimento da organização em seus aspectos técnicos, econômicos e sociais – agregando valor ao crescimento sustentável da população e do país.

Referências bibliográficas
LOPES, M. A. Uma indústria chamada agricultura. Portal Dia de Campo. Disponível aqui
Acessado em 14/10/2013.
NONAKA, I. ; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Helicoverpa: Fundação MT divulga resultados de pesquisa para controle
Com a planta no estágio vegetativo e quando a lagarta está nos primeiros estágios o controle é mais fácil
BRS Isis: nova cultivar de uva de mesa resistente ao míldio
Vermelha e sem sementes, nova variedade será lançada na próxima terça-feira, 26, em Pernambuco
Pesquisadores levam tecnologias a diversas regiões do país
Iniciativa passará pelas principais regiões produtoras, levando aos técnicos da extensão rural orientações sobre o manejo das principais ameaças fitossanitárias, dentre elas, a Helicoverpa armigera
Micotoxinas: o problema pode estar na ensilagem mal conduzida
As micotoxinas podem ser produzidas em qualquer etapa de produção de alimento, desde o campo, até o fornecimento no cocho. A adoção de boas práticas na ensilagem, que auxiliem a redução na contaminação por fungos e, consequentemente, a produção de micotoxinas, é importante
Capital intelectual - linha direta da renovação e do desenvolvimento
O interesse organizacional concentra seu foco na gestão de um conjunto de talentos, habilidades, capacidades e ideias; ou seja, no Capital Intelectual
Calibração de deposição de agrotóxicos e bioinseticidas
Ao utilizar princípios ativos químicos ou biológicos objetivo é fazer com que uma quantidade mínima do produto aplicado atinja o alvo no local da planta onde o inseto se alimenta
Pesquisa avança no controle biológico da ferrugem do cafeeiro
Estudo demonstra sensibilidade do agente causador da doença à radiação ultravioletavioleta-B
Sementes piratas roubam de toda a cadeia
O emprego de sementes de origem clandestina causa problemas diretos para o pecuarista e os animais e indiretos para toda a cadeia
Besouros na fazenda indicam incidência de corós
Praga reduz produtividade do milho safrinha em cerca de 20% e deve ser combatida com tratamento de sementes e o monitoramento da lavoura anterior
Saterê e Marabitana são as novas cultivares de guaraná da Embrapa
Alta produtividade e resistência a doenças são as principais características dos materiais que são recomendados para conter antracnose

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada