Abacaxi IAC Fantástico: mais resistente e produtivo

Instituto Agronômico lança cultivar que supera limitações de variedades como Havaí e Pérola

Nivea Schunk
Melhoramento genético

O Instituto Agronômico (IAC-APTA) lança o Abacaxi IAC Fantástico, uma variedade mais produtiva e doce que apresenta baixa acidez  e tolerância à fusariose. Também conhecida como gomose, a doença é o mais grave problema que atinge a cultura nos pomares brasileiros. A ausência de espinhos nas folhas e a coloração mais intensa eleva também o potencial de comercialização.

Além de muito resistente, o IAC Fantástico atende perfeitamente o objetivo central do projeto em superar as limitações encontradas nas cultivares comerciais trabalhadas atualmente, como Havaí e Pérola. De acordo com o pesquisador voluntário do instituto, Ademar Spironello, a substituição desse material no campo é apenas uma questão de tempo.

A previsão é que as mudas resultantes da cultura de tecidos realizada em laboratório estejam disponíveis nos próximos três anos. E ainda que o primeiro ciclo possa obter até 10% de indivíduos incapazes de florescer, a multiplicação também pode se dar por seccionamento da haste. A partir daí, com esse material, os ciclos subsequentes se normalizam. Essas mudas naturais devem ser cultivadas em canteiros até a época de plantio no campo, quando serão divulgados os procedimentos indicados para a multiplicação.

 — O abacaxi é autoincompatível, ou seja, quando se transfere grãos de pólen entre variedades similares não produz semente. Nós utilizamos cruzamentos controlados com materiais diferentes para formar sementes no óvulo. Durante os experimentos, avaliamos a planta e, depois, a qualidade do fruto, preservando as características genéticas através de multiplicação vegetativa — explica ele.

Obtida através da hibridação entre a Tapiracanga (TP) e a Smooth Cayenne (SC), a expectativa é que a IAC Fantástico dê os primeiros frutos maduros e mudas para plantio cerca de 20 meses após a sua disponibilização em 2013.

 

"O IAC Fantástico
 supera limitações
 de cultivares como
 Havaí e Pérola"


 Ademar Spironello,
 do IAC