dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Abelha  
Nutrição adequada reduz mortalidade de abelhas
Xarope à base de água e açúcar é ferramenta simples, econômica e eficaz de manter e estimular a colmeia
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
27/07/2010

Todo ano, durante o inverno, repete-se a crítica situação da mortalidade de abelhas nas colmeias de Santa Catarina. São diversas e difusas as causas que podem ocasionar tais perdas, mas a principal delas, na opinião de Walter Miguel, chefe da Epagri Cidade das Abelhas, é a deficiência nutricional. Como, na época do inverno, as floradas são escassas, as abelhas encontram pouco pólen e néctar, o que dificulta a alimentação e a manutenção da temperatura da colmeia. A melhor maneira de prevenir o problema é investir em duas frentes nutricionais: uma alimentação estimulante e uma alimentação de manutenção.

A alimentação de manutenção, que deve ser fornecida o ano todo, tem o objetivo de fazer com que a abelha rainha consiga manter a qualidade e a quantidade de abelhas na colmeia. Já a alimentação estimulante, que deve ser fornecida no fim do inverno ou no início da primavera, tem a finalidade de fortalecer a abelha para o início da postura de ovos. Dessa forma, espera-se que, ao surgirem as primeiras floradas, haja uma boa quantidade de abelhas para usufruir delas. O uso conjugado dos dois alimentos é, segundo Walter Miguel, uma ferramenta simples, econômica e eficaz no combate à mortalidade das abelhas.

— Nós comprovamos ao longo do tempo que uma alimentação simples, à base de água e açúcar, tem dado bons resultados. Para a alimentação de manutenção, é usado um litro de água para cada dois quilos de açúcar branco. O preparo é simples, barato e gera um xarope denso, que oferece às abelhas uma alimentação bastante energética e possibilita que elas mantenham suas reservas de energia para trabalhar dentro da colmeia — explica Walter Miguel.

A alimentação composta por água e açúcar também serve de estimulante para a abelha rainha, na época em que ela vai se preparar para fazer a postura dos ovos. Nesse caso, deve-se misturar um litro de água com um quilo de açúcar, meio a meio. Dessa forma, a abelha rainha começará a se prevenir e aumentará sua postura.

O preparo do xarope

O xarope pode ser preparada pelo próprio apicultor. Em primeiro lugar, deve-se despejar a água e o açúcar em uma panela. Em seguida, mexer com pá de madeira até aquecer o xarope a ponto de água de chimarrão, sem deixar ferver. O próximo passo é adicionar 10 ml de suco de limão para cada litro do xarope, o que fará com que o açúcar seja mais facilmente absorvido pelas abelhas. O alimento está pronto. Basta servir o xarope às abelhas, de meio a um litro uma ou duas vezes por semana, sempre que as reservas de mel dentro da colmeia estiverem baixas.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luiz Antonio Sosnowski - SER Apis - Pesquisa, beneficiamento e assessoria apícola Ltda
02/08/2010 19:52:02
Faltou enfatizar a necessidade de substituiþÒo ANUAL de rainhas, pois rainhas velhas nÒo respondem positivamente Ó alimentaþÒo estimulante, nÒo expandindo ßrea de cria no ninho. Isso gera gastos, ao invÚs de investimentos, alÚm de promover no inÝcio da florada perda de abelhas por enxameaþÒo, pois as abelhas irÒo substituir rainhas velhas logo tenham o estÝmulo de abundancia de nectar e p¾len naturais. Esse conhecimento tÚcnico deveria ser enfatizado toda vez que o tema MANEJO esteja na pauta.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Cana-de-açúcar resistente ao frio
Universidade Federal do Paraná e Embrapa Clima Temperado pretendem lançar variedades para o Rio Grande do Sul em até 4 anos
Prevenção de doenças exige cuidados básicos na plantação
Indução de resistência, rotação de culturas e agroquímicos são importantes ferramentas no combate aos patógenos do tomateiro
Nutrição adequada reduz mortalidade de abelhas
Xarope à base de água e açúcar é ferramenta simples, econômica e eficaz de manter e estimular a colmeia
Adubo com leguminosas e esterco: mais 400% de produtividade
Grande quantidade de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo geram fertilidade do solo ganhos de produção no Semiárido
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
Sistema de solução completa Pioneer
Sistema de Solução Completa está alicerçado em quatro pilares que representam a combinação ideal entre genética, biotecnologia e serviços: Sistema de Combinação de Híbridos, Genes Nativos, Tecnologia do Milho Bt e Tratamento de Sementes Industrial.
O conceito de proteína ideal na formulação de dietas para peixes
Excesso de proteína na ração compromete o desempenho normal dos peixes
Kit semeadura de adubos verdes: distribuidor de sementes de adubos verdes acoplado à colhedora de milho
Distribuidor de sementes de adubos verdes acoplado à colhedora de milho
Como antecipar o primeiro cio pós-parto em ovelhas Santa Inês
Esse manejo deve ser adotado pelos produtores que visam uma melhor produtividade dos seus rebanhos
A importância do manejo higiênico-sanitário na qualidade do pescado
A conscientização dos consumidores seja uma maneira de pressionar os mercados a oferecer produtos de qualidade e, assim, melhorar a higiene dos produtos vendidos
Sorgo sacarino é boa alternativa para etanol
Cultura pode ser usada em locais onde não há zoneamento para cana-de-açúcar, em áreas mais secas ou de clima temperado
Cuidados básicos na avicultura evitam prejuízos gerados pelo frio
Medidas de aquecimento do aviário promovem bem-estar animal e minimizam efeitos do frio que podem até levar aves à morte
Revitalização da cultura da pereira no Brasil
Embrapa lidera projeto de avaliação em rede, seleção e melhoramento genético para indicação de cultivares mais produtivas e resistentes
Produtores podem melhorar gestão da água
Adubação verde, cobertura do solo, rotação de culturas, construção de barraginhas e terraços otimizam o uso dos recursos hídricos

Conteúdos Relacionados à: Apicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada