dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Agronegócio    
Escapando do culto ao pessimismo
Somos cada vez mais levados a enxergar tudo sob uma perspectiva de curto prazo e a duvidar de nossas possibilidades e capacidades transformadoras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Maurício Antônio Lopes, presidente da Embrapa
12/06/2017

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/Mauricio_Lopes_Junho_2017_ARTIGOS_201761213500.jpg

O futurista americano Frank Spencer analisou em artigo recente por que as catástrofes e o negativismo exercem tão grande fascínio sobre as pessoas. Somos, avalia ele, cada vez mais levados a enxergar tudo sob uma perspectiva de curto prazo e a duvidar de nossas possibilidades e capacidades transformadoras. Nada de levar em conta a trajetória humana em prazos mais longos – como no último século, em que a humanidade alcançou grande avanço e progresso. Segundo Spencer, quem busca emergir do pessimismo desse nosso tempo, apontando os avanços em todos os campos da atividade humana, corre o risco de ser ridicularizado e caracterizado como ingênuo e simplista. E, pior, muitos acreditam que a ênfase no negativo os coloca em uma posição de superioridade intelectual, o que só faz crescer a multidão de pessimistas.

Má notícia para o Brasil, imerso em séria crise política, com profundas repercussões na economia e na vida da sociedade. Ao infortúnio nacional somam-se abundantes prenúncios de catástrofes globais, a todo tempo antecipadas em todas as mídias: o crescimento do nacionalismo, da xenofobia e do risco de caos econômico; o acirramento dos conflitos religiosos, do terrorismo e do ódio racial; as pandemias e o terrorismo digital; a mudança climática trazendo estresses intoleráveis; a vigilância de governos e corporações; a erosão das conexões entre humanos; a corrupção corporativa e muito, muito mais. Os profetas do infortúnio parecem dominar todas as visões do futuro, espalhando o sentimento da insegurança e do desespero e nos afogando em um mar de cenários apocalípticos.

Spencer conclui que devemos, sim, pensar sobre o futuro com um olhar crítico, mas sem deixar embaçar nosso desejo de construir caminhos virtuosos para o amanhã. O pensamento crítico não deve se dobrar ante narrativas emocionais do menor denominador comum, tão popularizadas pelas mídias sociais. Pessoas esclarecidas não devem se deixar manipular pela popularidade da mensagem de destruição e tristeza que ganha as multidões. Assim como reconhecer possíveis futuros negativos não faz alguém pessimista, trabalhar para construir uma cultura de transformação otimista não faz de alguém um utópico ingênuo e intelectualmente inferior. O mundo só se tornará melhor se investirmos nosso tempo e nossa energia em imaginar e construir futuros transformacionais, em vez de nos debatermos no pessimismo disfarçado de intelectualismo.

Recentemente, retornei de missão oficial aos Estados Unidos, dedicada a prospectar oportunidades de cooperação científica para a Embrapa, ocasião em que falei, para diversos públicos, sobre o Brasil da excelência, dos desafios, do êxito e da resiliência. Enfim, falei do Brasil que resiste à crise e segue impressionando a todos. Por onde passei, destaquei o Brasil como a maior nação do cinturão tropical do globo, uma das dez maiores economias do planeta, grande produtor e exportador agrícola, provedor que ajuda a alimentar perto de um bilhão de pessoas ao redor do mundo, de forma sustentável. A intensa agenda de seminários, visitas e diálogos envolveu organizações de ciência, tecnologia e inovação, universidades e empresas privadas nos estados de Minnesota e Califórnia e na capital Washington.

Surpreendentemente, todos os que me indagaram sobre a crise no Brasil o fizeram com postura positiva e otimista, muitos com rasgados elogios à coragem brasileira de reconhecer e enfrentar o problema da corrupção, que não está confinado às nossas fronteiras, mas disseminado em todas as partes do mundo. Apesar do incômodo que sentimos, com a exposição tão negativa do país e do custo da crise para a sociedade brasileira, é preciso saber que muitos lá fora nos olham com grande respeito e admiração. Admiração por estarmos, nós mesmos, com as nossas instituições, tratando o problema de maneira tão convicta e profunda, sem convulsões sociais ou violência.

Em todos os lugares encontrei públicos ansiosos para ouvir sobre o Brasil e sobre um dos nossos feitos mais impressionantes e admirados: a conquista da segurança alimentar e da liderança na produção de alimentos no mundo tropical. Na mesma semana em que estive fora do país, o IBGE divulgou o formidável crescimento de 13,4% do PIB da agropecuária brasileira no primeiro trimestre deste ano. Com isso, o setor registrou sua maior expansão em mais de 20 anos, retirando a economia de um ciclo de oito trimestres seguidos de retração.

Apesar disso, e de muitas outras coisas boas que acontecem no Brasil todos os dias, um grande desafio é conter o ímpeto de autoflagelação, infelizmente estimulado por muitos e de muitas formas. Na luta política e na busca de oportunidade de poder, no ceticismo e na apatia das forças que devem movimentar a produção é que reside a maior ameaça para o país: o ímpeto de desconstruir tudo na ilusão de que emergiremos das cinzas curados dos males que nos afligem. Muitos o fazem sem discernir entre o que precisa de conserto e o que segue funcionando bem e precisa ser preservado. Demonizar todas as empresas estatais porque algumas se envolveram em desvios é péssimo negócio para o país. Julgar o mundo político de maneira generalizada, simplista e superficial é também perigoso, pois o Brasil precisa construir uma solução política para a crise.

É, pois, premente que escapemos do culto ao pessimismo e à autoflagelação. O Brasil é um país extraordinário, complexo e fascinante: o que somos e temos de bom supera, em milhões de vezes, o que no momento nos causa crise e perplexidade. Esse é o momento de jogar luz e dedicar manchetes ao Brasil que dá certo, que é resiliente e que há de prevalecer!

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luiz Fernando Aarão Marques
20/06/2017 17:23:37
É confortante o conteúdo do artigo escrito pelo presidente da Embrapa, especialmente no cenário de decrepitude moral endêmica que assola o país.

Rui Teixeira
21/06/2017 08:04:38
O Mauricio Lopes, consegue com a sua competência e sabedoria, sempre mostrar caminhos, e o mais importante, não fica no discurso, pois realmente está fazendo muito, juntamente com a sua competente equipe de pesquisadores e gestores da Embrapa, e o AGROPENSA é uma prova desta ousadia de mudar para melhor os rumos deste país. Sem dúvida, a Embrapa tem sido o nosso ELO com o FUTURO.

Como brasileiro e preocupado com o legado que vamos deixar para os nossos filhos, sinto orgulho de termos profissionais como Mauricio Lopes, que possui talvez a maior virtude que atualmente uma pessoa/profissional deve ter: - RESILIÊNCIA, e esta palavra sintetiza hoje para mim exatamente o meu espirito de trabalho e na minha vida pessoal. A atitude Resiliência é a melhor opção para se "mudar tendências" e é a chave mestre para que o futuro não seja "apenas uma possibilidade".

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Café com cajá
Consórcio gera renda e conforto térmico para o agricultor e para a lavoura no Espírito Santo
Resolução do CNM fortalece recursos do Pronaf
Ampliação de valor promete melhorar contas públicas e trazer mais sustentabilidade financeira ao programa
Leguminosas eliminam aplicação de nitrogênio em florestas de eucalipto
Economia com fertilizantes foi em torno de R$ 500 por hectare, considerando uma aplicação de 100 quilos de nitrogênio por hectare nos plantios
Plantas exóticas, biodiversidade e legislação
Listas de espécies vão auxiliar a sociedade na interpretação da legislação de acesso ao patrimônio genético
Diagnóstico mostrará como reduzir perdas e elevar qualidade da soja brasileira
Monitoramento revela como algumas práticas de produção podem melhorar ou piorar a qualidade do grão e da semente comercializados
Hortitec 2017: tomates enriquecidos com licopeno são destaques da Embrapa
Trata-se de um dos compostos antioxidantes mais eficientes no combate aos radicais livres no organismo
Escapando do culto ao pessimismo
Somos cada vez mais levados a enxergar tudo sob uma perspectiva de curto prazo e a duvidar de nossas possibilidades e capacidades transformadoras
Construindo um caminho para a bioeconomia
Temos a expectativa de produzirmos soluções competitivas que nos permitam dar alternativas a todos os setores produtivos envolvidos na cadeia de Química e Tecnologia da Biomassa nacional
Consumo e produção em mudança
Nos últimos 20 anos a humanidade adicionou 1,6 bilhão de pessoas ao planeta. Até 2050, outros 2 bilhões de pessoas serão acrescidos à população mundial, acentuando a preocupação com o uso dos recursos naturais e a estabilidade dos ecossistemas que sustentam a vida na terra
Impactos da reforma trabalhista para o trabalhador rural
PL nº 6.442/2016 procura tratar do trabalho rural de forma específica, baseado nas suas peculiaridades
Um desafio viável
Analisando a fome nas médias e grandes cidades acreditamos que é possível diminuir ou erradicar o problema restabelecendo uma nova política de abastecimento
Livro aponta cenários para o desenvolvimento futuro do Brasil
Publicação é apenas a primeira etapa da iniciativa que visa a construção de cenários prospectivos para o Brasil em 2035
Embrapa apresenta tecnologias na Hortitec 2017
Sistemas de produção, insumos, equipamentos e softwares desenvolvidos pela pesquisa agropecuária serão apresentados entre os dias 21 e 23 de junho
Ponto de colheita da tangerina Ponkan determina qualidade
Alteração da cor, o aumento nos teores de açúcares e a diminuição dos ácidos são o prenúncio dos estágios finais do desenvolvimento dos frutos
Lançado manual para a identificação de doenças na cultura do arroz
Manual de Identificação de Doenças da Cultura do Arroz foi produzido pelas fitopatologistas da Embrapa Arroz e Feijão

Conteúdos Relacionados à: Sustentabilidade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada