dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Apicultura  
Alimentação energética para abelhas durante a entressafra
As colônias devem ser alimentadas tão logo seja identificado o enfraquecimento das mesmas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fábia de Mello Pereira
15/10/2010

 

A apicultura é uma atividade rentável que exige manejo diferenciado entre o período produtivo e a entressafra. Se na época de produção de mel e pólen o apicultor precisa ter cuidado para evitar que suas abelhas coletem alimentos industriais, como o açúcar, a rapadura e os refrigerantes, durante a entressafra falta alimento no campo e o fornecimento de alimentação é necessário para garantir a manutenção das colônias.

Existe ainda, em algumas ocasiões especiais, a necessidade de alimentar as colônias durante o período de florada. Como exemplo pode ser citado o período de florescimento do cipó uva (Serjania sp.) na região do Crato, Ceará, pois o teor de pólen produzido na região nesta época não é suficiente para manutenção das crias. Nesse período, mesmo na presença abundante de néctar, se não houver uma suplementação protéica a produção de mel é comprometida devido ao enfraquecimento das famílias.
Outros exemplos em que é necessário fornecer alimento às colônias em pleno período de florada são: durante o florescimento de plantas tóxicas para as abelhas (com o objetivo de desviá-las dessa fonte de alimento), em serviços de polinização de algumas culturas e na produção de rainhas, entre outras atividades apícolas. 

As colônias devem ser alimentadas tão logo seja identificado o enfraquecimento das mesmas, não existindo uma época certa para a alimentação, uma vez que este período varia de acordo com a região e o objetivo da criação. A quantidade de cria, o estado geral da colônia, a quantidade e qualidade de néctar e pólen coletados pelas abelhas determinam a necessidade de fornecimento da alimentação suplementar.

Para suprir a deficiência nutricional das abelhas no período de escassez de alimento, pode ser fornecido alimento energético, protéico ou energético-protéico. A decisão vai depender dos recursos disponíveis em cada região e época do ano. 

Os alimentos energéticos mais utilizados são o xarope de água e açúcar e o xarope invertido. Para a fabricação desse primeiro xarope, é necessário misturar água e açúcar na mesma quantidade, colocar a mistura no fogo e mexer até o açúcar se dissolver por completo. Para evitar que se estrague, o seu fornecimento deve ser feito no mesmo dia em que for produzido, tendo-se o cuidado de retirar das colônias o alimento que não for consumido pelas abelhas em 24 horas. Após este período, inicia-se a fermentação e o alimento restante deve ser descartado. Para manutenção das colônias, pode ser fornecido 0,5 litro/semana/colônia, contudo, quanto maior a quantidade fornecida, maior a população e a resistência das colônias. Colônias muito fracas não conseguem consumir esta quantidade de alimento no prazo necessário. Nesse caso, deve-se fornecer uma quantidade menor de alimento, evitando prejuízo tanto às abelhas quanto ao produtor pela possibilidade de perdas de enxames e de desperdício de alimento. 

Outra receita de alimento energético difundida é o xarope invertido. Produzido com cinco quilos de açúcar, 1,7 litros de água e cinco gramas de ácido tartárico ou ácido cítrico, esse xarope permanece no fogo por 40 a 50 minutos. O ácido inverte a sacarose em glicose e frutose, pré-digerindo o xarope e facilitando a absorção do alimento pelas abelhas, mas também aumenta o teor de hidroximetilfurfural (HMF), podendo tornar o xarope tóxico. Sendo assim, alguns pesquisadores recomendam que o xarope seja fervido somente por três minutos.

O HMF é uma substância naturalmente presente no mel e no xarope de açúcar invertido e pesquisas realizadas nos Estados Unidos demonstram que pode ser prejudicial à saúde das abelhas a partir de uma concentração de 150 miligramas por litro. Pesquisas realizadas na Embrapa indicam que o tempo ideal para inversão do açúcar no xarope ocorre com 63 minutos de fervura. Entretanto, durante esse processo, o HMF passou da concentração de 49,37±0,62 milligramas por quilo após 30 minutos de fervura, para 125,84±0,46 milligramas por quilo aos 45 minutos. Desta forma, apesar de nesse período não haver inversão suficiente do açúcar, o tempo de fervura não deve ser superior aos 30 minutos devido ao teor HMF formado. 

Para conciliar a inversão da sacarose, baixo teor de HMF e baixo custo de produção, a Embrapa recomenda a produção do xarope invertido com cinco quilos de açúcar, cinco litros de água e cinco gramas de ácido. A mistura deve permanecer no fogo por 15 a 25 minutos após a fervura. Fornecer 500 mililitros uma ou duas vezes por semana para cada colônia. Em algumas regiões, os apicultores possuem dificuldade em encontrar o ácido cítrico ou tartárico para produção do xarope invertido. Estes ácidos podem ser substituídos pelo suco de limão. Nesse caso, após o início da fervura de cinco quilos de açúcar diluído em cinco litros de água, deve-se adicionar o suco de quatro limões e deixar a mistura permanecer no fogo por 30 minutos. Com esse tempo de fervura, ocorre a inversão de 36% da sacarose e a formação de somente 18,49 miligramas por quilo de HMF. Caso o produtor deseje uma maior inversão do açúcar, poderá ferver o xarope até os 45 minutos, obtendo 50% de inversão da sacarose e a formação 47,94 miligramas por quilo de HMF. A utilização de suco de limão é vantajosa porque ocorre menor formação do HMF, quando comparado à utilização do ácido cítrico.

A substituição do ácido cítrico ou tartárico pelo ácido acético (vinagre) também foi pesquisada. Contudo, além de não haver inversão do açúcar, o xarope fica com sabor e odor de vinagre, demonstrando que essa não é uma opção viável. 

O enriquecimento do xarope com aminoácidos tem sido usado por alguns apicultores. Contudo, muitos produtores adquirem esse complemento em forma de pó. Nesse caso, para evitar a precipitação, a quantidade colocada no xarope é pequena. Pesquisas realizadas na Embrapa Meio-Norte não demonstram diferença entre o desenvolvimento das colônias de Apis mellifera alimentadas com xarope, xarope invertido e xarope enriquecido com formulação de aminoácidos em pó. O xarope com complemento do aminoácido possui um odor forte

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
washington luis
26/05/2016 10:36:23
Muito boa a materia nos ajudou a entender algumas coisas pedentes na colônia.

Luiz Carlos Preto
24/02/2019 16:09:04
Qual o limão ideal para usar no xarope? O taití serve?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Aproveitamento da desfolha reduz custos com adubação
Uso das folhas que caem no solo como adubo orgânico pode cortar em 50% os gastos com a nutrição do cafezal
Nematóides especiais controlam pragas de solo
Bioinseticidas à base de entomopatogênicos que combatem patógenos de diversas culturas chegam ao mercado em 2011
Nova cana tem até 18% a mais de sacarose
Variedades mais produtivas chegam ao mercado, para o Centro-Sul, com boa adaptação à colheita mecânica
Estrobirulina não causa má formação de espiga
Pesquisa da Universidade de Rio Verde mostra que o uso do produto pode não ter relação com a ocorrência da síndrome
Pragas iniciais devem ser combatidas com urgência
Época ideal de controle é antes do plantio da soja, com buracos no solo para verificar insetos, nutrição reforçada e tratamento de sementes com inseticidas
Tecnologia ataca daninhas sem destruir pastagens
Nova máquina Campo Limpo elimina vegetação invasora de forma seletiva para não danificar pasto e outras espécies
Novo sistema de enxertia é simples, barato e eficaz
Através da técnica da encostia, uma mesma planta de café fica com duas raízes e aumenta taxa de crescimento
Boa nutrição é importante para controlar doenças bovinas
Alimentação equilibrada ajuda a combater problemas sanitários como tristeza parasitária, brucelose e até tuberculose
Época é ideal para adubação em pastos recuperados
Dentro da programação para recuperar pastagens, outubro e novembro são meses em que o produtor deve fazer a adubação
Rotação com seringueira para pequeno produtor
Cultura produz por 40 anos, não precisa de manejos intensivos e convive muito bem com o plantio de outras espécies como café, cacau e milho
Raios: uso de tecnologia evita mortes e prejuízos
Os prejuízos giram em torno de R$ 1 bilhão anuais, sendo R$ 600 milhões só no setor elétrico
Um mal silencioso
Prejuízos com a cisticercose bovina chegam a 50% do valor do arroba
Manejo correto começa cedo
Cura do umbigo requer cuidados e tratos específicos
Setor sucroenergético se mobiliza em prol da sustentabilidade
Essencial para as empresas que querem se manter competitivas em um mercado cada vez mais exigente
Silagem de milho: combinando volume com qualidade
seleção dos híbridos é o primeiro passo para se obter uma silagem com alta qualidade
Nematóide em soja
Fatores como solos de textura média e sequências de culturas suscetíveis contribuem para o aparecimento de populações elevadas que podem causar perdas de até 25% na produção.
Alimentação energética para abelhas durante a entressafra
As colônias devem ser alimentadas tão logo seja identificado o enfraquecimento das mesmas
Na agricultura produzimos ou transformamos a energia?
Realizamos operações que convertem energia de uma forma em outra
Riscos na utilização de mecanismos de engrenagens
Conhecer os pontos de perigo é um fator importante para a redução dos acidentes
Cultivo racional: menos impactos ambientais
É possível desenvolver uma agricultura racional usando produtos convencionais
Produtividade recorde de soja
Produtor do Paraná foi destaque no Fórum Nacional
Democracia e poder
A maior parte da força política do Conselho Dinamarquês de Agricultura e Alimentação é determinada pelo poderoso movimento cooperativista daquele país
Fertilizantes NPK e suas origens
Existem, pelo menos, quatorze nutrientes essenciais que os vegetais obtêm do solo em que estão incluídos nitrogênio, fósforo e potássio
Manejo adequado garante aumento de produtividade da soja
A soja, mais uma vez, atua como carro chefe para manter a posição brasileira de celeiro mundial na produção de alimentos
Capincho é alternativa econômica para o bioma Pampa
A conservação da biodiversidade nativa depende, também, do fomento à criação racional e sustentável dos animais silvestres com potencial de aproveitamento econômico
A origem do bovino da Raça Pé-Duro
Todos os bovinos que povoaram a América Latina e o Sudeste dos Estados Unidos vieram nos primeiros anos da colonização e não passavam de mil cabeças
Qualidade ambiental da bacia do rio Japaratuba
Diversas ações compõem a metodologia do estudo, em busca de uma ferramenta de avaliação dos corpos d’água
O novo perfil do engenheiro agrônomo
Mais do que conhecer a parte técnica, o profissional deve ajudar o cliente a entender melhor diversos aspectos
Uso excessivo de agrotóxicos encarece produção
Além do uso excessivo de produtos ser prejudicial ao meio ambiente, ele gera mais trabalho para o produtor e mais despesas
Suplementação alimentar durante o verão gera lucro
Plano nutricional deve abranger as épocas da seca, das águas e o confinamento para que o produto seja bom e rentável
Novos híbridos de tomate para as cinco regiões do País
Isla lança no mercado dez cultivares do tipo salada ou saladete com resistência às principais doenças da cultura
Medidas evitam prejuízos com estresse térmico
Ambiente ventilado, densidade de alojamento adequado e rações especiais podem melhorar desempenho da produção
Transgenia em trigo encontra dificuldades
Constituição genética complexa e questões culturais e religiosas são barreiras para transgenia em cereais de inverno

Conteúdos Relacionados à: Apicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada