Anatrolivre avalia crescimento das árvores

Programa de informática permite elaboração de modelos produtivos e manejo de povoamento vegetal

Nivea Schunk
Produtos e Serviços

O software Anatrolivre avalia o crescimento das árvores e a qualidade da madeira por meio de análises dos anéis de crescimento existentes nos troncos. O sistema utiliza imagens fotográficas digitais para verificar a influência das mudanças climáticas na produção florestal, bem como a elaboração de modelos produtivos e manejo de povoamento.

|BARRA_AUDIO|

Voltada para empresas de reflorestamento e instituições de pesquisa, a ferramenta é fundamental para o gerenciamento das ações de produtores e técnicos, disponibilizando informações completas sobre o comportamento do diâmetro, alterações de forma e desenvolvimento vegetal.

— O grande salto é saber a variação de diâmetro por períodos para aferir o quanto a planta está crescendo na chuva ou na seca, por exemplo. Com a medição, é possível identificar as características da planta e qual a variedade mais indicada para determinada região — define Lucio André de Castro Jorge, pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária

"Com a medição é
possível identificar
as características
da planta"


 Lúcio André de Castro Jorge

Implementados nos estados de São paulo e Espírito Santo, os experimentos contemplaram um processo comparativo com os métodos convencionais, e revelaram que a inovação reduz consideravelmente o custo e o tempo de análise.

— Tradicionalmente, é necessário derrubar a árvore, levá-la ao laboratório, secar, fazer todo o processo de medida com o paquímetro. Tudo isso leva muito tempo e demanda muito mais mão-de-obra. Com a informatização, a derrubada se mantém, mas apenas as imagens chegam ao laboratório — explica Castro

O programa, que possui licença gratuita no site da Embrapa, admite análise espacial nas propriedades se estiver aliado ao GPS.