dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Manejo  
Manejo correto começa cedo
Para fazer a cura, não bastam cuidados sanitários. A cura do umbigo exige planejamento e mão de obra capacitada.
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Beckhauser
21/10/2010

A previsão para esta estação de nascimento é de mais de 50 milhões de bezerros. Eles precisarão ser desmamados e, em todos, deverá ser feita a cura do umbigo. A cura do umbigo é obrigatória para prevenir doenças que podem acometer os animais recém-nascidos.

Para fazer a cura, não bastam cuidados sanitários. O manejo requer cuidados específicos, já que este é o primeiro contato do animal com o homem. Cuidados também devem ser tomados com a vaca, especialmente as primíparas, evitando o abandono da cria.

A cura do umbigo exige planejamento e mão de obra capacitada. O manejo adotado irá ajudar na formação do temperamento do animal. Por isso, não se deve arrastar o bezerro na ponta da corda, e muito menos agredir a mãe ou o filho para realizar o manejo.

O primeiro passo para o manejo é fazer uma maternidade onde seja possível trabalhar mesmo com vacas reativas. Bastante comum e funcional, a construção de um piquete de arame pode ser feito aproveitando um dos cantos da cerca, onde o lote entra por uma porteira e as vacas saem por outras duas. As vacas não paridas retornam ao pasto original, e as paridas, ao pasto vizinho.

Essas cercas do piquete podem ser construídas com dez fios de arame distribuídos, na sua maioria, abaixo dos 70 centímetros , para evitar a fuga dos bezerros. Os bezerros nascidos pela manhã só devem passar pelo manejo de cura à tarde, e vice-versa. O intervalo é importante para o relacionamento entre mãe e filho, diminuindo o risco de abandono, melhorado pela possibilidade de uma ótima mamada do colostro.

Como o manejo precisa ser feito sem agressividade – o que influencia o temperamento do animal e, consequentemente, a qualidade da carne –, a corda só deve ser usada para aproximação, sem arrastar o bezerro.

Na cura, o correto é mergulhar o umbigo no produto. O corte do umbigo poderá ser feito se este for muito longo, acima de 20 centímetros , sendo importante amarrar.
Para completar o manejo, no mesmo dia as fazendas integradas ao Eras (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov) devem fazer o furo de 0,5 milímetros na orelha, com a ferramenta adequada, onde será colocado o brinco na desmama. Deve-se aplicar um endectocida, prevenindo a incidência de miíase (bicheira). Esta aplicação deve ser na tábua do pescoço (preferencialmente via subcutânea), evitando lesões em áreas nobres de carne.
 

 

Piquete para cura do umbigo dentro da materindade facilita o manejo, que pode influenciar o comportamento futuro do gado.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada