Aeagro promove III Semana da Água em MT

Evento acontece em Rondonópolis e vai abordar todos os aspectos do uso dos recursos hídricos

Pauta Pronta
Manejo

A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro) vai realizar nesta quinta, dia 27 de março, o 3ª Semana da Água. O evento visa discutir o uso racional dos recursos hídricos na atividade agrícola. O seminário contará com as seguintes palestras: `Uso racional e qualidade da água na tecnologia de aplicação de defensivos agricolas’, com o professor doutor Fábio Baio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A programação segue com mais duas palestras com o pesquisador PhD Beni Lew do Instituto de Engenharia Agrícola do Centro de Organização Agrícola de Israel com os temas: ‘Qualidade e tratamento de águas subterrâneas, ênfase a poços artesianos’ e ‘Tratamentos utilizados com águas contaminadas com agrotóxicos: Ênfase ao Controle Biológico e Herbicidas’.

Segundo Fábio Baio, vários fatores podem comprometer a qualidade da aplicação em função da qualidade da água. Os principais fatores são pH da água de coleta, dureza da água (porcentagem de carbonato), porcentagem de argila em suspensão e incompatibilidade de misturas. “Esses fatores levam cada vez mais ao uso de produtos que não controlam a praga de fato, mas que auxiliam na aplicação para manter sua qualidade. Esses produtos são chamados de adjuvantes agrícolas. A preleção vai explorar os pontos positivos do uso desses produtos e os problemas causados por uma escolha errada”, explicou Baio.

Ainda segundo o pesquisador, outro ponto a ser explorado são as vantagens da redução do volume de aplicação de calda (L/ha), mas deve atentar para as consequências do uso dessa técnica. Uma redução do volume sem técnica adequada poderia afetar a qualidade da aplicação, portanto, algumas atenções devem ser tecidas durante a aplicação de produtos fitossanitários, seja por via pulverizador terrestre ou aplicação aérea.

De acordo com o presidente da Aeagro, José Rubens Selicani, o evento vai abordar todos os aspectos do uso dos recursos hídricos. “Sem dúvidas a água é um recurso natural essencial para o ser humano. As palestras vão tratar sobre assuntos relacionados à poluição de água, utilização consciente e tecnologias desenvolvidas que envolvem sua exploração econômica. Todas ministradas por profissionais experientes no assunto em questão”, ressaltou Selicani.

O seminário será realizado na sede social da Aeagro, a partir das 18 horas, na rua São Paulo no Bairro Monte Líbano e terá entrada gratuita. Outras informações pelo telefone (66) 3423-5524.

Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. O dia é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Na ocasião a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.