Divergência genética em mamoneira por caracteres morfológicos e moleculares

Houve convergência entre os resultados obtidos por marcadores morfológicos e moleculares para os acessos e métodos testados na divergência genética da mamona

Margareth Santos
Melhoramento genético

Por ser a mamona (Ricinus communis L.) uma oleaginosa de grande importância econômica, com várias aplicações na indústria ricinoquímica, e uma planta com enorme variabilidade genética, foi realizado trabalho para avaliar a divergência genética de um conjunto de acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Mamona (BAG Mamona) da Embrapa Algodão. Houve convergência entre os resultados obtidos por marcadores morfológicos e moleculares para os acessos e métodos testados.

Verificou-se que os acessos avaliados mostraram diferenças entre si, tanto com uso de marcadores morfológicos quanto com uso de marcadores moleculares. As metodologias usadas foram eficientes na representação da distância morfológica entre os genótipos avaliados. A quantificação da divergência, com base nos marcadores moleculares e morfológicos, agrupam com consistência os acessos, permitindo a formação de grupos distintos.

Os genótipos BRA 3000 e BRA 10375 A1 foram os que mais divergiram na análise morfológica e os BRA 10405 A e BRA 10707 B, os mais distantes na análise molecular. Esses devem ser testados em cruzamentos para avaliação das populações segregantes e possível obtenção de heterose. Na avaliação molecular foi utilizada a técnica de RAPD em folhas em estágio inicial de desenvolvimento, com cinco oligonucleotídeos.

A variedade genética é um aspecto essencial para o melhoramento genético em plantas. Essa variabilidade é armazenada nas sementes que se encontram disponíveis nos Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs). Nesse estudo, foram usados 32 acessos e a caracterização das sementes para padrão, cor primária, cor secundária, comprimento, largura, espessura, formato e peso foi realizada antes do plantio, em cinco repetições com dez sementes cada.

Para avaliar as características das plântulas, o plantio foi feito em telado e cada repetição foi constituída por uma planta, utilizando-se delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições. Avaliaram-se pigmentação de antocianina no hipocótilo, cerosidade no hipocótilo, número de dias para germinação, número de dias após plantio para emissão das folhas primárias e comprimento de raiz aos 50 dias após plantio.