dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    

Além da energia dos nossos corpos somos consumidores vorazes de energias do meio que nos cerca. Atitude que nenhum outro ser vivo apresenta. O leão descansa de 16 a 20 horas por dia, para economizar energia e poder caçar. O urso hiberna seis meses para acumular energia e pescar na primavera. Das bactérias aos elefantes, a economia e eficiência energética são características ligadas à sobrevivência, tendo a vida limitada à quantidade de energia que acumulam e aprendem a gastar com eficiência.

Menos os humanos. Para gerar energia dominamos os elementos naturais - água, sol, vento, fogo. Das rodas d’água com engrenagens de madeira às sofisticadas hidrelétricas. Dos cataventos aos aerogeradores, do aquecimento direto pelo sol aos painéis solares.

Também, desde remotos tempos, domesticamos os animais para gerar a energia necessária e aumentar a eficiência do trabalho. Alguém amarrou um boi na ponta de uma vara e fez rodar a engrenagem de uma moenda para produzir açúcar, fazer farinha, descascar arroz. Nós nos movemos com energia do meio quando inventamos a roda e logo colocamos uma parelha de burros para puxar a carroça. Daí à mobilidade com petróleo foi um pulo, mesmo que trazendo combustível das profundezas aonde a terra o confinou, provocando crescente desequilíbrio no ciclo biogeoquímico do carbono, ao produzir excesso de gases da combustão que produzem aquecimento global.

Um artigo publicado pelo jornalista Washington Novaes na Newsletter “Fronteiras da Energia”, traz números contundentes sobre o papel que cabe à nossa geração em reverter os danos atmosféricos causados pelos gases do efeito estufa. Seremos os últimos humanos, por sermos energívoros?

Nos tornamos consumidores intensivos e compulsivos de energia além dos nossos limites, para tudo de que precisamos. Alimentos, moradias, roupas, mobilidade, conforto térmico, trabalho. E com isso nos viciamos. A energia que exigimos tornou-se uma necessidade corriqueira e tendemos a usá-la de forma inconsciente como consequência desta voracidade humana e do modelo de acesso que seguimos. Um click no interruptor da parede basta para servirmo-nos. Porém a soma de todas as nossas ações inconscientes produz uma demanda coletiva gigantesca e crescente, agravada pela nossa forma de organização. Produzimos todos os dias um pico de demanda coincidente quando chegamos em casa, entre 18 e 21 horas, e acendemos todas as lâmpadas. Vamos ao posto de gasolina repetidas vezes e enchemos o tanque do carro sem refletir sobre o que foi realizado para se ter o acesso facilitado. Definitivamente não somos educados para cogitar sobre quanta tecnologia, trabalho humano e infraestrutura se aplicam para termos a comodidade de obter energia ao nosso alcance. Desperdiçamos muito, tanto de maneira direta, utilizando equipamentos e serviços inadequados, como indireta, desperdiçando energia na ineficiência de procedimentos e processos.

Segundo relatório recente da FAO - Os Rastros do Desperdício de Alimentos: Impactos sobre os Recursos Naturais (agosto 2013) -, enquanto mais de 800 milhões de pessoas no mundo passam fome, estima-se que mais de um milhão de toneladas de alimentos viram lixo todos os anos. Fatos por si inadmissíveis. Os desperdícios de alimentos em grande escala carregam com eles a energia desperdiçada para produzir. Esse estudo da FAO demonstrou que 54% do desperdício ocorrem nas fases de produção, até a armazenagem, e é mais intenso em países em desenvolvimento. Enquanto isso, 46% ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo. E o desperdício ocorre mais frequentemente em países desenvolvidos que servem ao mercado alimentos praticamente prontos para consumo. Somadas as perdas, o custo econômico do desperdício foi estimado em US$ 750 bilhões/ano. Já os custos ambientais anuais decorrentes estimados são de 3,3 bilhões de toneladas equivalentes de CO2 e de 250 quilômetros cúbicos de água diretamente envolvidos na produção. É inevitável o prognóstico de uma crise energética, da qual provavelmente sairemos ainda que vítimas da nossa própria voracidade.
 
Reeducação energética
Para reverter previsíveis prognósticos catastróficos há necessidade de nos reeducarmos. E isso é uma exigência não só para as pessoas, consumidoras passivas e inconscientes, mas também para o próprio setor gerador, distribuidoras de energia. As relações entre o setor das energias e a sociedade consumidora não pode ser uma simples relação de mercado, em que a parte geradora/distribuidora se protege com normas e regulamentos e a parte consumidora simplesmente a eles se submete. A dependência energética faz da energia uma questão estratégica.

Definitivamente, o modelo de fornecimento e consumo de energia elétrica ou combustível não se sustenta da forma como está, com o segmento fornecedor se mantendo a distancia da massa consumidora. É preciso um novo modelo que reconheça a importância da via de mão dupla entre fornecedores e consumidores seguindo uma estratégia poupadora comum. Na atualidade vivemos com um modelo que na parte fornecedora mantém um espetacular avanço tecnológico, com quadros técnicos e administrativos altamente qualificados, e que mantém incontestável eficiência em geração, transmissão e distribuição de energia. Estabelece sim o contato com os consumidores, porém restrito ao relacionamento “modelo SAC”, ou de atendimento estritamente comercial.

Os consumidores não têm canais para se manifestarem sobre o atendimento prestado pelas concessionárias. Na prática não há comunicação nem relacionamento estratégico além do operacional, para construir uma necessária sincronia, entre os consumidores e os integrantes dos sistemas de produção e vice versa. Seria necessário, antes de tudo, os fornecedores abdicarem da ideologia de quanto maior o consumo de energia, maior o volume de lucro e melhores os indicadores econômicos e negociais para o setor gerador. Não é difícil perceber que esta desejável mudança do padrão de negócios só será possível a partir de um considerável esforço de reeducação energética. E isto, se ocorrer de fato entre os principais níveis envolvidos. Do cidadão consumidor, estimulando a mudança de hábitos consumistas, até a área técnica e a administrativa do sistema.

Recentemente, em Julho de 2013, o Manual de Eficiência Energética – ANEEL anuncia pela primeira vez a possibilidade de incluir nos projetos de eficiência energética a microgeração até 1 MW e com isso estabelece uma cartilha completa sobre gestão da energia. Certamente um passo gigantesco para um modelo em que, além de consumidora, a atividade é também geradora de sua própria energia, com fontes renováveis próprias. Esse Manual é básico para a reeducação energética, que se faz necessária porque traz elementos para orientar um comportamento eficiente em relação à energia. E isso significa que o sistema pode navegar para um modelo em que a participação dos consumidores venha a se tornar mais ativa. Nada impossível depois dos 25% de redução de demanda que alcançamos nos apagões de 2001 e 2002.

Artigo originalmente publicado em 20/2/2014

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Juliano Corrêa
10/03/2014 09:18:31
Parabéns Cícero pela matéria.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Ambiência para boa produtividade de leite
Disponibilidade de água, leite e sal mineral é uma das medidas que garantem a qualidade de vida dos animais
Adubos verdes substituem insumos nas lavouras agrícolas
Durante o período de entressafra, os adubos verdes promovem melhorias em atributos físicos, químicos e biológicos do solo, auxiliam no controle de plantas invasoras e reduzem fontes de inóculo de pragas e de doenças
Fixação Biológica do Nitrogênio é mais rentável e melhor para o ambiente
ANPII reforça resultado de pesquisa da CESB que comprova a eficiência do uso de inoculantes no cultivo de soja
Fertilizantes para os trópicos em debate no Brasil
Congresso Mundial de Fertilizantes acontece no mês de outubro, na cidade do Rio de Janeiro
A Embrapa e a agricultura familiar no Amazonas
Trabalhos evidenciam a importância da identificação dos aspectos socioeconômicos, político-institucionais e ambientais, bem como as demandas externas, os problemas e os potenciais das comunidades rurais
Energivoros até quando?
Nos tornamos consumidores intensivos e compulsivos de energia além dos nossos limites, para tudo de que precisamos. Alimentos, moradias, roupas, mobilidade, conforto térmico, trabalho. E com isso nos viciamos
A Pesquisa Pública e a Era Big Data
Na agricultura, imagens captadas por um vant (veículo aéreo não tripulado) em breve indicarão que parcela da lavoura precisa de irrigação, de reforço na adubação ou já pode ser colhida, lesões em plantas ou frutos, intensidade do ataque de praga ou doença e indicarão o controle adequado
Utilização de inoculantes no processo de ensilagem
O uso de inoculantes em silagens deve ser utilizada como uma ferramenta complementar, e não corretiva, de forma a priorizar o manejo adequado da ensilagem na colheita, compactação, armazenamento e vedação
BRS Parrudo é opção para produção de trigo no RS e SC
Variedade apresenta potencial produtivo de 5.000 kg/ha e elevado teor de glúten
Embrapa pesquisa opções para manutenção da qualidade do solo
Meta é avaliar alternativas ao sistema de derruba-e-queima para recuperação e manutenção do solo, além da diversificação da produção agrícola
Gotejamento subterrâneo facilita manejo do cafezal
Tecnologia desenvolvida pela Netafim apresenta vantagens também para a saúde da lavoura
Água: monitoramento do consumo permite avaliação do rebanho
Controle da água consumida pelo gado auxilia na tomada de decisão sobre os aspectos produtivos, econômicos, sociais e ambientais na propriedade

Conteúdos Relacionados à: Bioenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada