CTC 19 é variedade destaque na região do Vale do Paranapanema e Paraná

Gabriela Castellani, CTC
Manejo

“Para nós foi uma boa surpresa checar os indicadores da CTC19 nas últimas safras”. Foi com essa afirmação que Carlos Arruda, gerente agrícola da Usina Dacalda, localizada em Jacrarezinho-PR na divisa entre São Paulo e Paraná, iniciou a conversa.  O profissional, com anos de experiência no setor, se surpreendeu com os altos índices de ATR que a variedade tem entregado.

“Chegamos a observar no terceiro corte um valor de 4,9 toneladas de ATR (açúcar) por hectare superior à outra variedade plantada na usina”, completa o gerente. Esse indicador pode significar ganhos aproximados de R$ 4.500,00/ha considerando o preço do kg do açúcar.

Constatando que o investimento vale a pena, Arruda planeja aumentar o percentual de plantio da variedade na Usina Dacalda. “Ela é uma cana que facilita a colheita, por ter porte ereto e está provando seu investimento. Há a possibilidade de ser uma das canas mais produtivas da usina”, finaliza.

Posicionamento da variedade e manejo adequado fazem a diferença
Posicionada corretamente para ambientes de alto potencial produtivo, com aplicação de adubação adequada e torta de filtro, a variedade têm se mostrado bem adaptada às condições do clima local (frio e úmido). “No caso específico dessa safra, com a seca atípica que tivemos, todas as variedades sofreram impacto. Contudo, a CTC19 ainda se manteve acima da média com relação à produtividade”, comenta Arruda.

Outro ponto importante é o período de colheita observado. “No caso dessa variedade, o indicado é fazer a colheita do meio para o final de safra, como variedade tardia”, explica Felipe Andrade, representante técnico de vendas do CTC na região.

Andrade lembra ainda que a produtividade e crescimento da usina são consequências de um bom planejamento.  “Variedade de cana-de-açúcar é tecnologia e, como tal, deve ser bem aproveitada para obter os melhores resultados. E isso só é possível cuidando de todos os pontos do tripé: manejo adequado, variedade moderna e responsiva, e correto posicionamento edafoclimático (solo e clima).  Esse é o segredo do sucesso”.