Agricultores do oeste do Pará aprendem a produzir mudas

Projeto visa qualificar 40 agricultores familiares e tem como meta a implantação de dois viveiros de mudas para a formação de um Sistema Agroflorestal

Emater/PA
Agricultura Familiar

Agricultores familiares dos municípios de Belterra, Santarém e Mojuí dos Campos, no oeste do Estado, estão sendo capacitados para a produção de mudas de essências florestais e frutíferas. A qualificação é fruto de um convênio entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor).

O convênio, que visa qualificar 40 agricultores familiares nos três municípios, tem como meta a implantação de dois viveiros de mudas para a formação de um Sistema Agroflorestal (SAF), para incentivar a produção, em dois anos, de 120 mil mudas agrícolas e florestais, que serão doadas para agricultores familiares da região. O projeto atende às necessidades e à vocação dos municípios, identificados por meio de um diagnóstico realizado pela Emater.

O curso, que envolve teoria e prática, conta com palestrantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). O conteúdo envolve coleta, beneficiamento, armazenamento de sementes frutíferas e florestais, além da demonstração da utilização correta de equipamentos para exploração da produção.

Comercialização
Segundo Everton Cristo, engenheiro florestal, mestre em Ciências Florestais da Ufopa, a utilização dos equipamentos e a coleta adequada da produção influenciam diretamente na comercialização dos produtos. “É necessário conhecer os equipamentos e realizar o cálculo adequado do plantio e da coleta das sementes por espaço, para que não haja perdas”, explicou o professor.

Milene de Oliveira, moradora de Mojuí dos Campos, disse que vem aproveitando bastante o conteúdo do curso. “Nunca havia participado de uma qualificação assim. Ainda não produzo, mas pretendo cultivar e levar em conta as técnicas aqui repassadas”, assegurou.

O curso, que acontece até esta sexta-feira (22), na Escola da Floresta, em Santarém, ainda proporcionará a visualização prática de um sistema agroflorestal desenvolvido com sistema de irrigação, pelo agricultor familiar Aldiney Silva, morador da zona rural do município.

Segundo Vicente Neto, engenheiro florestal da Emater, a proposta de consórcio ajudará os produtores a diversificar a produção, gerando novas alternativas de renda e contribuindo para a diminuição do passivo ambiental das áreas degradadas nos municípios.