Agricultores gaúchos utilizam calda sulfocálcica para o controle de doenças em pomares

Deise Froelich, Emater/RS-Ascar
Manejo

Durante o mês de julho, a Emater/RS-Ascar está organizando a encomenda de caldas sulfocálcicas para agricultores de Rolador, RS. São mais de 40 litros do produto, elaborado com produtos naturais, que tem ação inseticida, acaricida e fungicida, sendo utilizada para tratamento de inverno em diversas culturas, principalmente em frutíferas.

Além de auxiliar na organização da encomenda, a equipe municipal orientará sobre a correta aplicação. “É necessário respeitar as dosagens recomendadas, pois a aplicação em doses diferentes pode causar prejuízos para planta, como queima das folhas”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar Carla Sausen.

Já a extensionista Tamires Scheis lembra que as pulverizações devem ser nos horários em que as temperaturas estejam mais amenas, sem geadas previstas. Além disso, a calda tem uma melhor eficácia quando aplicada preventivamente.

Outra recomendação é não aplicar o produto na fase floração das plantas e finalizar a aplicação pelo menos 10 dias antes da colheita. Para a aplicação da calda é imprescindível o uso de equipamento de proteção individual (EPI), para evitar o contato da mistura com a pele e olhos.