dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    

1 - Intercalar espécies: para melhorar o uso do solo é interessante misturar, no mesmo canteiro, espécies com características diferentes, como plantas que produzem frutos com plantas que produzem folhas, ou plantas que produzem flores com plantas que produzem raiz.

2 - Usar plantas companheiras: certas plantas gostam da companhia de outras, ajudando-se mutuamente através de reações bioquímicas. Alguns exemplos de grupos de plantas que são companheiras:

Tomate, pimentão ou berinjela + alface ou chicória;
Abóbora, pepino, chuchu ou melão + feijão ou ervilha + milho
Alface ou chicória + cenoura ou rabanete
Berinjela + feijão
Beterraba + couve ou salsão
Cenoura + alface ou tomate
Repolho, brócolis, couve-flor ou repolho + cenoura, beterraba, feijão

3 - Fazer rotação de culturas: é muito importante fazer a rotação nos canteiros, ou seja, evitar o cultivo da mesma planta (ou de plantas da mesma família) sempre no mesmo canteiro. Assim, após o tomateiro não plante pimentão ou berinjela, pois são plantas da mesma família e que são sensíveis às mesmas doenças. Mas pode-se plantar alface ou cenoura ou repolho.

4 - Controlar formigas e lesmas: pode-se evitar que as formigas se aproximem da horta plantando ao redor dos canteiros hortelã, gergelim ou simplesmente espalhando carvão moído, farinha de ossos ou mesmo casca de ovo moído pelas áreas mais atacadas. Para se livrar das lesmas, a forma mais simples é atraí-las com um pano de estopa embebido em água e leite, colocado à noite ao redor das plantas atacadas. Na manhã seguinte as lesmas podem ser recolhidas sob o pano e eliminadas.

5 - Manter a vegetação espontânea: as plantas chamadas de inços, invasoras ou daninhas são geralmente abrigo para uma série de pequenos insetos e aranhas que são inimigos naturais de diversas pragas. Portanto, quanto mais “limpa” for a horta, maior a chance dela ser atacada por algum inseto.

6 - Usar plantas repelentes: algumas plantas produzem substâncias químicas que repelem os insetos que se alimentam dos cultivos. Assim, plantas como cravo-de-defunto, crisântemo, arruda, alho, entre outras, podem ser cultivadas próximas da horta como forma de prevenção.

7 - Usar resíduos orgânicos: grande parte dos resíduos domésticos pode ser utilizada para enriquecer o solo: cinza de fogão à lenha é rica em potássio e casca de ovo em cálcio. Estercos de animais e resíduos de corte de grama e mesmo da horta podem ser usados para fazer adubo através da compostagem ou da minhocultura.

8 - Observar as minhocas: as minhocas, além de fazerem húmus, são ótimas indicadoras da qualidade do solo. Quando falta matéria orgânica ou os canteiros ficam muito secos ou encharcados elas costumam fugir do local indicando que alguma coisa não está boa.

9 - Ter cuidado nas aplicações de produtos: mesmo sendo naturais, os produtos usados para o controle de pragas e doenças na agricultura de base ecológica também podem ser tóxicos e causar alergias e irritações aos humanos. Previna-se usando sempre os equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e óculos.

10 - Adaptar idéias: cada horta é um local único, com suas características próprias de solo, clima e biodiversidade. O que dá certo em um local pode não dar em outro, por uma série de motivos muitas vezes imperceptíveis. Visite outras hortas ecológicas e troque experiências com os produtores. Mas lembre-se: o importante não é copiar idéias prontas, mas sim adaptar boas idéias à sua realidade.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Junior
09/08/2010 12:20:22
Obrigado por partilhar essas informacoes.....

sergio natalino tadeu fransozo
25/10/2014 15:49:06
olá boa tarde estou pensando em montar uma horta com alguns caletões que eu retirei de minha garagem ,gostaria de saber se a possibilidade de dar certo .

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Arroz: Embrapa lança hoje primeiro híbrido
BRSCIRAD 302, que chega ao mercado na próxima safra, tem produtividade diferenciada e forte apelo comercial
Químicos não controlam mancha alvo e antracnose
Pesquisa mostra ineficiência dos produtos e recomenda a rotação de cultura e o uso de variedades resistentes
Mecanização na colheita triplica capacidade de produção
Com tecnificação, rendimento do produtor passa de 1 tonelada de raízes de mandioca por dia para 3 a 4 toneladas por dia
Inseticida 100% natural chega ao mercado
Produto à base de substâncias naturais substitui necessidade de misturar a calda para controlar ação dos insetos
Para o gado não perder peso no curral
Se o manejo não for novidade, a rês sofrerá menos estresse e ficará mais calma. A consequência disso são menos lesões, melhor qualidade de carne e mais rendimento de carcaça.
Intoxicação em animais domésticos
Os animais mais novos e os mais velhos são particularmente vulneráveis à intoxicação acidental. Os sintomas de intoxicação dependem do tipo de produto, da quantidade ingerida, do tipo de contato, das condições físicas do animal, etc.
Capacitação da Assistência Técnica em ILPF e SPD
A ILPF, associada ao SPD está proporcionado uma nova revolução na nossa agricultura, a #quot#revolução azul#quot#, que pode ser atestada pelos benefícios econômicos, ambientais e sociais gerados no campo.
Mercados de produtos coloniais da Região Oeste de Santa Catarina
A pesquisa apontou para a perspectiva de acesso a mercados de alto valor agregado, como a alta gastronomia.
Análise Genômica em Bovinos
Estudos avançados em Metagenômica e Biologia de Sistemas poderão auxiliar, por exemplo, no melhor entendimento da evolução do sistema digestivo de artiodáctilos
10 dicas para montar hortas ecológicas
É muito importante fazer a rotação nos canteiros, ou seja, evitar o cultivo da mesma planta (ou de plantas da mesma família) sempre no mesmo canteiro
Tecnologia inédita no Brasil traz novidade no combate à mosca-dos-chifres
Método de diagnóstico por DNA importado dos Estados Unidos vai identificar populações de insetos resistentes
Alta produtividade e resistência aos nematóides de galha
Lançamentos da Embrapa para a safra 2010/2011, BRS Juliana e BRS Gisele têm ciclo tardio e são adaptadas ao Cerrado
Monitoramento de doenças: economia de R$ 40 por hectare
Além do benefício econômico, agricultor recebe um selo de qualidade do Ministério da Agricultura para exportação
Terra preta de índio: solo fértil e resistente na Bacia Amazônica
Estima-se que a terra especial tenha sido produzida há mais de 4 mil anos por índios que queimavam os resíduos orgânicos e depositavam a matéria carbonizada no solo

Conteúdos Relacionados à: BRASIL
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada