Os resultados da produção das culturas implantadas nas cinco localidades indicaram a viabilidade técnica de cultivo na região sul do Mato Grosso do Sul, ressalvadas as diferentes exigências processuais de cada uma delas. Durante o outono/inverno, essas culturas se portaram como alternativa de produção bem interessante, no que diz respeito à época de plantio, ciclo de maturação e colheita e potencial produtivo de grãos e óleo.
As melhores produtividades foram obtidas nos municípios de Mundo Novo, Japorã e Iguatemi. Em Eldorado e Itaquiraí, as produtividades obtidas foram menores. Os fatores que mais influenciaram nos resultados foram as variações da precipitação pluviométrica, no decorrer das fases de desenvolvimento das culturas, e o nível de fertilidade do solo.
Na avaliação entre culturas, o crambe apresentou os resultados mais satisfatórios, seguido da canola, do girassol e do nabo forrageiro. As culturas apresentaram diferentes exigências de fertilidade, tolerância à acidez do solo e déficit hídrico, portanto, o desempenho delas sofreu variações conforme seu potencial produtivo e condições de cultivo.
Por ser uma cultura de ciclo curto, tolerante à acidez do solo e a falta de umidade – comum nessa época do ano –, o crambe apresentou boa estabilidade e rendimentos de produção. A canola (híbrido da colza) apresentou boa produtividade. Entretanto, por ter um custo de produção elevado, esses níveis alcançados podem não estimular o seu cultivo, apesar de que em condições de alta fertilidade espera-se maiores produtividades.
Já o nabo forrageiro, cultura muito importante como cobertura e melhoradora do solo, foi muito tolerante à acidez e à baixa fertilidade do solo. Os resultados obtidos estão de acordo com seu potencial produtivo, de certa forma limitado. Ele é uma alternativa para áreas onde as culturas mais exigentes enfrentam limitações devido à baixa fertilidade do solo. Por fim, o cultivo das culturas estará relacionado à expansão da agricultura na região, ao desenvolvimento de sistemas de produção que as incluam e à sua viabilidade econômica.
No documento em anexo, é possível visualizar os gráficos e se informar sobre a metodologia, resultados e outras questões a respeito da pesquisa em cada município.
Saiba mais sobre o assunto
Integração Lavoura-Pecuária, um sistema de produção sustentável