Compostagem orgânica é tema de curso no campo experimental da Embrapa

Curso acontece nesta quarta, 3, e trata da importância da compostagem orgânica, que, reaproveitando os resíduos, transforma problema em solução

Embrapa Amapá
Agricultura Familiar

O que é compostagem de lixo, como montar uma composteira orgânica e preparar o material para iniciar a fabricação do adubo orgânico? Estas e outras perguntas serão respondidas na prática, durante um curso da Embrapa Amapá, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para empregados dos campos experimentais, estagiários, bolsistas e reeducandos do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá (Iapen) que prestam serviços na Embrapa. O curso é uma atividade do Projeto Inter-Agindo, da área de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, e será realizado no Campo Experimental de Fazendinha, nesta quarta-feira, 3, das 8h às 17h.

A composteira será montada junto com os participantes, a partir de restos de material orgânico como folhas e galhos de árvores, esterco e bagaço de cana. A importância maior da compostagem orgânica é o reaproveitamento dos resíduos, transformando um problema em solução. “No caso da Embrapa, vamos poder substituir a terra preta usada na produção de mudas pelo produto resultante da compostagem orgânica. O composto orgânico também é um excelente adubo que pode ser utilizado nas plantas em geral. O processo pode ser feito também no ambiente doméstico”, afirmou o pesquisador Marcelino Carneiro Guedes, um dos instrutores do curso. 

Compostagem
O lixo produzido nas cidades é um dos grandes problemas a serem resolvidos pelos administradores públicos, tanto no aspecto de educação do gerador do resíduo, quanto na implantação de um sistema eficiente de coleta, transporte e tratamento final. A compostagem é um processo biológico em que os macro, meso e microrganismos transformam o material orgânico como estrume, folhas, papel e restos de comida, em um material rico em nutrientes, que se chama composto e pode ser utilizado para fertilização e estruturação do solo. “Este curso é uma oportunidade para os participantes obterem informações sobre a importância da compostagem, como separar adequadamente seu lixo, qual tipo de lixo orgânico a ser usado na composteira, como preparar o material para iniciar a fabricação do composto, montar uma composteira e tipos alternativos de composteira”, explicou Júlia Stuchi, coordenadora do Projeto Inter-Agindo.

Os objetivos do curso são estabelecer os fundamentos e os conceitos básicos sobre a reutilização de resíduos orgânicos e realizar a compostagem nos campos experimentais da Embrapa Amapá,capacitar os empregados dos campos experimentais Fazendinha e os colaboradores do Iapen que prestam serviço na Embrapa Amapá e possibilitar aprendizagem sobre tratamento do resíduo orgânico de forma ambientalmente viável e limpa, com e sem a criação de minhocas. O pesquisador Marcelino Guedes explica que, quando as minhocas são introduzidas na compostagem, o processo passa a ser chamado de vermicompostagem. Elas aceleram o processo e nesse caso, além do composto, é obtido outro produto que são as próprias minhocas, que podem ser usadas, por exemplo, na alimentação de peixes.