Agricultura utilizará informações estratégicas do Sistema Brasileiro de Inteligência

Mapa
Produtos e Serviços

O general José Elito Carvalho Siqueira, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República apresentou, nesta quinta-feira (26), à ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), plataforma que coordena as atividades de inteligência federal. O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, também participou da reunião.

Como um dos órgãos constituintes do Sisbin, o Ministério da Agricultura pode solicitar ao Gabinete de Segurança Institucional estudos de inteligência sobre temas relacionados ao setor agropecuário.

A ministra manifestou interesse em obter informações mais detalhadas, por exemplo, sobre as jazidas de fosfato do Brasil, matéria-prima para a produção de fertilizantes; os linhões de energia elétrica em todo território nacional, para dar apoio ao programa de irrigação, e a fronteira oeste, para monitoramento do risco de entrada de animais com febre aftosa no país.