Curso ensina a utilidade do bambu

Planta tem grande potencial a ser explorado pelos agricultores

Emater PR
Agricultura Familiar

Extensionistas do Instituto Emater PR estão incentivando os produtores do litoral a plantar bambu e aproveitar o material em benfeitorias na propriedade ou na forma de artesanato. Já foram realizados sete cursos sobre o assunto no estado, cinco deles dirigidos a agricultores do Litoral.

O bambu tem grande potencial para ser explorado pelos agricultores, já que é uma planta de múltiplos uso, embora pouco explorada pelos produtores.

No dia 15 de dezembro produtores de Antonina se reuniram no Sitio Cacatu para aprender a fazer artesanato de bambu. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender e confeccionar seus próprios objetos, explorando suas habilidades até então desconhecidas.

Em fevereiro um outro curso será realizado, mas dirigido à exploração do bambu na culinária, com o uso do broto como alimento. Um dos assuntos tratados será a fabricação de conserva de bambu, assim como a confecção de vários pratos a base de broto de bambu.

O curso será realizado durante todo o dia e o almoço, já definido pelos participantes, será yakisoba com camarão, carne de porco e frango e os mais diversos pratos à base de bambu que serão confeccionados durante o curso. Desta forma, os participantes poderão praticar, provar e aprender as mais variadas formas de aproveitamento e conservação do broto para o consumo como alimento.