dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Vinho  
Vinícolas gaúchas recebem reconhecimento internacional
Indicação de Procedência vai agregar valor ao produto e aumentar visibilidade do vinho brasileiro nos mercados interno e externo
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
29/06/2010

Seis vinícolas da região de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, obtiveram uma conquista que pode alavancar o agronegócio gaúcho. Ainda esse ano os produtores receberão a Indicação de Procedência, um respaldo internacional de reconhecimento dos seus produtos. Até então o Vale dos Vinhedos, também no RS, era a única região no País que contava com essa chancela. Na prática, a indicação vai agregar valor à comercialização de vinhos e espumantes, funcionando como um instrumento para o desenvolvimento da produção, da cultura e até do turismo local.

A Indicação de Procedência é uma modalidade de proteção intelectual que garante aos produtores o direito de uso exclusivo do nome geográfico associado a vinhos e espumantes. No Brasil, o órgão responsável pela concessão do registro é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que deu parecer favorável à indicação de Pinto Bandeira na última segunda-feira, dia 28.  Na opinião de Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador do processo de concessão da IP, o reconhecimento é uma resposta à tradição e às originalidades da vitivinicultura gaúcha.

— A história da produção de uvas e vinhos na região começa em 1877, dois anos após a chegada dos italianos. Desde então, desenvolveu-se toda uma tradição de produção de uvas marcada por vinicultores que dedicaram gerações e gerações à consolidação dessa atividade. Agora, essa conquista vai suscitar não apenas o desenvolvimento da qualidade de vinho, mas do próprio território, da paisagem, da cultura local e de todo um projeto de turismo — comemora Tonietto.

Na prática, a Indicação de Procedência exige dos produtores o amadurecimento das técnicas de forma a garantir um padrão mínimo de qualidade dos produtos. Os vinicultores, que seguiam suas próprias políticas de desenvolvimento dos negócios, passarão a tomar decisões coletivas, baseadas em um regulamento que estabelece as maneiras de produzir, as qualidades dos produtos e as formas de protocolar cada ação. É um processo que torna maior e mais rígido o autocontrole dos associados que, nesse caso, compõem a Asprovinho (Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira).

— É uma nova filosofia de produção que tem como objetivo assegurar ao mercado consumidor padrões de qualidade muito identitários e que precisam ser cumpridos. Agora, os produtores terão um trabalho coletivo de valorização dos produtos da região, o que oferece a eles as possibilidades de se beneficiar da produção de vinhos de qualidade e agregar valor, conquistando o consumidor brasileiro para as excelências do produto nacional, que não são poucas — explica.

A vinicultura de Pinto Bandeira, em função do clima ameno, tem ciclos mais longos e maturação mais tardia, o que oferece um diferencial às uvas locais. Uma particularidade da região é o cultivo de uvas brancas para a produção de espumante de alta qualidade. Devido às características de clima, altitude e cultivares selecionadas, os produtos apresentam equilíbrio entre o doce e a acidez dos vinhos.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Vinícolas gaúchas recebem reconhecimento internacional
Indicação de Procedência vai agregar valor ao produto e aumentar visibilidade do vinho brasileiro nos mercados interno e externo
Cordeiro precoce: carcaça mais fina e menor taxa de colesterol
Dieta especial proporciona abate de animais aos 4 meses de idade
Saúde e ecologia a serviço do produtor
Agricultores do Sul se reúnem para fazer hortas comunitárias ecológicas com sementes naturais e plantio livre de químicos
Suco de uva e ferormônio para acabar com as pragas
Armadilhas com produtos alternativos controlam principais insetos que atacam a macieira
Manejo de plantas daninhas no sistema inverno/verão
Diversificação das fontes de renda com as culturas de inverno e de verão na propriedade é um dos benefícios diretos gerados pela prática.
Tecnologia diminui desperdício de água na produção
Sensores de precipitação e de umidade do solo, que permitem descobrir se os níveis de umidade são aceitáveis para o bom desenvolvimento das culturas.
Questões polêmicas dos pneus agrícolas
A potência adicional do trator deve ser utilizada para se obter maiores velocidades de deslocamento e aumentos de produtividade.
Preços mínimos
Bandas ideais que remunerassem o produtor por volta de R$ 90/100 manteriam margens de lucro e estimulo suficiente para o plantio desta lavoura de alto risco.
Reserva legal: benefícios econômicos e ambientais
É importante que os produtores rurais compreendam a importância das áreas remanescentes de Cerrado e passem a conservá-las
Gliricídia traz mais qualidade para o pasto
Um ponto importante nessa leguminosa é a quantidade proteínas nas suas folhas, em torno de 25% . É muito mais proteína que o capim, que gira em torno de 10%
Milho safrinha com pastagem: manejo errado compromete 25% da produtividade
Se produtor não adotar estratégias de plantio pode favorecer a competição no consórcio das duas culturas
Biodiesel: pinhão manso rende 2 vezes mais óleo do que soja
Espécie com alto potencial de rendimento surge como alternativa para mercado
Rochagem: alternativa aos insumos tradicionais
Derivados de rochas brasileiras aumentam a fertilidade do solo e podem acabar com a dependência dos insumos importados
Altacor: controle eficaz nos pomares de pêssego e maçã
Defensivo de fácil manipulação e alta seletividade a insetos benéficos é opção da Dupont para controle da lagarta grafolita

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada