dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
BRS Isis: nova cultivar de uva de mesa resistente ao míldio
Vermelha e sem sementes, nova variedade será lançada na próxima terça-feira, 26, em Pernambuco
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Giovani Antonio Capra, Embrapa Uva e Vinho
21/11/2013

A Embrapa lança na próxima terça-feira, 26, a cultivar BRS Isis, uva de mesa vermelha, sem sementes e resistente ao míldio, a mais danosa doença da videira em condições tropicais brasileiras. O lançamento acontece em evento com início às 18h30, no auditório da biblioteca do campus Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). Na quarta-feira, 27, pela manhã, produtores, técnicos e demais interessados terão a oportunidade de verificar o comportamento da variedade em campo, na Fazenda Brasiluvas – Labrunier, Grupo JD, em Curaçá (BA).

A resistência da BRS Isis ao míldio pode significar uma redução no número de aplicações de fungicidas tradicionalmente adotado para uvas finas de mesa, ou seja, a cultivar se enquadra na perspectiva de promoção da agro sustentabilidade – conceito dentre os prioritários para o Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, no qual a nova variedade foi desenvolvida. Segundo a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Patricia Ritschel, uma das coordenadoras do Programa de Melhoramento, a resistência da BRS Isis foi registrada em diversos experimentos. Em avaliações de campo, realizadas em 2008, na Estação Experimental de Viticultura Tropical (EVT) da Embrapa Uva e Vinho, em Jales (SP), sob condições de temperatura e umidade favoráveis à ocorrência da doença, a nova cultivar recebeu nota como altamente resistente. O mesmo sucedeu-se em teste realizado em casas de vegetação, também em ambiente propício à disseminação de míldio, de maio a junho deste ano, durante 57 dias de avaliação.

 

Comparativo: BRS Isis (cachos nas laterais da foto) apresenta uniformidade de coloração vermelha, em relação à Crimson Seedless (cacho mais claro, no centro)

Outro atributo da BRS Isis é o tamanho grande de baga (18,5 milímetros de diâmetro por 28,5 milímetros de comprimento), “acima do mínimo exigido pelo mercado internacional”, assinala Patricia. Ela destaca que esse tamanho é obtido naturalmente, dispensando o uso de giberelina, um hormônio de crescimento – ou seja, também aqui a nova variedade alinha-se à perspectiva de agro sustentabilidade.

Afora isso, a nova variedade é extremamente produtiva, ressalta a pesquisadora: no Vale do São Francisco, no Nordeste do Brasil, a BRS Isis alcançou produtividade de 26 toneladas por hectare por safra, em quatro colheitas sucessivas. Isso se traduz em uma produção de 52 toneladas por hectare anuais, diante da possibilidade de se fazer, na região, duas safras da cultivar por ano. “E com um nível de doçura bastante bom – de 16º a 21º brix – e textura crocante”, acrescenta Patricia.

Outros dados técnicos
A BRS Isis adapta-se bem às condições de clima tropical do Brasil. Áreas de validação da cultivar foram implantadas em Curaçá (BA), em Petrolina (PE), em Jaíba (MG) e em Elias Fausto (SP).

Ela também tem altos níveis de compostos fenólicos, presentes naturalmente na uva, e que têm sido destacados na literatura especializada por contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, foi feita análise do índice de polifenóis totais (IPT) e de antocianinas totais na película das variedades BRS Isis e Crimson Seedless, ambas produzidas no Vale do Submédio São Francisco. A nova cultivar apresentou cerca de duas vezes e meia mais antocianinas totais, o que se atribui à sua cor mais escura e uniforme, enquanto o IPT foi cerca de 30% superior em comparação à Crimson Seedless.

Material propagativo de BRS Isis poderá ser obtido, sob encomenda, para plantio em 2014, junto aos viveiristas licenciados pela Embrapa (Vitácea, pelo telefone (35) 9903-4726; Beifiur, pelo (54) 3388-9060; Rasip, (54) 3231-4700; e Clone, (41) 3253-2940. Mais informações junto à Embrapa Produtos e Mercado, pelo e-mail: spm.sac@embrapa.br ou pelo telefone (19) 3749-8888.

Circuito de divulgação
O lançamento da BRS Isis integrará um circuito de divulgação, no Vale do Submédio São Francisco, do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa – cuja coordenação é compartilhada pelo pesquisador João Dimas Garcia Maia, da EVT.

O evento em que a cultivar será lançada, na terça-feira, 26, no auditório da biblioteca do campus Petrolina da Univasf, será o Seminário técnico Novas cultivares brasileiras de uva de mesa no semiárido. Na quarta, 27, a programação inicia-se com manhã de campo sobre a nova variedade na Fazenda Brasiluvas – Labrunier, Grupo JD, em Curaçá (BA). À noite, também no auditório da biblioteca do campus Petrolina da Univasf, acontece o Seminário técnico Novas cultivares brasileiras de uva para suco no semiárido. No dia 28, na Fazenda Queiróz Galvão, em Petrolina, ocorre manhã de campo sobre a cultivar BRS Magna, lançada em novembro do ano passado. Para todas as atividades as inscrições devem ser feitas no site da Embrapa Uva e Vinho, através do link www.cnpuv.embrapa.br/eventos ou por telefone (54) 3455-8087, com Mônica, ou (87) 3861-4442, com Gilberto. Para as manhãs de campo as vagas são restritas.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Helicoverpa: Fundação MT divulga resultados de pesquisa para controle
Com a planta no estágio vegetativo e quando a lagarta está nos primeiros estágios o controle é mais fácil
BRS Isis: nova cultivar de uva de mesa resistente ao míldio
Vermelha e sem sementes, nova variedade será lançada na próxima terça-feira, 26, em Pernambuco
Pesquisadores levam tecnologias a diversas regiões do país
Iniciativa passará pelas principais regiões produtoras, levando aos técnicos da extensão rural orientações sobre o manejo das principais ameaças fitossanitárias, dentre elas, a Helicoverpa armigera
Micotoxinas: o problema pode estar na ensilagem mal conduzida
As micotoxinas podem ser produzidas em qualquer etapa de produção de alimento, desde o campo, até o fornecimento no cocho. A adoção de boas práticas na ensilagem, que auxiliem a redução na contaminação por fungos e, consequentemente, a produção de micotoxinas, é importante
Capital intelectual - linha direta da renovação e do desenvolvimento
O interesse organizacional concentra seu foco na gestão de um conjunto de talentos, habilidades, capacidades e ideias; ou seja, no Capital Intelectual
Calibração de deposição de agrotóxicos e bioinseticidas
Ao utilizar princípios ativos químicos ou biológicos objetivo é fazer com que uma quantidade mínima do produto aplicado atinja o alvo no local da planta onde o inseto se alimenta
Pesquisa avança no controle biológico da ferrugem do cafeeiro
Estudo demonstra sensibilidade do agente causador da doença à radiação ultravioletavioleta-B
Sementes piratas roubam de toda a cadeia
O emprego de sementes de origem clandestina causa problemas diretos para o pecuarista e os animais e indiretos para toda a cadeia
Besouros na fazenda indicam incidência de corós
Praga reduz produtividade do milho safrinha em cerca de 20% e deve ser combatida com tratamento de sementes e o monitoramento da lavoura anterior
Saterê e Marabitana são as novas cultivares de guaraná da Embrapa
Alta produtividade e resistência a doenças são as principais características dos materiais que são recomendados para conter antracnose

Conteúdos Relacionados à: Viticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada