Curso de melhoramento da qualidade do vinho colonial em SC

Capacitação para técnicos e produtores que trabalham na produção de vinho colonial acontece nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, no auditório da SDR de Xanxerê

Epagri
Manejo

A capacitação para técnicos e produtores que trabalham na produção de vinho colonial acontece nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, no auditório da SDR de Xanxerê. A produção de vinho em pequenas cantinas coloniais existentes nos municípios da região Oeste do Estado, tem trazido benefícios aos produtores rurais, agregando valor à uva e criando uma nova alternativa econômica.

A ideia é melhorar a produção desses vinhos, com garantia da qualidade alimentar aos consumidores e, nesse sentido, a Epagri de Xanxerê e a gerência regional da UGT-1, com apoio do SC Rural, realizará a capacitação.

“Esses pequenos novos empreendedores agroindustriais são fundamentais para incrementar o agronegócio e evitar saídas de recursos da região, com a comercialização de vinhos vindos de outras localidades”, afirmou o gerente regional da Epagri de Xanxerê, Tovar Werlang.
Para o gerente regional da Epagri de Chapecó, Valdir Crestani, o aumento constante de áreas de pomares de uva na região e a agroindustrialização final do produto, será o caminho para aumentar as receitas desses produtores e manter as famílias nas propriedades rurais.

“Novas variedades de uva adaptadas ao clima regional, pomares com o uso de boas tecnologias e diferenciação na qualidade final do produto vinho, darão alento positivo ao setor primário da região”, acredita o engenheiro agrônomo Gilberto Barella, responsável pela Área de Fruticultura da UGT-1.

O curso será ministrado pelo enólogo da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, Stevan Arcari, com o apoio prático nas cantinas dos produtores e também dos extensionistas rurais Marcelo Bassani e Alexandre Bortoluzzi.

Mais informações: Gilberto Emilio Barella/Engenheiro agrônomo responsável pela Àrea de Fruticultura da UGT-1, no telefone: (49-3361-0600), (49-2049-7569 Gerência Regional de Chapecó/SC)