dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Canola      
Já pensou em plantar canola?
Bem cotada no mercado, oleaginosa é opção de safrinha em algumas regiões e oferece vantagens agronômicas e financeiras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelo Pimentel
24/07/2012

“Recebemos um único pedido da Europa que, para atender, precisaríamos de uma área de produção equivalente a 1,2 milhão de hectares. Atualmente, o Brasil planta 200 vezes menos que isso. Temos apenas 60 mil hectares”.

A afirmação é do pesquisador da Gilberto Tomm, da Embrapa Trigo, e revela apenas em parte a dimensão do potencial que a cultura da canola vislumbra hoje pela frente. Cotada pelo mesmo valor da soja no mercado, a oleaginosa é a principal fonte de matéria-prima para o biodiesel na Europa, onde 70% de sua produção destinam-se a essa finalidade e onde também não há mais muitas áreas para expansão das lavouras. Além disso, o óleo de canola é um dos melhores e mais saudáveis para a alimentação humana por diminuir os riscos de problemas cardíacos e ajudar a reduzir o colesterol. Some-se a isso o crescimento da preocupação com a qualidade alimentar da população e o fato de o poder aquisitivo do brasileiro estar aumentando. Ou seja, dentro e fora do país, há mercado consumidor constituído e a rentabilidade é alta.

Já sob o ponto de vista agronômico, a canola como opção de safrinha ou safra de inverno tem se mostrado benefícios diretos e indiretos para as culturas subsequentes. Por ser uma planta das famílias das brassicaceae — como o repolho e a mostarda —, plantada em sucessão ajuda a diminuir a pressão de doenças em gramíneas como o milho plantado na safra de verão ou o trigo na safra de inverno do ano seguinte. Produtores de soja que utilizam a canola como safrinha têm registrado aumento de 400 a 500 quilos de soja a mais por hectare no verão, um resultado obtido também pelo resíduo do fertilizante aplicado no cultivo da canola, que não sendo totalmente utilizado pela cultura fica para lavoura seguinte.

Para o pesquisador Gilberto Tomm, a comercialização é facilitada pela concorrência entre as várias empresas interessadas no produto

Ociosidade
Tomm explica que no Sul do Brasil, ao entrar após a cultura de verão, a canola tem permitido o aproveitamento toda a infraestrutura já existente e que muitas vezes fica ociosa, como a terra, máquinas, pessoas, estrutura de armazenamento, recebimento de grãos e transporte.

“Não só para os produtores, mas também os parques industriais regionais podem se beneficiar. Muitos deles, durante alguns períodos do ano têm ociosidade, pois são feitos para a extração de óleo de soja e há períodos no ano com pouca matéria prima. A indústria de biodiesel, que possui uma capacidade instalada bastante superior à utilizada para a sua finalidade, também é beneficiada” — afirma.

Incentivos
Há apoio governamental ao cultivo da canola. Através do zoneamento agrícola, os produtores interessados tem acesso ao seguro agrícola para a cultura, com isso, diminui ou praticamente elimina os riscos de prejuízo com a lavoura.

“Mesmo que ele perdesse toda a lavoura por causa, por exemplo, de uma chuva de granizo às vésperas da colheita, ainda assim ficaria a cobertura de solo, e muitos agricultores no Sul cultivam aveia ou nabo forrageiro apenas para cobrir o solo e desta forma têm despesas com semente, a semeadura e depois com a dessecação. Em plantando canola, mesmo que não tivesse a oportunidade de lucro por conta de uma eventual intempérie, ele, ainda assim, teria todos os benefícios indiretos que ela proporciona. Assim a canola hoje constitui uma oportunidade fantástica porque os preços da soja estão entre os maiores já vistos e consequentemente para a canola”.

Começando a plantar
Em função de algumas diferenças na tecnologia de produção da canola. Que requer uma regulagem diferenciada das semeadeiras para o plantio e, para a colheita é necessário treinamento para identificar o momento correto. Por motivos como esses e também pelo fato de a canola apresentar resultado melhores em solos de boa fertilidade e com boa adubação, seu cultivo é feito pelos produtores mais tecnificados, ou seja, os que mais seguem as recomendações agronômicas, independentemente do tamanho da propriedade.

No noroeste do Rio Grande do Sul há produtores de 10 hectares e produtores com áreas de 500 ou mais hectares com canola. Em geral, produtores de soja que estejam com produtividades acima de 3 mil quilos por hectare, têm o perfil de solo já adequado a receber a canola. Tomm explica que produtores nesse patamar demonstram também possuir meios de produção e capacidade gerencial para manejar adequadamente a canola para obter bons resultados.

Em Arapoti, PR, produtores já na primeira safra tiveram o resultado de 2.400 quilos por hectare. Levando-se em conta que o custo de produção equivale a 900 quilos (15 sacas), o exemplo mostra o quão lucrativo pode ser a lavoura. O pesquisador aponta que com um custo de produção 900 quilos por hectare e colhendo, por exemplo, 1.800 quilos, o produtor já está dobrando o dinheiro investido nos quatro meses no período de inverno, quando normalmente a área é pouco explorada.

Altitude
No Brasil Central, em função das baixas latitudes e também pela canola ser uma cultura de temperaturas mais amenas, o recomendado são as áreas com altitude acima de 600 metros, quando a latitude é menor que 17°. Nessas regiões, há favorecimento do enchimento de grãos e também evita-se o abortamento de flores.

Com relação às condições edafoclimáticas, a canola é uma cultura extremamente flexível a tipos diferentes de solo. Exemplo disso são lavouras bem-sucedidas no Estado da Paraíba, mais precisamente no município de Areias, onde são plantados os mesmo híbridos usados no Sul do País. A exigência é a altitude, que deve ser superior a 600 metros.
“Trata-se de uma das culturas mais adequadas em termos mundiais para regiões de clima frio e desafiador como esses locais de maior altitude e baixas temperaturas. Por outro lado é muito cultivada no Canadá e na Austrália, em locais de pouca chuva. Há casos de sucesso em regiões no Mato Grosso do Sul com menos de 100 milímetros de chuva. Temos ótimas experiências também no sudoeste de Goiás, Minas Gerais e São Paulo”.

As sementes de canola não estão disponíveis em revendas agropecuárias, pois devem se adquiridas junto com o pacote de recomendações técnicas

Vantagens ambientais
Segundo o pesquisador, a canola tem vantagens ambientais importantes. Em função da introdução de materiais resistentes às principais doenças, não se tem feito aplicação de fungicidas. “Empregamos muito pouco na cultura e há lavouras em que efetivamente não se usa qualquer tipo de defensivo. Isso baixa o custo de produção, reduz os riscos para o produtor e o impacto ambiental é muito pequeno”.

Recado
O grande desafio hoje é divulgar essas tecnologias para que produtores e empresas percebam esse grande potencial e plantem canola. Oportunidade que o Brasil possui para a produção de alimentos. Atualmente, a produtividade média no Brasil gira em torno dos 1.500 a 1.600 por hectare, mas a tendência natural é de elevação, conforme o domínio das técnicas de manejo da lavoura for crescendo entre os produtores. Para o pesquisador, a tendência é que se caminhe para chegar a níveis semelhantes aos já obtidos em campos experimentais, onde a produção com esses mesmo materiais pode chegar a 4.500 quilos por hectare.

As sementes de canola não estão disponíveis em revendas agropecuárias. Tomm revela que a razão para isso é para que sejam sempre disponibilizadas ao produtor junto com a tecnologia. “Existem empresas (como cooperativas) nos estados que fazem o fomento à produção e essas sementes são oferecidas junto com treinamentos, assistência técnica e palestras. A primeira vez que o agricultor vai semear canola a regulagem do maquinário é feita com o apoio dessas empresas e também. Além disso, essas empresas garantem a compra e o recebimento do produto. Desde modo, temos um conjunto de tecnologias que são disponibilizados com vistas a aumentar as chances de sucesso com a cultura” — destaca.

A principal recomendação do pesquisador é que, independentemente da região brasileira, antes de começar a plantar, é importante que o produtor estabeleça um vínculo com uma dessas empresas. Se houver dificuldade em identificar uma delas, pode entrar em contato com a Embrapa Trigo, que indicará a empresa mais próxima que está atendendo a sua região. Isso evita problemas elementares como o escoamento da produção. Pelo fato de a canola ainda ser uma cultura de pouca tradição no Brasil, em algumas regiões não há empresas que façam o fomento, mas reunindo um grupo de produtores interessados, as empresas podem se deslocar à nova região.

Pacote pronto
No site da Embrapa Trigo estão disponíveis todas as informações necessárias sobre a cultura. O produtor ou técnico pode encontrar ali desde o zoneamento para seu estado e município especificamente, como também a indicação dos híbridos e dos resultados; enfim o conjunto completo sobre as tecnologias e informações sobre canola hoje disponíveis no Brasil: http://www.cnpt.embrapa.br/culturas/canola/index.htm

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Marli
04/06/2014 15:27:29
Acho que vocês querem dize Colza, né? Pois Canola não é uma planta.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Já pensou em plantar canola?
Bem cotada no mercado, oleaginosa é opção de safrinha em algumas regiões e oferece vantagens agronômicas e financeiras
Nutrição correta em cada fase, bons resultados no todo
Com o crescente ganho genético dos cavalos brasileiros, ocorre o natural aumento das exigências nutricionais e de manejo
Mais camarão em menos tempo
Camarão branco do pacífico predomina em 95% das criações no Brasil e o Nordeste é responsável por 92% de toda a produção nacional da espécie
Triticultura: brusone preocupa no Brasil Central
Condições climáticas atípicas deste ano provocaram a alta incidência da brusone e produtores precisam adotar cuidados especiais
Reaproveitamento da água residuária do café para fertilização
Resíduo líquido pode suprir a necessidade de nutrientes e matéria orgânica em outros cultivos
Quatro novas cultivares de algodão
Variedades transgênicas mantêm características das convencionais e agregam resistência ao glifosato e a lagartas em geral
Programa Produtores de Água
Projeto quer recuperar e conservar das nascentes, garantir a qualidade e a quantidade de água, reconhecer financeiramente o trabalho do produtor rural
Código Florestal cria insegurança no campo
A grande preocupação é que o Legislativo (Congresso Nacional) está deixando de legislar e dar segurança jurídica à população brasileira
Cigarras: um inimigo quase invisível da cafeicultura
O cafeeiro, quando atacado por cigarras, apresenta definhamento progressivo, folhas com pontuações brancas e com queda prematura, #quot#envaretamento#quot# e, principalmente, decréscimo acentuado de produção
Cana-de-açúcar no Cerrado: estresse hídrico
Na safra 2011-2012 a lavoura de cana apresentou um fraco desenvolvimento, inferior ao da safra passada. O clima foi o priincipal causador da queda de produção
Ambiência e bem-estar no pré-abate de suínos
A busca por produtos de alta qualidade estará sempre em evidência no mercado consumidor moderno e o bem-estar animal no pré-abate tem grande importância neste processo
Segurança dos alimentos
Época de plantio diminui risco de doenças
Cultura do girassol usa período de semeadura como combate à mancha de alternária e podridão de esclerotínea
Iscas para controle de broca na bananicultura
Feitas do próprio pseudocaule, elas atraem os besouros que devem ser capturados e queimados pelos produtores
Alta produtividade em sistema plantio direto
Técnica aumenta teor de matéria orgânica do solo e deve estar aliada a insumos de qualidade na cultura do milho
Técnicas básicas de manejo diminuem nematóides
Uso de cultivares resistentes e tolerantes, nematicidas, controle biológico e rotação ou sucessão de culturas são técnicas simples e que dão bons resultados
Falta de cálcio no sangue pode matar vacas no pós-parto
Controle da hipocalcemia é feito através da ingestão de sal aniônico nos 20 últimos dias da prenhez; se a doença não for tratada, 70% dos animais têm chance de morrer
Eventos orientam produtor para a próxima safra
Com foco na assistência técnica e extensão rural, Fundação MT analisa e dá dicas para as culturas do milho, algodão e soja

Conteúdos Relacionados à: Oleaginosas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada